Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 17 d Setembro de 2012



MENSAGEM DO EVANGELHO 17.09.2012

EXEMPLO DE BONDADE

Evangelho (Lc 7,1-10): Quando terminou de falar estas palavras ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia um centurião que tinha um servo a quem estimava muito. Estava doente, à beira da morte. Tendo ouvido falar de Jesus, o centurião mandou alguns anciãos dos judeus pedir-lhe que viesse curar o seu servo. Quando eles chegaram a Jesus, recomendaram com insistência: «Ele merece este favor, porque ama o nosso povo. Ele até construiu uma sinagoga para nós».
Jesus foi com eles. Quando já estava perto da casa, o centurião mandou alguns amigos dizer-lhe: «Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, nem fui pessoalmente ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado. Pois eu, mesmo na posição de subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens, e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz».
Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado. Voltou-se para a multidão que o seguia e disse: «Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei uma fé tão grande». Aqueles que tinham sido enviados voltaram para a casa do centurião e encontraram o servo em perfeita saúde. Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Sabemos que tudo que Deus mais quer, é estar conosco, principalmente nos nossos momentos mais difíceis!
Jesus é a prova concreta da imensidão do amor Deus por nós. Ele é o próprio Deus, que se fez homem para ficar mais próximo de nós, respeitando sempre a nossa liberdade! Jesus só entra  na nossa vida, quando chamamos por Ele!
 É a fé que nos faz ir ao encontro de Jesus! Só pela fé chegamos até Ele!
Quando saímos de algum sofrimento e olhamos para traz, com certeza, vamos perceber o valor da fé, pois somente pela fé, é que adquirimos força para atravessar os desertos de nossa vida! O que seria de nós sem a fé nestas difíceis travessias?
Ter fé, não significa simplesmente acreditar em Deus, é muito mais que isto, é comprometer-se com Ele!
Quem tem fé, nunca perde a esperança, não se deixa levar pelos caminhos incertos e nem se abater diante das dificuldades, pois carrega consigo a certeza de que em Deus, está o seu porto seguro! 
Precisamos a todo instante nos abastecer na fé, pois a fé é o pilar que nos sustenta e nos torna suporte para o outro!
A presença de Jesus no meio dos homens significa a chegada de um tempo novo, em que se cumprem todas as profecias do Antigo Testamento. Os sinais de libertação realizados por Jesus confirmam essas profecias.
O evangelho de hoje, nos mostra um belíssimo testemunho de fé! Um pagão, movido pela confiança na ação libertadora de Jesus, recebe a cura do seu empregado!
O texto nos desperta para três virtudes que devem nortear a nossa vida: FÉ, CARIDADE FRATERNA, E HUMILDADE. 
O soldado romano demonstra sua fé, ao acreditar na cura do seu empregado, somente com as palavras de Jesus, dá testemunho de caridade fraterna, ao interceder em favor do seu servo e da sua  humildade, ao reconhecer indigno de receber Jesus em sua casa!
Não é pela religião que se dá testemunho da fé e sim, pela confiança no poder de Jesus! 
É importante lembrarmos que a fé é um dom de Deus e esse dom, é sinal do seu imenso amor!
Cabe a cada um de nós, abraçar esta fé, reconhecendo nossas fragilidades, nos colocando por inteiros nos braços do Pai, na certeza de que Nele está a nossa segurança, pois o nosso Deus é O Deus da vida!
“Ter fé, é ter a certeza de que somos amados e conhecidos intimamente por Deus”! É vencer desafios, caminhando como se visse o invisível!

VERSOS DE HOJE – UMA BUSCA

Mais uma vez foi protocolado
Em Brasília no Ministério
Projeto de Radio Educativo
Pra desvendar este mistério

Há mais de dez anos estou lutando
Nesta luta muito desigual
Onde eu vejo que predomina
O poder do grande capital

Tem as tais das interferências
Que atrapalham com certeza
Gente de dentro até colabora
Desviando com malvadeza

Desta vez creio que vai dar certo
Tudo caminha para a verdade
Nosso Deus está do nosso lado
E a vitória será realidade

A certeza absoluta desta vitória
Entregarei nas mãos de Deus
Ele fará a justiça acontecer
Abençoando os filhos que são teus

PENSAMENTO DO DIA

“O amor é que dá sentido a toda a nossa existência” Pe Tula

SANTO DO DIA

São Roberto Belarmino

Roberto Francisco Rômulo Belarmino veio ao mundo no dia 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Era filho de pais humildes e católicos de muita fé. Tiveram doze filhos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa, tal foi a influência do ambiente cristão que proporcionaram a eles com os seus exemplos.
O menino Roberto nasceu franzino e doente. Talvez por ter tido tantos problemas de saúde nos primeiros anos de existência, dedicou atenção especial aos doentes durante toda a vida.
Embora constantemente enfermo, Roberto demonstrou desde muito cedo uma inteligência surpreendente, que o levou ao magistério e a uma carreira eclesiástica vertiginosa. Em 1563, foi nomeado professor do Colégio de Florença e, um ano depois, passou a lecionar retórica no Piemonte. Em 1566, foi para o Colégio de Pádua, onde também estudou teologia e, em 1567, mudou para a escola de Louvain, sendo, então, já muito conhecido em todo o país como excelente pregador.
Em 1571, tendo concluído todos os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal e entrou para a Companhia de Jesus. Unindo a sabedoria das ciências terrenas, o conhecimento espiritual e a fé, escreveu os três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: "As controvérsias cristãs sobre a fé", um tratado sobre todas as heresias.
Mais tarde, em 1592, Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano, que contava com duzentos e dois professores e dois mil estudantes, entre os quais duzentos jesuítas. Lá, realizou um trabalho de tamanha importância que, algum tempo depois, foi nomeado para o cargo de superior provincial napolitano, função em que ficou apenas por dois anos, pois o papa Clemente VIII reclamava sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado. Nesse período, produziu outra obra famosa: "Catecismo", que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinqüenta idiomas.
Com a morte do papa Clemente VIII, o seu sucessor, papa Leão XI, governou a Igreja apenas por vinte e sete dias, vindo a falecer também. Foi assim que o nome de Roberto Belarmino recebeu muitos votos nos dois conclaves para a eleição do novo sumo pontífice. Mas, no segundo, surgiu o novo papa, Paulo V, que imediatamente o chamou para trabalharem juntos no Vaticano. Esse trabalho ocupou Belarmino durante os vinte e dois anos seguintes.
nMorreu aos setenta e nove anos de idade, em 17 de setembro de 1621, apresentando graves problemas físicos e de surdez, conseqüência dos males que o acompanharam por toda a vida. Com fama de santidade ainda em vida, suas virtudes foram reconhecidas pela Igreja, sendo depois beatificado, em 1923. A canonização de são Roberto Belarmino foi proclamada em 1930. No ano seguinte, recebeu o honroso título de doutor da Igreja. A sua festa litúrgica foi incluída no calendário da Igreja na data de sua morte, a ser celebrada em todo o mundo cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário