Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 2 de julho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 02 de Julho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 02.07.2012
SEGUIMENTO A JESUS CRISTO

Evangelho (Mt 8,18-22): Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: «Mestre, eu te seguirei aonde fores». Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça». Um outro dos discípulos disse a Jesus: «Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai». Mas Jesus lhe respondeu: «Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos». Palavra da Salvação.

REFLXÃO

Aquele que deseja ser discípulos de Jesus, deverá se submeter as suas exigências, e seguir com toda fidelidade e radicalidade o seu projeto de vida.
Tivemos oportunidade de ouvir isso ontem, por ocasião da festa dos dois apóstolos, Pedro e Paulo, que foram capazes de dar a sua própria vida pela causa do reino.
Devemos deixar de lado todas as conveniências, na medida que recebemos o chamado do Mestre, as nossas prerrogativas ficam em segundo plano, e devemos aceitar este convite dentro de nossa vida.
O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que tem que obedecer fielmente suas ordens e caminhar segundo os seus passos. A submissão a sua vontade deve ser a meta que o discípulo vai perseguir no decorrer de sua caminhada missionária.
Quando queremos seguir Jesus pelo caminho devemos deixar de lado todo e qualquer tipo de riquezas, e abraçar com naturalidade a pobreza evangélica. Seguindo ao Mestre não pensemos em buscar um bem-estar social e econômico, buscando garantir a segurança para nossas vidas, pois pensando assim, estamos redondamente enganados, pois o próprio Mestre Jesus, não tinha nem aonde reclinar a sua cabeça.
Jesus vivia neste mundo sem casa, sem dinheiro como se fosse um estrangeiro, um verdadeiro andarilho ou peregrino. O caminhar era a tarefa que Ele escolheu para fazr a vontade do pai, ser o verdadeiro missionário da Boa Nova do reino, da justiça e da verdade.
Para o verdadeiro discípulo de Jesus não deve ser algo diferente, mas assemelha-se a própria missão de seu Mestre. Que escolhe o caminho de Jesus não tem como viver instalado, acomodado, preso aos seus negócios e as suas garantias individuais.
O seguidor de Jesus Cristo tem de ser despojado de riquezas e bens materiais, viver na pobreza e simplicidade, rompendo com os laços que impedem a conquista do Reino, assim como, o Reino se torne o ponto decisivo na vida do discípulo. Jesus fala que devemos buscar o Reino e o resto nos será acrescentado.
Assim como, o seguidor de Jesus, deve se desapegar dos bens, da mesma forma, colocar em segundo plano, os laços familiares pois os mesmo às vezes até, atrapalham a vivencia do espírito do Reino.
Neste sentido foi que Jesus mostrou para seus discípulos a radicalidade do reino, a ponto de dizer, deixem que os mortos sepultem os seus mortos.
O que pensar desta realidade hoje? O que seria para nós seguir a Jesus em sua totalidade? O que é ser missionário do Reino? Quais são as exigências que hoje encontraremos? Serão as mesmas do tempo de Jesus?
Acreditamos que, Jesus fala hoje do mesmo modo para nós. Seguir fielmente seus passos comporta desafios, talvez até mais exigentes do que no passado. O mundo em que nós vivemos passa por profundas transformações e necessita de nós uma resposta mais consciente daquilo que realmente nós somos e queremos de nós mesmo e para a sociedade.
Optar por este seguimento seria uma verdadeira decisão confiante cde que Deus está conosco nesta escolha fundamental, e as consequências deste chamado nos possibilitaria alimentar a grande UTOPIA de sonhar com um mundo mais fraterno e mais igualitário.

VERSOS DE HOJE – SEGUIMENTO A JESUS

Pra seguir a Jesus Cristo
Nosso Mestre e Senhor
Aceitar seu desafio
Como prova de amor
Tendo o despojamento
Muita fé e muito ardor

Pra seguir a Jesus Cristo
Nós tomamos decisão
Apegando-nos a ELE
Nossa fonte na missão
Sua estrada palmilhar
Para a nova direção

Pra seguir a Jesus Cristo
É viver o despojamento
As riquezas atrapalham
Este nosso seguimento
Aderindo ao seu projeto
Logo vem acolhimento

PENSAMENTO DO DIA

“É preciso começar a descobrir a felicidade, o sucesso e a satisfação em sua vida com a presença de Deus”. Pe. Tula

SANTO DO DIA

Bernardinho Realino

Com Bernardinho Realino (1530-1616) aconteceu um fato talvez único na historia dos santos: ainda em vida foi nomeado padroeiro da cidade de Lecce.
Ao espalhar-se a notícia de que o padre Bernardinho estava morrendo, o prefeito da cidade reuniu a câmara e dirigiu-se ao colégio dos jesuítas. Ante o leito do morimbundo, leu um documento que tinha preparado: "Grande é nossa dor, pai amado, ao ver que nos deixais, pois nosso mais ardente desejo seria que permanecêsseis sempre conosco. Não querendo, contudo, opor-nos à vontade de Deus, que vos convida para o céu, desejamos pelo menos encomendar-vos a nós mesmos e a toda esta cidade tão amada por vós e que tanto vos tem amado e reverenciado. Assim o fareis, ó pai, pela vossa inesgotavél caridade, a qual nos permite esperar que queirais ser nosso protetor e patrono no paraíso, pois já por tal vos elegemos desde agora para sempre, seguros de que aceitareis por fiéis servos e filhos... Com esforço respondeu o padre: "Sim, senhores".
De fato, o padre Bernadinho tinha dedicado mais da emtade de sua longa vida, e a quase totalidade de sua ação apostólica como padre, à cidade de Lecce. A Lecce chegou em 1574 como superior da nova comunidade de jesuítas; depois foi fundador e reitor do colégio, diretor da congregação mariana, e sobretudo apóstulos dos pobres e enfermos. "O que foi S. Felipe Neri para a cidade Eterna - escreveu Leão XIII na bula de canonização - foi para Lacce Bernardinho Realino. Desde a mais alta nobreza até os últimos esfarrapados, encarcerados e escravos turcos não havia quem não o conhecesse como apóstolo e benfeitor da cidade.
Assim sem grandes feitos exteriores, desenvolveu-se com a rotina de uma dedicação total aliaria a santidade de Bernardinho Realino. Apesar de ter sido chamado tarde à vida religiosa (contava trinta e quatro anos quando ingressou na Companhia de Jesus), sua vida se aprese
                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário