Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 05 de Julho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 05.07.2012
GESTOS DE PERDÃO E CURA

Evangelho (Mt 9,1-8): Naquele tempo, entrando num barco, Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!». Então alguns escribas pensaram: «Esse homem está blasfemando». Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: «Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? Que é mais fácil, dizer?: Os teus pecados são perdoados?, ou: Levanta-te e anda? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse então ao paralítico: 'Levanta-te, pega a tua maca e vai para casa'». O paralítico levantou-se e foi para casa. Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos. Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Hoje no Evangelho, Jesus mostra duas realidades no mesmo momento. Diante do paralítico que veio ao seu encontro, Ele perdoa os seus pecados e logo depois, manda que ele se levante e ande normalmente.
Quando Jesus diz para aquele homem, seus pecados são perdoados, prova a força de sua autoridade e seu poder, que recebeu do Pai, e que causou um verdadeiro espanto no meu de seus adversários. Eles tomaram aquele gesto de Jesus como uma ofensa a Deus e uma blasfêmia muito grande, pois pensavam claramente que Jesus queria usurpar o poder de Deus na ocasião.
Seus adversários não aceitaram de forma alguma aquela atitude de Jesus, pois só Deus tinha o poder de perdoar os pecados. Mas aquilo vinha provar também para eles, que Jesus recebeu esta missão do Pai, como bem ELE afirma que, “O Espírito do Senhor estava Nele, e veio para perdoar os pecados, e assim por diante, trazer a boa nova do Reino”.
Mesmo assim, Jesus não se curvou diante das interpretações de seus adversários, mas se manteve firme na sua decisão de contestar o espírito maldoso daquela gente.
Jesus na ocasião declarou-se ser capaz de coisas maiores ainda, que era destinada somente a Deus, como curar aquele homem paralítico. E aí, demonstrando o seu poder de curar, Jesus manifestou a sua condição de Filho do Homem, que tinha poderes conferidos pelo Pai, para que agisse m seu Nome.
Assim como Jesus perdoou os pecados dele, também fez com ele se libertasse de sua dependência física. Dessa maneira Jesus agia não para prevalece de um poder que não lhe pertencia, mas, esta ação era plenamente dirigida pelo Pai. Jesus não era inimigo de Deus, Ele estava em Deus, e Deus estava Nele.
Talvez Jesus tenha feito este gesto primeiro de perdoar pecados, por eles entenderem que a doença, o mal era fruto do pecado que a pessoa havia cometido. Mas para Jesus, tanto faz como tanto fez, o importante era devolver o homem a sua condição de ser humano plenamente inserido na comunidade.
As duas ações de Jesus, perdoar os pecados e mandar o homem caminhar, deu-se para mostrar a total fidelidade ao Pai, pois assim fazendo não queria sobrepor aos poderes divinos, mas confirmar a sua procedência na missão que lhe foi confiada.
Ao ver presente na história os gestos concretos de Jesus era mesmo que contemplar a presença de Deus agindo no meio de seu povo. Enquanto isto acontecia seus inimigos recusavam aceitar esta ação libertadora e transformadora de Jesus.


VERSOS DE HOJE – VERDADE COISA SÉRIA

A verdade é coisa séria
Não se pode contestar
A Caucaia progredindo
Não tem como mais parar
Crescimento acontecendo
Não podemos mais calar

A verdade é coisa séria
E não há contestação
Nosso povo consciente
Sabe vê com atenção
Não quer mais voltar atrás
O tempo de escravidão

A verdade é coisa séria
Acontece a liberdade
Acabou a dominação
Liberdade, Igualdade
Nisto temos confiança
Em Caucaia, a cidade

PENSAMENTO DO DIA

“Nascemos livres, porque Deus nos fez assim” Pe Tula

SANTO DO DIA
Santo Antônio Maria Zacaria
Santo Antônio Maria Zacaria nasceu em Cremona em 1502, pertencente à rica família dos Zacaria, de origem genovesa. Sua mãe ficou viúva com 18 anos de idade, rejeitou segundas núpcias só para dedicar-se totalmente à educação do filho. Embora rico, vestia-se com modéstia e escolheu essa profissão de médico para ficar mais perto da gente humilde, curar-lhe as doenças do corpo, gradativamente, para distribuir-lhe os remédios da alma, o conforto, a esperança, a paz com Deus. Em 1528, abandonou a medicina e se fez sacerdote, e se estabeleceu em Milão, onde com a colaboração de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, mais conhecidos como Barnabitas, porque residiam junto à Igreja de São Barnabé.
A finalidade da nova congregação era a promoção da reforma do clero e dos leigos, não se consideravam monges nem frades, seu carisma específico era evangelizar e administrar os sacramentos. Com a ajuda da Condessa de Guastalla, Ludovica Torelli, surgiu a congregação feminina das Angélicas, para a reforma dos mosteiros femininos. A palavra reforma era o emblema de 1500. Antônio Maria Zacaria não dava importância às palavras, mas aos fatos. E ajudou na preparação do Concílio de Trento, cuja influência ainda persiste na Igreja de nossos dias. Foi também promotor da devoção à Eucaristia e da adoração ao Santíssimo Sacramento, instituindo as quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Morreu assistido por sua mãe, que aceitara vida de solidão para não pôr obstáculos à vocação do filho, aos 37 anos, no dia 05 de Julho de 1539, na casa onde nascera durante uma missão de oração e de pregação na Itália meridional.







Nenhum comentário:

Postar um comentário