Toda Hora estarei com você

terça-feira, 3 de abril de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 03 de Abril de 2012 - Jo.13,21-33.36-38


MENSAGEM DO EVANGELHO 03.04.2012
TRAIÇÃO DE JUDAS E DE PEDRO


Evangelho (Jo.13,21-33.36-38): Depois de dizer isso, Jesus ficou interiormente perturbado e testemunhou: «Em verdade, em verdade, vos digo: um de vós me entregará». Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem estava falando. Bem ao lado de Jesus estava reclinado um dos seus discípulos, aquele que Jesus mais amava. Simão Pedro acenou para que perguntasse de quem ele estava falando. O discípulo, então, recostando-se sobre o peito de Jesus, perguntou: «Senhor, quem é?». Jesus respondeu: «É aquele a quem eu der um bocado passado no molho». Então, Jesus molhou um bocado e deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do bocado, Satanás entrou em Judas. Jesus, então, lhe disse: «O que tens a fazer, faze logo». Mas nenhum dos presentes entendeu por que ele falou isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus estava dizendo: «Compra o que precisamos para a festa», ou que desse alguma coisa para os pobres. Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite.
Depois que Judas saiu, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’. Simão Pedro perguntou: «Senhor, para onde vais?». Jesus respondeu-lhe: «Para onde eu vou, não podes seguir-me agora; mais tarde me seguirás». Pedro disse: «Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei minha vida por ti!». Jesus respondeu: «Darás tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que me tenhas negado três vezes». Palavra da Salvação.
REFLEXÃO
Toda a caminhada de Jesus aqui entre nós foi marcada por diversas situações difíceis. Os seus relacionamentos humanos tinham momentos de altos baixos no tocante aqueles que se mostravam ao seu favor e os que eram seus adversários mais diretos.
A infidelidade de amigos mais íntimos foi uma das coisas que mais lhe fizeram sofrer, visto que, eram pessoas que viviam com Ele a experiência de vida e estavam constantemente caminhando ao seu lado.
Tudo isto doía o coração do Mestre, afinal de contas, o chamado a missão que lhe confiara era a prova do crédito que Jesus tinha com eles. E além do mais, mostrava a sensibilidade e benevolência de enviado de Deus.
Duas realidades bem claras, o Evangelho de hoje apresenta: a futura traição de Judas e a negação de Pedro revelam a consciência de Jesus em relação aos seus discípulos. Ele tinha plena certeza que os mesmos ainda não estavam tão preparados para assumir a missão que estava por acontecer.
Os momentos de provação e as perseguições que iriam se apresentar a sua frente, faziam com Jesus se mostrasse bastante claro diante das situações.
O próprio Judas não tinha em sua cabeça um pensamento que se adequasse as exigências do Mestre. Os Evangelhos frisam o seu caráter e a falta de escrúpulo que ele tinha com a bolsa de coletas dos discípulos.
Já Pedro tinha uma personalidade bastante intempestiva e impulsiva diante dos acontecimentos da vida, apresentando em determinados momentos, muito entusiasmo com a missão do mestre, e por outro lado, um tanto quanto acomodado diante de determinadas provações.
A situação de Judas e de Pedro não representava algo isolado. Os outros discípulos também tinham a mesma insegurança, pois na medida em que ia se aproximando a hora de Jesus, eles entraram em pânico e acabaram fugindo da situação, deixando o seu Mestre em situação de abandono.
A vida de Jesus parecia está marcada por uma grande frustração. Traído, abandonado, negado pelos seus amigos e maltratado pelos seus algozes, era a sorte que O esperava na caminhada final da vida.
Jesus via que todo o seu projeto estava para ruir diante da situação em que seus discípulos O deixavam. Parecia que toda aquela caminhada tinha ficado sem efeito.
E agora perguntemo-nos: Quantas e quantas vezes isto não acontece com a gente? Dizemos que estamos com Jesus, mas quando aparecem as perseguições da caminhada, deixamos de lado o projeto do Reino? Gritamos eu sou de Jesus. Mas, quando a missão nos chama dentro dos desafios, logo fugimos? Só queremos seguir Jesus só naquelas coisas que não exigem muito de nós. Utilizamos sua palavra para garantir nossas prerrogativas e interesses pessoais. Queremos que Jesus venha resolver os nossos problemas. E assim por diante. Que Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – AGRADECIMENTOS
Tenho muito a agradecer
Neste tempo de agora
Deus ouviu a minha prece
E atendeu na mesma hora
Eu estava atribulado
Estava todo aniquilado
E a doença foi embora

Deus é Pai e caridoso
Com seus filhos que são gratos
E recebe agradecimento
Mesmo quando há maus tratos
Nossa vida se transforma
Toma força e nova forma
Deus reata os seus contratos

Hoje estou agradecendo
E louvando ao Deus Senhor
Pois me sinto bem curado
Acabou-se a minha dor
A saúde é constante
Agradeço a todo instante
Com louvor e muito amor

PENSAMENTO DO DIA
“Nossas grandes emoções são motivadas dentro de nós mesmos por uma força motora que nos impulsiona para a vida” Pe. Tula





Nenhum comentário:

Postar um comentário