Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 12 de Abril de 2012 - Lc.24,13-35

MENSAGEM DO EVANGELHO 12.04.2012
O RSSUSCITADO E O CRUCIFICADO


Evangelho (Lc 24,35-48):  Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: «A paz esteja convosco!». Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: «Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho». E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: «Tendes aqui alguma coisa para comer?». Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles.
Depois disse-lhes: «São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos». Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e disse-lhes: «Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas».
REFLEXÃO
No começo da caminhada das primeiras comunidades, houve um certa dificuldade em reconhecer Jesus Ressuscitado, como sendo o pr´prio Crucificado que havia tomado Vida.
Na época houve uma tendência natural de imaginá-Lo como sendo duas pessoas distintas, um era o Ressuscitado já outro era o Crucificado.
O Evangelho de hoje esclarece esta identificação revelando no Ressuscitado determinados gestos antigos da convivência que Ele teve com seus discípulos, para facilitar melhor a compreensão e reconhece-Lo verdadeiramente com o Cristo Ressuscitado.
Jesus no texto de hoje come peixe assado e mel com eles e dar a esta atitude um sinal para que possam reconhecê-lo como alguém que saiu da morte para vida, estava ressuscitado.
Mas, não só isso era o bastante, pois Jesus passa a falar das próprias escrituras como prova e sinal de sua vida de ressuscitado. Ele faz recordar para eles que o Filho do Homem devia sofrer, morrer e ao terceiro dias ressuscitar, isto para trazer deles esta compreensão, pois assim tudo isto era desígnio de Deus.
 Por conta disso, os discípulos deveriam ser os primeiros anunciadores deste gesto amoroso do Pai, para com Jesus, que era para toda a humanidade o sentido maior de nossa salvação.
A partir da explicação de Jesus e seu testemunho como ressuscitado, os discípulos passaram a compreender de fato, que o Ressuscitado era o mesmo Crucificado. Se assim não fosse, todo o projeto de Salvação que o Pai ofereceu não estaria alcançando os seus objetivos.
Os muitos pecados da humanidade só foram perdoados porque Jesus venceu a todos através de sua morte redentora na Cruz.
Também  há de se dizer que, se a última palavra de Jesus fosse a morte, com toda a sua carga de derrota, de nada Jesus teria de se gloriar, pois em tudo Ele não passaria de um simples ser humano, mas a Ressurreição foi quem modificou completamente o sentido da morte.
Quando os discípulos ouviram afirmar que era Ele o Ressuscitado, da própria boca, então eles passaram a fazer uma ligação íntima com o passado e o presente da história, e não mais conseguiam separar o Cristo crucificado do Cristo Ressuscitado.
Como o Evangelho nos diz, eles passaram a ser anunciadores desta verdade, e proclamar as maravilhas de Deus expressas no mistério da Salvação operado por Jesus Cristo, o Salvador. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – ABENÇOA PE. PEDRO
Pedro Paulo lá do céu
Intercede entre nós
Pede ao Deus onipotente
Eu escute a nossa voz

Que esta graça aconteça
Com as bênçãos do Senhor
Seja a rádio aprovada
Espalhando o seu amor

Era o sonho de tua vida
Ver a rádio funcionar
Que do céu tu possas ouvir
E do céu ir comandar

Aqui estamos esperando
Esta graça bem real
Ministério nos conceda
A nossa Continental

Esperamos Pedro Paulo
Que esta luta seja tua
Roga ao Pai com a firmeza
Esta rádio será tua

PENSAMENTO DO DIA
“A força que nos dar a verdadeira vida e nos faz caminhar em meio as dificuldade, é a nossa fé em Cristo Jesus, Nosso Senhor.” Pe Tula


Nenhum comentário:

Postar um comentário