Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 19 de abril de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 19 de Abril de 2012 - Jo. 3,31-36

MENSAGEM DO EVANGELHO 19.04.2012
JESUS FALANDO DE DEUS


Evangelho (Jo 3,31-36): Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje nos mostra que a própria origem divina de Jesus Cristo possibilitou a Ele de falar com bastante clareza as coisas do Pai. Isto Ele fazia com muita propriedade porque sabia perfeitamente de onde vinha a sua missão.
Porém, os sábios e doutores do seu tempo, se limitavam a explicar as Escrituras para o povo, cheia de muitos casuísmos, e buscando sentidos ocultos para justificar as suas explicações.
Com este objetivo, os sábios acabavam se complicando com suas revelações, e fazendo das Escrituras um instrumento de manipulação de seus interesses e de suas vontades. A Escritura era usada com instrumento para justificação de seus interesses e de seus projetos pessoais de vida.
Desta maneira, eles se julgavam donos da verdade como também, formavam um grupo bastante fechado que aprisionava a Palavra de Deus para si. Julgavam-se privilegiados, como um grupo que se diziam que só eles tinham a autoridade para interpretar as Escrituras Sagradas.
Mas, Jesus veio quebrar completamente com este pensamento, pois,  este esquema era totalmente contrario a vontade de Deus. E ELE se declarou para eles que estava pronto para falar das coisas do Pai, pois foi de lá que ELE veio.
Tudo o que ELE viu e ouviu foi do Pai, e assim, tinha mais condições de interpretar a vontade de Deus em toda a sua extensão, sem os preconceitos e normas habituais da sociedade de seu tempo.
A Palavra de Jesus era a própria Palavra de Deus, que era comunicada a toda a humanidade, sem que fosse preciso ser cheia de casuísmos e sofisticações. Pois Jesus falava com a força do Espírito de Deus, que LHE fora comunicado através da força do Pai.
Por isso quem quisesse ter acesso a Palavra de Deus em toda a sua integridade, sem as deformações e preconceitos vigentes, só com interpretações meramente humanas, teria que recorrer necessariamente a Jesus. Só ELER tinha a Palavra do Pai em si, pois ELE era a Palavra do Pai feita carne.
Ao contrário quem se fechasse a Palavra do Pai, e recusasse ouví-la  deveria colocar-se de sobreaviso, pois pesava sobre ele a ira de Deus. Isto porque fechar-se para Jesus era fechar-se para o próprio Deus.
Dar as costas as Palavras de Jesus significa dar as costas para o próprio Deus. É neste sentido que o verdadeiro discípulo tem que pensar seriamente nisso. Como diz o livro dos Atos dos Apóstolos, quando os discípulos eram perseguidos, eles levantaram a voz e disseram: Antes obedecer a Deus do que obedecer aos homens.

VERSOPS DE HOJE – AMOR

O amor é um sentimento
Que está no meu coração
Porém não é um fingimento
Abraçar o meu irmão

Quando falo do amor
Algo mexe no meu peito
Pois não guardo o rancor
Ao irmão tenho respeito

O amor está no evangelho
O Senhor assim falou
Esta no NOVO e no VELHO
Testamento Ele gravou

Hoje eu falo do amor
Mas procuro praticar
Pois me causa grande dor
Quando deixo de amar

O amor é doação
É diálogo a fazer
Compreendo a missão
De quem ama sem dizer

PENSAMENTO DO DIA
“Nem tudo na vida é sonho
Nem tudo na vida é dor
Calado sempre me ponho
Ouvindo a voz do Senhor” Pe. Pedro Paulo




Nenhum comentário:

Postar um comentário