Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 16 de Abril de 2012 - Jo. 3,1-8


MENSAGEM DO EVANGELHO  16.04.2012
NASCER DE NOVO

Evangelho (Jo 3,1-8): Havia alguém dentre os fariseus, chamado Nicodemos, um dos chefes dos judeus. À noite, ele foi se encontrar com Jesus e lhe disse: «Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes se Deus não está com ele». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!».
Nicodemos perguntou: «Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer?». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Nicodemos representa no Evangelho de hoje, aquele discípulo que quer chegar a fé em Jesus Cristo, sem deixar de lado todos os seus esquemas de ordem pessoal, e cultural do judeu convicto.
Segundo o texto sagrado, a fé em Jesus Ressuscitado, exige um nascer de novo pela força do Espírito de Deus. Na linguagem de Jesus, o nascer de novo comporta se colocar diante Dele, numa atitude de uma criança, deixando-se guiar totalmente por Ele.
Também significa possuir um coração generoso para acolher as palavras, sem que haja a exigência de grandes explicações, e mais, não alterar o sentido das mesmas. Acolher em toda a sua extensão sem meias palavras e explicações desnecessárias.
Conforme a proposta de Jesus, Nicodemos tem que se adequar as exigências do Evangelho e pautar a sua vida de acordo com esta mesma proposta, sem alteração de nada.
A fé no Cristo ressuscitado torna o homem uma nova criatura, transformando totalmente a sua vida em Cristo. È deixar que o Espírito de Jesus possa agir com total liberdade, em todos os sentidos da vida.
Também significa deixar-se permitir que a dinâmica da Ressurreição penetre todas as estruturas, a fim de possa banir todo o pecado e o mal existente, e assim, o nascer de novo, se revela no fato de a Ressurreição criar uma nova sociedade, com valo res diferentes e longe dos padrões que antes existiam.
Conforme o Evangelho, o nascer de novo não comporta a idade cronológica do indivíduo. Embora sendo idoso, como era o caso de Nicodemos, deveria se colocar neste processo de renascer.
Afinal todo o cristão, ao proclamar a sua fé em Jesus Cristo, deve também passar por este mesmo processo de nascer de novo, nascer do alto. E a profundidade do ato de fé do cristão deve se manifestar através dos sinais que evidenciam esta profissão, com uma mudança radical de vida, procurando ser uma nova criatura. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – JESUS USADO

Evangelizar virou comercio
Onde se usa o nome de Jesus
Mas o seu nome passa bem longe
Pois é o tal real que o conduz
Que tristeza quando assim se faz
Investe-se de maneira que satisfaz
Pois o dinheiro é o que os seduz

Que pena que nas Igrejas exista
Este tipo de falar tão deplorável
Onde tudo representa uma farsa
De uma maneira incalculável
Jesus Cristo sendo, pois usado
Por pastor, padre ou viciado
É uma coisa bastante lamentável

Evangelizar é diferente
Anunciar o Crucificado
Ter em mente um projeto
De viver o Ressuscitado
Nem tem bolsa nem dinheiro
De Jesus ser companheiro
Anunciando toda a verdade

PENSAMENTO DO DIA
“Não devemos usar o nome de Jesus para interesses escusos” Pe Tula






Nenhum comentário:

Postar um comentário