Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 05 de Junho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 05.06.2012
O QUE É DE DEUS, É DE DEUS

Evangelho (Mc 12,13-17): Então, mandaram alguns fariseus e partidários de Herodes, para apanhar Jesus em alguma palavra. Logo que chegaram, disseram-lhe: «Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te deixas influenciar por ninguém. Tu não olhas a aparência das pessoas, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus. Diz-nos: é permitido ou não pagar imposto a César? Devemos dá-lo ou não?».
Ele percebeu-lhes o fingimento e respondeu: «Por que me armais uma armadilha? Trazei-me a moeda do imposto para eu ver». Trouxeram-lhe uma moeda. Ele perguntou: «De quem é esta figura e a inscrição?». Responderam: «De César». Então, Jesus disse: «Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus ». E estavam extremamente admirados a respeito dele. Palavra da Salvação.

REFLEXÃO
OBS: esta reflexão não é nossa, mas sim do Diácono José da Cruz, achei interessante e postei.
Há tantas indagações que poderíamos colocar ao lado dessa pergunta capciosa que os Fariseus e Herodianos fizeram a Jesus. Vamos formular algumas delas, para que compreendamos a resposta de Jesus, para os cristãos de 2012.
"Senhor, é certo um cristão participar da política partidária? Deve um Cristão atuar no sindicalismo ou na associação de moradores? Deve um cristão preocupar-se com questões sociais do bairro, da cidade? Deve um cristão ocupar-se com problemas de ordem econômica? Pode um Cristão acompanhar trabalhos da câmara e cobrar os seus representantes n o legislativo? Deve um Cristão ocupar-se de questões referentes a cidadania, ao meio ambiente e ecologia? Deverá um Cristão preocupar-se com questões da Educação e Saúde? Pode em nossas comunidades um Cristão preocupar-se com administração, situação econômica da Paróquia, formas de gestão para melhorar a arrecadação do dízimo ? Deve um Cristão preocupar-se com a comunicação, e ocupar espaços na Mídia local ou na grande Mídia, para evangelizar? A lista é muito grande e paramos por aqui.
A verdade é que, muitas vezes preferimos ser Cristãos pela metade, ignorando ou menosprezando as realidades terrenas que nos cercam e que afetam diretamente a nossa vida. Para que ocupar-se com as coisas do mundo, se elas são transitórias, o que importa é preocupar-me com a salvação da minha alma na Vida Eterna.....Esse é o pensamento que prevalecia na Igreja antes do Concílio Vaticano II, e infelizmente muitos ainda pensam assim, se recusam a ser fermento na massa, sal e luz do mundo, preferindo a Fé da Magia, que cuida das coisas santas e sagradas, entendendo que tudo mais são coisas profanas. Claro que, por conta desse pensamento, os cristãos "Metadinha" são péssimos administradores, maus pagadores, vivem "apertados", metidos em grandes dívidas e são capazes de pedir a Deus um milagre econômico para suas vidas.
Cristãos Metadinha odeiam ouvir falar em política dentro da Igreja e na relação com os políticos, legisladores e governantes, só querem uma coisa, ter algum ganho ou levar alguma vantagem com eles, incentivando, até mesmo políticos de dentro da comunidade, a praticarem o chamado clientelismo político, que é uma praga que infesta nossa sociedade.
Nesse sentido, e olhando por esse lado, podemos entender que a resposta de Jesus "Dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus", é um convite a coerência, de uma Fé comprometida com a Vida e todas as suas implicações. Claro que a questão da imagem cunhada na moeda serve também como uma exortação para lembrarmos que o Homem é imagem e semelhança de Deus e não imagem, e semelhança das Instituições. Portanto, sendo imagem e semelhança de Deus, temos que ser coerentes como Jesus de Nazaré, Homem fiel, Judeu e Cidadão, que se inseriu plenamente na sua realidade Nacional e Religiosa, sem nunca fazer da relação com Deus uma forma de alienar-se. E por ser assim, tão comprometido com a transformação das estruturas do seu tempo, foi perseguido e condenado injustamente á morte da cruz, pois se fosse apenas um fanático religioso, um visionário místico, que vivia nas nuvens, certamente não incomodaria a ninguém e morreria velhinho, de cabelos brancos.
PEQUENO COMENTÁRIO: A fé de muitos cristãos se tornou um objeto de mercado. Existe até aquilo que se chama de empresa da fé, onde a mercadoria Jesus Cristo tem um valor muito grande para ser vendida, e obter lucros vultosos. Nunca foi tão fácil ganhar dinheiro com este nome “JESUS”, e a bem da verdade, não faltam os arautos mais renomados para este gesto descabido e inconsequente.
Outra realidade que merece um comentário, a fé se tornou também instrumento do sentimentalismo,  romantismo e do puramente emocional. Falta-nos em determinados momentos umas fé mais comprometida. O importante é cada um resolver os seus problemas pessoais, financeiros de saúde, de estresses ou coisas que o valem.
Para este tipo de comportamento também se multiplicam a cada dia pastores, sacerdotes que usando de uma estratégia puramente emocional, mexem com a sensibilidade das pessoas, naquilo que mais toca o seu lado da emoção.
Como diz bem claramente nosso irmão diácono da reflexão, será que não é melhor procurarmos viver uma fé mais madura, comprometidas? É mais para isso exige de nós a aceitação de determinados desafios. E uma fé do emocional não precisa de muita coisa. É só deixar se envolver pelas palavras “tipo chá de laranja”, que venha trazer uma paz que não é verdadeira e a vida vai passando com todas as indiferenças e dificuldades.
A fé é um compromisso que é preciso repartir em qualquer situação de nossa vida. Viveremos a fé dentro do contexto global desta sociedade, penetrando em todos os meandros da vida politica, social, econômica, religiosa,etc.

VERSOS DE HOJE – PENSAMENTO DE REPENTE

Quando penso de repente
Tudo vem neste momento
Sentimento de alegria
Que me invade o pensamento
A tristeza também vem
Neste acontecimento

Quando penso de repente
Já me faz descontrolado
A ansiedade toma conta
Fico muito perturbado
Perco todo o meu controle
Que me deixa abalado

Quando penso de repente
Vai mexer a direção
É preciso muita calma
Pra agir com retidão
Não perder as estribeiras
Maltratando nosso irmão

Quando penso de repente
Devo ter a paciência
De agir com segurança
Cultivando a consciência
Para tudo correr certo
Não havendo negligencia

PENSAMENTO DO DIA

“Não deixemos guiar a nossa vida simplesmente pelas grandes emoções, mas é preciso ouvir sempre a voz da nossa consciência e da razão” Pe. Tula

SANTO DO DIA

São Bonifácio
São Bonifácio nasceu por volta do ano 673 ou 680, no Wessex, no Kirton, na Inglaterra. Seu nome de batismo era Winfrid, e parece que pertencia a nobre família inglesa do Devonshire. Professou a regra monástica na abadia de Exeter e de Nurshig. Aos 20 anos de idade, já era mestre de ensino religioso e profano. Sua primeira tentativa de atingir a Frísia foi em vão por causa da hostilidade entre o duque alemão Radbod e Carlos Martelo. Resolveu então fazer uma peregrinação a Roma e rezar nos túmulos dos mártires e obter as bênçãos do papa. São Gregório II concordou com o impulso missionário e Winfrid retornou a Alemanha.Foi em sua parada na Turíngia e em seguida na Frísia que operou as primeiras conversões e em três anos, percorreu grande parte do território germânico.
Chamado a Roma, recebeu do Papa a consagração episcopal e o novo nome de Bonifácio. Em viagem de volta a Alemanha, num bosque de Hessen mandou derrubar um gigantesco carvalho ao qual as populações pagãs atribuíam poderes mágicos porque era considerado morada de um deus. Aquele gesto foi considerado verdadeiro desafio ao deus, e os pagãos se aglomeraram para assistirem à vingança do deus ofendido. São Bonifácio aproveitou para pregar o Evangelho. Aos pés da árvore derrubada edificou a primeira Igreja dedicada a São Pedro.
Restaurou e organizou a Igreja na Alemanha e é o fundador da célebre abadia de Fulda, centro propulsor da espiritualidade e cultura religiosa alemã. Presidiu a vários concílios, promulgou numerosas leis e tinha em Mogúncia a sua sede episcopal.
No dia 05 de junho de 754, havia marcado encontro com um grupo de catecúmenos em Dokkun. Era o dia de Pentecostes. No início da celebração de Missa os missionários foram assaltados por um grupo de frisões armados de espadas e um dos infiéis atingiu seu corpo e cortou-lhe a cabeça. Foi sepultado na abadia de Fulda.
São Bonifácio é chamado o Apóstolo da Alemanha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário