Toda Hora estarei com você

terça-feira, 26 de junho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 26 de Junho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 26.06.2012
O QUE QUERES PARA TI, QUEIRAS PARA O OUTRO

Evangelho (Mt 7,6.12-14): «Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

A palavra do Evangelho de hoje pode ser compreendida a partir três momentos que são apresentados por Jesus, em relação a vida de cada um de nós dentro da comunidade de pessoas.
Logo de princípio, Jesus nos coloca que não devemos dar aos cães o que é santo, nem tão pouco atirar pérolas aos porcos. Esta colocação pode parecer que não se deve anunciar o Reino de Deus aos que não estão preocupados com ele. E até mesmo, dando continuidade a mensagem de ontem, os preocupados com as riquezas não tem interesse neste tipo de pregação.
 Na verdade, mesmo que o coração deles esteja em outro lugar, é de obrigação e exigência, anunciar o Reino a todos dentro de suas situações concretas de vida. Não importa, o que é urgente é levar a boa nova do Reino a todos. Pode até ser difícil de acontecer, mas a verdadeira missão é esta na sua dimensão missionária e profética.
Depois, Jesus nos vai dizer no Evangelho de hoje, que, devemos fazer aos outros, aquilo que de fato fosse feito a nós também. Isto é, o quereis que nos faça, faça aos outros também. Pode sert paradoxal, mas no sentido concreto da coisa, o amor deve ser gratuito, e sem interesses, fazemos o bem e não olhamos a que foi feito. Nem passa pela nossa cabeça a preocupação de receber uma recompensa devida.
É precisamente assim que acontece conosco. A gente maltrata os outros e queremos ser agraciados com favores e benecias. Se maltratarmos, que não deve ser assim, e quando somos maltratados nós nos fazemos de vítima, como bonzinhos, e assim por diante.
Segundo a proposta de Jesus, a nossa opção deve ser pelo Reino. E ela comporta uma boa relação entre nós, numa ajuda mútua, e compreensão verdadeira.
Finalmente, Jesus nos aponta que devemos escolher sempre a porta estreita que leva a vida. Gostamos de conseguir as coisas sem sacrifício, sem luta, sem suor, sem lágrimas. Nossas vitórias devem ser fruto de muito trabalho e doação, para uqe possamos chegar a concretização de nossos objetivos.
Desconfie quando tudo para você se apresentar muito fácil, pois algo estranho deve está acontecendo. Assim a conquista do Reino passa por dificuldades e muitas tempestades na vida. Só com a luta é que nós poderemos valorizar muito mais nossas vitórias, e avanços na nossa espiritualidade. Ficam estes pontos para refletir no dia de hoje.
VERSOS DE HOJE – QUANDO O DIA AMANHECE
Quando o dia amanhece
Vem a nós a esperança
Já desponta no horizonte
Novo tempo de bonança
Alimenta a alegria
Trazendo-nos a mudança

Quando o dia amanhece
Nossa vida se renova
Pois nos vem um novo dia
Revelando a boa nova
De Jesus nosso pastor
O Evangelho é a prova

Quando dia amanhece
Piso firme neste chão
O presente vou vivendo
E o futuro é construção
Pela busca da verdade
Eu encontro a razão
PENSAMENTO DO DIA

“Na prática do Bem, estaremos em paz com a nossa consciência” Pe Tula

SANTO DO DIA

São Vigílio

O Santo de hoje morreu Mártir, logo pôde fazer - como tanto outros cristãos - das palavras de Tertuliano seu testemunho: "Podeis arrancar-me a pele e as entranhas, mas não a fé e a graça de minha alma". São Vigílio que celebramos foi o primeiro bispo da diocese de Trento, a mais antiga do Norte da Itália.
Sabemos que no Império Romano, com o Edito de Milão em 313, o Cristianismo saiu das catacumbas e começou a publicamente viver sua fé no Senhor Jesus Cristo e por meio de muito ardor anunciá-lo nas diversas missões. A evangelização era mais frutuosa nas cidades e menos nas distantes aldeias perdidas nos vales, estes lugares eram chamados pagos e tão apegados viviam a idolatria que deles surgiu o termo pagãos.
Enviado com outros amigos aos pagãos, São Vigílio teve grandes dificuldades, porém na ação comunitária , espírito de oração e de sacrifício consegui levar a muitos ao Cristo. Visando um projeto de permanência na fé, fundou comunidades, Paróquias e de modo organizado a Diocese de Trento donde tornou-se bispo zeloso isto até ser atacado em 405 por um grupo de pagãos violentos que apedrejaram até a morte Santo bispo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário