Toda Hora estarei com você

domingo, 24 de junho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 24 de Junho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 24.06.2012
NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

Evangelho (Lc 1,57-66.80): Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse:«Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe: «Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!». Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados.
No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel. Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Neste domingo, a Igreja reveste-se de júbilo para celebrar a solenidade da natividade de São João Batista, o único santo, além da Virgem Maria, cujo nascimento é celebrado. 
Segundo os evangelhos, João Batista é o maior dos profetas, sua vida foi marcada de grandes contrastes: vivendo o silencio do deserto, movendo multidões. O próprio Cristo o reconheceu, como sendo ele, o maior dentre os nascidos de mulher, (Lc 7,28). 
Devido a sua especial importância na história do Povo de Deus, a liturgia de hoje, própria desta solenidade, nos apresenta o nascimento e a missão profética deste grande homem que ajudou e ainda continua ajudando as comunidades  a trilharem os caminhos de Jesus.
Com o nascimento de João Batista, é iniciada uma nova etapa na realização do projeto libertador e vivificante de Deus, já iniciado com a concepção de Maria.
João Batista desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação, ele veio dar testemunho da luz, abrir caminho para o encontro da humanidade com o Divino, encontro que ele teve, quando  ainda estava  no ventre de sua mãe Isabel.
São João Batista, o santo mais popular de toda história, experimentou durante a sua vida terrena, a força dos dois lados do coração humano, a força do amor, capaz de arrastar multidões, e a força do ódio que o levou a morte. Tiraram a vida do profeta, mas não calaram a sua voz, voz, que continua a ressoar nos ouvidos de cada geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
São João Batista foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando nas tradições do seu povo, nem de sua  Família, pelo contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se  anunciador de tempo novo que traria para humanidade um novo sentido.
Assim como João Batista, nós também viemos a este mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus, na vivencia do amor! Para isso, é importante cultivarmos em nossos corações uma constante disposição de nos renovarmos a cada dia, mediante a Palavra de Deus.
Colocar Jesus, como o centro da nossa vida, é pensar, é viver, é falar é mover-se em função do amor!
A festa de hoje, nos convida a refletirmos sobre a importância do profetismo.  O mundo requer urgentemente de pessoas que façam a diferença, homens e mulheres que assim como João Batista, apontem algo de novo, renovador no sentido de  suscitar no coração dos homens uma esperança, que para muitos já se perdeu, profetas que não se calam diante as injustiças que desfilam diariamente diante dos nossos olhos, que estão dispostos a dar a vida, se preciso for, para defender a causa do Reino.
O evangelho de hoje narra o acontecimento que marcou  a passagem do tempo de espera para o tempo da realização das promessas do Senhor.
Na maternidade da anciã Isabel, nos é revelado o poder grandioso de Deus.
Podemos dizer que o ventre, antes sem vida de Isabel, representa  a humanidade sem vida, que recebe  a intervenção amorosa de Deus e passa a gerar vidas.

VERSOS DE HOJE- NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
Terminou pra Isabel
O tempo da gravidez
Ela deu a luz um filho
Pois chegou a sua vez
E nascendo uma criança
Completou sua esperança
Deus cumpriu o que Ele fez

Os vizinhos e parentes
Começaram a comentar
Que o Senhor havia sido
Muito bom em lhe ajudar
Isabel ficou feliz
E assim foi Deus que quis
Um filho lhe presentear

Para a circuncisão
O menino foi levar
Com o nome de seu pai
Queriam logo batizar
Isabel, porém falou
Este nome não colou
Pois é João que vou chamar

Não existe em sua família
Este nome de João
Foram feitos os sinais
Zacarias disse não
O seu nome na tabuinha
Escreveu numa só linha
O seu nome será João

Foi naquele mesmo instante
Que sua boca se abriu
Sua língua se soltou
Pela graça que ele viu
Veio a admiração
O louvor e adoração
A promessa se cumpriu

Mas o medo tomou conta
Dos vizinhos e parentes
Vendo aquele acontecido
Que mexeu com suas mentes
Espalhou-se a história
Na Judéia a memória
Deus é Pai dr seus viventes

O menino que nascido
Qual destino ele terá
Foi o questionamento
Que surgiu lá no lugar
Mas de fato este menino
Será grande peregrino
No deserto a pregar

PENSAMENTO DO DIA

“A sabedoria é fruto da observação e da experiência” Pe. Tula

SANTO DO DIA
S. João Batista

São João Batista era filho de Zacarias e de Isabel, ambos de estirpe sacerdotal. Sabemos pelas palavras do Anjo Gabriel, que, João (cujo nome significa "Deus é propício") foi concebido aos dois cônjuges em idade avançada. Já vaticinado na Escritura como o percussor do Messias, João tinha o caráter forte de Elias. A sua missão de fato será semelhante "no espírito e no poder" aquela do profeta Elias, enviado para preparar5 "um povo perfeito" para o advento do Messias. A criança que vai nascer percebe a presença de Jesus "estremecendo de alegria" no ventre materno por ocasião da visita de Maria à prima Isabel. Enviado por Deus para "endireitar os caminhos do Senhor", foi santificado pela graça divina antes mesmo que seus olhos se abrissem à luz. "Eis - diz Isabel repleta do Espírito Santo, a Maria quando tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre".
Conforme a cronologia sugerida pelo Anjo Gabriel (este é o sexto mês para Isabel), o nascimento do precursor foi fixado pela Igreja latina três meses após a Anunciação e seis meses antes do Natal. A celebração da Natividade do Batista é, com a do nascimento de Jesus e de Maria, a única festa litúrgica que a Igreja dedica ao nascimento de um santo. São João Batista é o primeiro santo venerado na Igreja universal com festa litúrgica particular, em data antiquíssima. Santo Agostinho nos diz que o santo era comemorado a 24 de junho na Igreja africana.
A história da redenção de São João Batista está entre as personalidades mais singulares: é o último profeta e o primeiro apóstolo, enquanto precede o Messias e lhe dá testemunho. "É mais que profeta - disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti".
Castigador da hipocrisia e da imoralidade pagou com o martírio o rigor moral que ele pregava. A 29 de agosto, a Igreja lembra protótipo do monge e do missionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário