Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 11 de Junho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 11.06.2012
OS BEM-AVENTURADOS

Evangelho (Mt 5,1-12): Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: «Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Hoje a Liturgia da Palavra nos oferece um texto por demais significativo para a nossa espiritualidade cristã. Trata-se da mensagem das bem-aventuranças como um projeto de vida que Jesus veio trazer, mostrando toda a essência e significação de seu projeto de vida e salvação.
O Reino que Jesus veio anunciar vem contrapor todo e qualquer pensamento a respeito da maneira como a vida deve ser conduzida. Jesus neste grande sermão, aparece como um revolucionário da história que através de sete bem-aventurança traduz o resumo de todo a vida daqueles que decidem por seguir os seus passos.
Jesus pelas bem-aventuranças traduz os sentimentos do Pai, apresentando uma nova ordem querida por Deus a respeito do homem e do mundo.
A prioridade principal no Reino de Deus no programa oferecido por Jesus, é a preferencia dada aqueles que são vítimas da marginalização da sociedade, os que são oprimidos, e não tem a força como defender os seus direitos e suas garantias individuais.
Como também, são preferidos de Deus aqueles que tem compaixão pelo próximo, como também torna-se sincero e transparente no seu agir. Empreendem um lutas incansável pe.la justiça, mesmo sendo perseguido e maltratado por esta atitude.
Ora, a condição do bem-aventurado do Reino depende de duas situações bem distintas uma da outra. A primeira condição diz respeito a maneira como no mundo é encarado as pessoas, principalmente as mais pobres, que são privadas de seus direitos mais elementares, e que no jogo da vida se torna objeto de manipulação daqueles que dominam a verdade e usurpam o poder para si em detrimento do sofrimento de muitos.
Claro o que importa aqui é que Deus reconhece esta condição e abraça estes desgarrados da sociedade. Embora que a própria sociedade não os reconheça como gente e filho de Deus.
A segunda condição diz respeito a ação destemida dos discípulos do Reino. Aqui aqueles que abraçam esta causa com toda a força não se importam com a perseguição e maltrato, mas lutam ardorosamente por uma causa que é de Deus e do mundo. Dão  a sua vida pelo amor incondicional a este Deus que é fonte de vida.
Estes não se curvam diante das dificuldades e tempestades da vida, mesmo tendo que pagar um preço muito alto pelo seu testemunho, os valores do Reino estão acima de toda e qualquer conveniência.
Vejam a bem-aventurança do reino não se trata de uma busca isolada em si mesma, mas é Jesus quem declara a verdadeira condição do bem-aventurado. O importante é o discípulo se manter fiel ao projeto do mestre.

VERSOS DE HOJE – AS BEM-AVENTURANÇAS

Lá em cima da montanha
Jesus Cristo proclamou
Mostrando-nos a boa nova
Ser Feliz Ele ensinou
Pelas bem-aventuranças
O seu projeto revelou

Ser feliz é o seu lema
Com o coração de pobre
Este foi o grande tema
De Jesus um gesto nobre
Com palavras incisivas
A verdade se descobre

A montanha foi o lugar
Do sermão do meu Senhor
E pediu pra não largar
As lições do seu amor
Pela busca da justiça
O seu projeto inovador

O projeto de Jesus
É a sua revelação
Que se mostrou pela a cruz
Um sinal de salvação
E mudou toda a história
Dando o rumo e direção

Pra seguir o seu projeto
De viver sinceridade
O evangelho é o objeto
Pra buscar felicidade
Compromisso é a lição
O caminho da verdade

PENSAMENTO DO DIA

“O fracasso é o amigo inseparável daqueles que são derrotados” Pe. Tula

SANTO DO DIA

S. Barnabé
São Barnabé segundo fontes antigas nos referem que Barnabé, chamado apóstolo pelos próprios Atos, embora não pertencesse aos Doze, teria sido um dos setenta discípulos de que fala o Evangelho. Como São Paulo Apóstolo, foi discípulo de Gamaliel: "José a quem os apóstolos haviam dado o cognome de Barnabé, que quer dizer "filho da consolação", era um levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeu-o e trouxe o dinheiro, depositando-o aos pés dos apóstolos" (atos dos Apóstolos 4.36-37).
Foi a figura de primeira grandeza na fervorosa comunidade cristã, que floreceu em Jerusalém após o dia de Pentecostes. Barnabé era muito considerado entre os Apóstolos, que o escolheram para a evangelização de Antioquia. É o homem das felizes intuições. Em Antioquia percebeu que aquele era o terreno preparado para receber a palavra de Deus. Foi a Jerusalém relatar isso e pedir para levar consigo o recém-convertido Saulo. Começou assim a extraordinária dupla.
Saulo que desde então preferia ser chamado com o nome romano de Paulo e Barnabé, contentes por terem aberto o caminho para o anúncio do Evangelho entre os pagãos, partiram para outras incumbências. Começaram por Chipre, pátria de Barnabé, que havia levado consigo o jovem primo João Marcos, o futuro evangelista. Depois continuaram seguindo a mais arriscada viagem missionária, Paulo achou melhor separar-se de Barnabé, que ficou em Chipre. Paulo e Barnabé, duas personalidades diferentes, que se completavam reciprocamente.
Não temos notícias dele depois da separação de Paulo. Escritos apócrifos falam de uma viagem sua a Roma e do seu martírio acontecido mais ou menos no ano 70, em Salamina, pelas mãos dos judeus da diáspora, que o teriam apedrejado.











Nenhum comentário:

Postar um comentário