Toda Hora estarei com você

terça-feira, 12 de junho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 12 de Junho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 12.06.2012
A PRESENÇA DO DISCÍPULO NO REINO

Evangelho (Mt 5,13-16): «Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida. Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Jesus Cristo descreveu a presença do Discípulo usando duas imagens muito própria da vida das pessoas, seja, o Sal e a luz. O primeiro tem o poder de prevenir contra toda e qualquer corrupção, e conservar intato os alimentos ao serem salgados. Enquanto que a luz, é o alimento que dá vida e clareza as coisas e a própria natureza e ambiente em que vivemos.
A atuação do discípulo como verdadeiro sal da terra é quando ele age de acordo com seu testemunho de vida, ficando atento para que os valores do anti-Reino não venham a corromper a humanidade.
Sendo sal pela sua força, terá o poder de deixar que o mal não venha a infestar pela injustiça e o pecado, mas, venha manter a justiça e o amor como elementos característicos da convivência humana.
Neste sentido se o verdadeiro discípulo não agir com firmeza e coerência, sendo o sal da terra correrá o risco de perder-se no mundo das ilusões. A grande tarefa de salva-lo é a missão do seguidor do mestre, fazendo deixar transparecer a sua presença.
Por outro lado, a luz vem trazer uma oposição ao mundo das trevas e a escuridão das ocorrências pecaminosas, e impossibilita o homem de caminhar.
A presença do discípulo do Reino sendo luz deveria ser uma razão para iluminar os quantos jazem nas trevas do erro e da escuridão da vida, trazendo-lhe uma nova luz e a esperança de caminhar na estrada de Jesus. Aquele que caminha na escuridão está propenso a cair e perder o seu rumo de vida.
Aquele que é luz e verdadeiro discípulo poderá ser uma força para sustentar os outros na caminhada da vida, sendo um farol a iluminar os caminhos. Sendo assim portador da esperança e da verdade, guiando-os no bom caminho.
O sal é verdadeiramente eficaz quando misturado aos alimentos, e a Luz quando colocada em lugar de estaque pode iluminar a todos. É por aí que deve fazer o discípulo do Senhor.

VERSOS DE HOJE – AMOR

O amor é um sentimento
Que está no meu coração
Porém não é um fingimento
Abraçar o meu irmão

Quando falo do amor
Algo mexe no meu peito
Pois não guardo o rancor
Ao irmão tenho respeito

O amor está no Evangelho
O Senhor assim falou
Está no Novo e no Velho
Testamento Ele gravou

Hoje eu falo do amor
Mas procuro praticar
Pois me causa grande dor
Quando deixo de amar

O amor é doação
É diálogo a fazer
Compreendo a missão
De quem ama sem dizer

PENSAMEMTO DO DIA

“O valor de nossa vida deve-se a capacidade que temos de servir ao outro de todo o coração” Pe. Tula

SANTO DO DIA
S. Gaspar de Búfalo
São Gaspar de Búfalo, nasceu em Roma no dia 06 de janeiro de 1786, filho de Antonio e Anunciata Quartieroni. Começou às ocultas sua obra de evangelização do povo da periferia, dedicando-se aos carroceiros e aos camponeses da lavoura romana. São estas as personagens retratadas por Pinelli, que dão uma imagem sugestiva da Roma das primeiras décadas do século XIX; os carroceiros tinham transformado o Foro Romano, aos pés do Palatino, em depósito e mercado de feno.
Vicente Strambi, que foi seu companheiro nas missões que havia nas regiões rurais do Lácio, o definiu como "terremoto espiritual". O povo que escutava suas prédicas chamava-o "anjo da paz". Com as armas pacíficas da palavra e da caridade conseguiu de fato conter o impressionante fenômeno do banditismo que proliferava nas periferias de Roma. Peregrinos e mercadores caíam nas emboscadas dos marginais. Nada adiantavam as expulsões, sanções e execuções capitais. O papa Leão XII recorreu então a Gaspar de Búfalo, que conseguiu amansar os bandidos mais temíveis. Porém, muitos outros méritos teve este santo, que o papa João XXIII definiu "glória toda resplandecente do clero romano, verdadeiro e maior apóstolo da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus no mundo". São Gaspar de Búfalo recebeu de Pio VII a incumbência de se dedicar às missões populares pela restauração religiosa e moral do Estado Pontifício. Empreendeu essa nova cruzada em nome do Precioso Sangue de Jesus, tornando-se o ardoroso apóstolo desta devoção, fundando em 1815 a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e em 1834 ajudado pela B. Maria de Matias, o Instituto das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue.
São Gaspar de Búfalo morreu no dia 28 de Dezembro de 1837, e São Vicente Palloti, seu contemporâneo, teve a visão de sua alma que subia ao encontro de Cristo, como estrela luminosa. A fama de sua santidade logo atingiu o mundo todo. Foi beatificado em 1904 e canonizado por Pio XII em 1954.


Nenhum comentário:

Postar um comentário