Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 18 de Junho de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 18.06.2012
VIOLÊNCIA NÃO

Evangelho (Mt 5,38-42): «Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’. Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Diz o velho ditado, parafraseando o Evangelho, que nós devemos pagar o mal com o Bem. Tudo que fizermos deve ser para o bem de todos. As ações malévolas nos atrapalham e nos deixam desconsertados, incapazes de descobri o verdadeiro sentido de nossa vida.
Aquele que é verdadeiro cristão não pode se conter da Lei, olho por olho e dente por dente. A sua vida deve está voltada para quebrar com os grilhões da violência e da maldade que é praticada no mundo.
Aquele que agride espera sempre a volta do besouro verde, como se diz na gíria popular, isto é, a hora do revide, a resposta na mesma moeda. Mas não deve ser assim conforme o ensinamento de Jesus Cristo no Evangelho.
É muito difícil imaginar e entender o ensinamento de colocar a face para bater, quando somos ofendidos e maltratados pelos outros. É bastante desafiador este conselho de Jesus, mas este fato não se exprime ao pé da letra, por trás disso, está presente a atitude da não violência, bater na face necessariamente significa tal e qual a expressão diz, mas é uma atitude de amor e compaixão com aqueles que nos ofendem, e nos querem tratar com rigidez, impondo a sua força e seu poderio.
Do mesmo modo, quando alguém que nos tirar a túnica, conforme o Evangelho, devemos oferecer-lhe também o manto, e assim por diante. Isto na linguagem de hoje, significa  que de vez quando somos subtraídos daquilo que nos é necessário para vida, e podemos até abrir mão de nossas prerrogativas essenciais para não causamos brigas ou mesmo dissabores com nossos semelhantes. Porém é uma atitude profundamente intrigante e desconfortante para nós, que teremos que nos privar de algo necessário, e abrir mão de determinadas coisas que nos constrangem. A atitude ensinada por Jesus é bastante desafiadora,  mas ao  mesmo tempo edificante para quem quer viver o Evangelho com fidelidade e radicalidade.
Todas estas atitudes ensinadas por Jesus no Evangelho podem parecer inaceitáveis, injustas, porém, plenamente justiçáveis por Ele, que nos ensinou esta lição de amor. Mas estas normas são justificáveis, pois se tratam de lições que partem do coração do Pai, que através do Filho veio inaugurar um novo tempo, onde a Lei do Antigo Testamento alcança o seu apogeu na expressão e nos gestos do Mestre Jesus.
Podemos dizer que Jesus não estava pregando uma espiritualidade de humilhação e de sofrimento, Não havia da parte Dele um interesse de ver o discípulo humilhado, maltratado. Mas o gesto de Jesus era justamente para converter o agressor para as verdades do Reino, mostrando-lhe que é possível no mundo sem violência e sem maldade. Isto também vale para nós, no sentido de viver a NÃO VIOLÊNCIA ATIVA.
Era uma maneira de ensinar a vivencia com o próximo, e o modo de apender o bom relacionamento, sem ódio, o desamor, estabelecendo relações realmente fraternas.
A Não violência deve ser vivida por todos nós de uma maneira positiva e construtiva, e onde o Reino de Deus vai se construindo através do amor.

VERSOS DE HOJE- AMOR E PERDÃO

O momento é decisivo
Que vivemos de ante-mão
É preciso um compromisso
De buscarmos o perdão
Violência afastada
Tem lugar a união

É difícil perdoar
Mas é fácil aprender
A lição da convivência
Onde todos vão crescer
Construindo a igualdade
E a justiça florescer

Aprendemos o perdão
Como norma de viver
Começamos pelo amor
É a meta de vencer
Pois amar é o projeto
Que nos faz renascer

Quem não sabe o amor
Não entende o perdão
Quem não sabe perdoar
Já não ama o irmão
E a maldade não existe
Ao abrirmos o coração

Perdoemos e amemos
Duas coisas sem igual
Pois quem ama e perdoa
Liberta-se, pois do mal
O perdão é nosso gesto
E o amor é dom real

PENSAMENTO DO DIA

“O amor é que dá sentido a nossa existência” Pe. Tula

SANTO DO DIA

São Gregório Barbarigo

O Santo de hoje nasceu no ano de 1625 em Veneza, numa nobre família que lhe proporcionou ótima formação ao ponto possuir a profissão de diplomata europeu. São Gregório Barbarigo tinha toda uma próspera carreira diplomática, mas teve a graça e coragem de abandonar tudo por causa do chamado ao Sacerdócio. Com profunda ligação ao Papa Alexandre VII, São Gregório foi ecolhido pelo mesmo, como assessor, pois tinha muitas qualidades morais e intelectuais.
Nomeado bispo de Bérgamo fez um lindo trabalho pastoral na sua diocese, e da mesma forma se esforçou, para com Deus evangelizar em Pádua, onde foi transferido, a fim de reorganizar os estudos e reativar o seminário.
Na diocese de Pádua São Gregório Barbarigo primou pelo saber e formação do clero, já que, como ninguém, havia interiorizado as conclusões do Concílio de Trento. Promoveu a cultura científica e religiosa em todos os meio possíveis, a fim de ganhar não só Católicos, mas a todos para Cristo, até que fadigado pela missão morreu de tanto trabalho com 72 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário