Toda Hora estarei com você

sábado, 31 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO FIM DO ANO


Estamos chegando nesta data em mais um final de ano em nosso calendário e também na nossa caminhada de vida. É um bastante propício para fazer uma avaliação bem clara daquilo que fizemos de bom, e por outro lado aquelas coisas que deixamos de fazer.
Na verdade, quando nos damos ao luxo de parar para examinar todos os acontecimentos que fizeram parte de nossa história neste ano que termina podemos até fazer um prognóstico para o futuro e assim iniciar uma caminhada nova de muitas esperanças e alegrias.
Nesta avaliação de hoje, encontraremos também muitos dissabores, angústias que experimentamos ao longo desta existência de 365 dias que fizeram do ano de 2011 um espaço onde desenvolvemos nossas relações interpessoais. Mas se colocarmos numa balança descobriremos muito mais alegrias do que mesmo tristezas no compacto geral.
Não se trata aqui, de simplesmente fazer uma retrospectiva de fatos e acontecimentos, mas uma penetração forte em nosso interior e detectar realmente o que nos resta agora para nos tornar mais conscientes da nossa cidadania e de nosso papel no desenvolvimento da sociedade. Fazendo desta sociedade um verdadeiro espaço de participação, onde a liberdade sobretudo, seja respeitada e todos nós tenhamos a alegria de convivermos juntos buscando novos horizontes de vida.
Sempre passa em nossa cabeça aquela pergunta: este ano foi assim, como vai ser o ano que vem? O passado vivido com experiência e observação nos serve como garantia para enxergarmos o futuro e fazê-lo cada vez melhor. O ano que termina nos ajuda a compreender melhor que a nossa ida não pode ficar na mesma coisa, com os mesmo costumes, temos que aprender a renovar sempre, criar motivações diferentes, que venham a dar mais sentido aquilo que somos, aquilo que temos e aquilo fazemos.
As experiências vividas neste ano que termina ajudam a nos colocar numa atitude d busca constante de novos ideais, na certeza de que aspirando novas maneiras de viver encontraremos bons resultados para os projetos que fazemos e almejamos.
Por isso, podemos até dizer, que mesmo com as dificuldades enfrentadas durante a caminhada de 2011, criamos uma consciência mais crítica de poder num futuro bem próximo sonhar com novos padrões de vida. Que as experiências vividas tragam para todos nós um manancial de bênçãos e graças para todos nós, e só assim, poderemos contar a nossa história carregada de energias positivas, como também, na certeza do dever cumprido na trajetória deste ano que passa em nossa vida.
Estaremos juntos com nossas preces e orações rogando ao senhor que nos abençoe sempre e mais uma vez, seja o nosso grande aliado na caminhada de um ano novo que se inicia. Deus vos abençoe.

VERSOS DO DIA – FIM DE ANO

Mais um ano terminando
Nesta longa caminhada
Alegrias e vitórias
Nós guardamos na jornada
Com muitas realizações
Carregando a cruz pesada

Mais um ano terminando
Nós queremos avaliar
Tudo aquilo que fizemos
E o que deixamos passar
Mesmo assim estamos contentes
O outro ano começar

Mais um ano terminando
Nós contamos sua história
Sofrimentos, alegrias
Fazem parte da memória
Experiências e ações
Canta o povo a sua glória

Mais um ano terminando
Quero a Deus agradecer
Sua Mão tão poderosa
Eu vou sempre bendizer
Sendo ELE autor da vida
Glorifico com prazer

PENSAMENTO DO DIA

“A Sabedoria é fruto da Observação e da Experiência” ( Pe. Tula )

HISTOTIA DE CAUCAIA: Você sabia

Em 27 de Outubro falece na Serra do Juá, vítima de ataque cardíaco, o Padre José Moreira de Souza, e foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, ao lado direito do Altar-Mor da referida Matriz.


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 30 de Dezembrobro de 2011 - SAGRADA FAMÍLIA


Hoje nós celebramos o dia da Sagrada Família, Jesus, Maria e José. Esta comemoração nos convida a uma reflexão profunda sobre a realidade de nossas famílias nos tempos modernos.
Quando olhamos a situação das nossas famílias não podemos dizer que o aparato familiar corresponde aquilo que se espera de um ideal alentador. Os processos de desagregação, de instabilidade e insegurança que vemos não nos animam com boas perspectivas. Mas, mesmo neste processo não podemos desanimar, pois devemos procurar soluções para fazer com aconteça novos caminhos.
Há muito tempo nós ouvimos dizer que: a família é a célula básica da sociedade, e através dela se constrói esta mesma sociedade. Esta assertiva de certo modo é verdadeira, pois se olharmos o processo de formação da sociedade moderna, encontraremos muitos descaminhos e até fatos lamentáveis que julgamos impossíveis acontecer.
Podemos dizer que é na família onde se desenvolvem as primeiras relações sociais, onde nós começamos a aprender o processo de interação, e o fortalecimento de nossas relações interpessoais.
E aí podemos perguntar: Como vai a família? Ou, a família como vai? Ouvimos estes dois questionamentos num passado não muito recente quando a Igreja nos lembrou em Tema da Campanha da Fraternidade, a preocupação para fazer refletir esta proposta desafiante.
Na verdade chegamos a conclusão de que algo estar muito a desejar, pois aos poucos este sentido de uma família mais harmônica, estável, está perdendo o seu valor, e também, os elementos que a constituem não nos deixam bastante animados. No entanto, esta realidade não invalida a nossa preocupação e o desejo de repensarmos na estabilidade da família, e encontrar possíveis soluções que venham a dar uma nova fisionomia a este processo.
Dizemos isto porque o mundo moderno, às vezes inviabiliza a busca desta estabilidade da família. Mas temos que construí-la não nos moldes do passado, e sim adequando as realidades do presente.
Por exemplo, no passado éramos educados para obedecer, e hoje a realidade é outra, a educação familiar passa pelo jeito diferente de se buscar a responsabilidade como suporte para uma boa convivência.
Quantas vezes ouvimos dizer, “eu fui educado com pirão e tabefe”, claro que não pode mais ser visto como expressão de educar. Este comportamento funcionou muito a tempos atrás, mas hoje não encontra respaldo, pois esta atitude gera uma serie de conseqüências desagradáveis.
Mas, as duas coisas colocadas aos nossos olhos podem nos ajudar a descobrir novos caminhos que viabilizem um futuro muito promissor na formação de famílias mais saudáveis. O que se espera é que haja verdadeira sintonia de aspirações entre pais e filhos, esposos e esposas.
A família ainda poderá a ser esta verdadeira célula quando resgatarmos a sua direção certa, ou pelos menos encontremos novas prerrogativas que nos ajudam a enxergarmos novos horizontes, e só assim, poderemos sonhar de novo com a construção da família santuário da vida.
Por isso, tenhamos aos nossos olhos no dia de hoje, o exemplo maior da família de Nazaré, Jesus, Maria e José, que em meio a tantas dificuldades se apresenta ainda como verdadeiro modelo de imitação das nossas famílias.
Maria, mulher modelo de esposa, preocupada e atenta com sua família, sintonizada com seu Deus, presença viva na história de seu povo. Tudo isto fez com que a solidez de sua atitude ajudasse a dar sentido ao seu papel de mulher, esposa e Mãe. Nela residia a consciência precisa e exata do seu ser pessoa integrada na missão que lhe foi confiada. Ela soube dar este testemunho de esposa fiel e obediente a vontade de Deus. Também não é desta maneira que devem ser as esposa e mães de hoje?
José de quem nos fala as Escrituras, homem justo e fiel, prudente e exemplo de esposo e Pai piedoso, companheiro inseparável de Maria, atento também a missão que lhe foi confiado pelo Senhor, partilhou com ela as alegrias e as dificuldades do seu tempo, mas também sintonizado com seu Deus. E aí, porque os esposos e pais não seguem esta mesma lição e procuram estruturar as suas vidas seguindo os conselhos evangélicos, e não vivendo de acordo com que lhe convém?
Por que não tomamos em nossas famílias este modele ideal de virtudes? Será que vivendo estes exemplos não teremos bem próximo uma sorte melhor para a sociedade com famílias mais ajustadas? Como podemos construir famílias sem a presença de Deus, sem espiritualidade? Swerá que juntar-se apenas homem e mulher debaixo do mesmo tempo de maneira inesperada e irresponsável poderemos sonhar com coisas possíveis de bom acontecer?
Por isso, jovens de hoje, um conselho bom e bastante prático: preparem-se melhor para descobrir a sua vocação dentro da sua própria família, force a barra e procura criar este espaço para o seu futuro ser melhor. Não construam suas famílias pelo mero acaso e de maneira imprevisível, pois boa coisa não vai acontecer.
Aproveitemos hoje nesta festa da Sagrada Família para rezar unidos pelas nossas famílias, pela sua estabilidade. Os pais conscientes da sua obrigação e missão, os filhos voltados para consciência de unidos construir algo de novo e a família volte a ser o celeiro da alegria, do amor e da paz. Que haja verdadeira unidade em meio a tantas adversidades. Deus nos abençoe.

VERSOS DE HOJE – A FAMILIA

A família é a base
Desta nova sociedade
Pais e filhos reunidos
No amor, fidelidade
Ao viver a harmonia
Com maior sinceridade

A família é modelo
De uma comunidade
A Igreja doméstica
A espiritualidade
Santuário desta vida
Um exemplo de unidade

A família do passado
Teve um jeito de educar
Educar pra obedecer
E também pra apanhar
Porém hoje é diferente
A família vai mudar

A família de hoje em dia
Trem que ser bem diferente
Não s pode mais bater
Pois é gesto inconseqüente
A responsabilidade
É um modo consciente

PENSAMENTO DO DIA

“O Evangelho é uma luz verdadeira que ilumina e guia nossos passos na direção do Deus da vida” ( Pe. Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia:

Em dezembro, no Natal de 1948, o Padre Antonio Kaas, então vigário na época fez um grande protesto na matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, não celebrando a chamada Missa do Galo, porque organizaram dança por ocasião do horário da Missa. Com isto as pessoas do interior ficaram prejudicadas, pois voltaram sem assistir missa. Este protesto foi publicado na  GAZETA DE NOTÍCIAS









quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 29 de dezembro de 2011 - Lc.2,22-35


A apresentação de Jesus no templo e ao mesmo tempo, a purificação de Maria conforme o ritual judaico, revelam para nós a identidade do Messias, o Salvador. A presença de Simeão e da profetiza Ana no contexto desta apresentação servem para mostrar toda a trajetória da missão de Jesus Cristo no mundo e as conseqüências da mesma.
Conforme a Lei, todo primogênito pertencia a Deus, e por isso devia ser resgatado por meio de um sacrifício ao Senhor através da oferta de um cordeiro. No entanto quem era pobre podia oferecer duas rolas e dois pombinhos em lugar do cordeiro.
Jesus nasceu num lugar que era dominação do Império romano, portanto um lugar bastante pobre, e que o povo vivia numa situação bastante desconfortável, explorado e maltratado pelas forças imperiais. Jesus nasceu pobre, entre os pobres, e para os pobres.
Através deste ritual Jesus se tornava uma pessoa consagrada a Deus e ao Pai. Como sabemos por todo Evangelho a vida de Jesus não pertence a ELE mesmo, mas pertence ao Pai, como Ele afirmou tantas vezes no decorrer de sua missão, que  vontade Dele é fazer de maneira incondicional a vontade do próprio Pai. O Pai está em mim, e Eu estou no Pai.
Simeão e Ana presentes a este acontecimento trazem com bastante clareza a missão de Jesus para a história. Como pobres de seu tempo ele revela aquilo que estava cravado em seus corações, o grito de esperança e liberdade dos pobres de Israel. E o próprio Deus através da vinda do Salvador confirma para eles esta grande esperança que eles alimentavam nas suas vidas.
Simeão com clareza de expressão no seu Cântico revela a vida e a missão de Jesus Cristo: ser luz para iluminar as nações e manifestar a glória de Israel para todos s povos. Através da pessoa de Jesus a humanidade inteira poderia caminhar na estrada da vida sem tropeçar guiada pela verdadeira luz que veio a este mundo que é Jesus.
De acordo com as palavras do velho Simeão, Jesus estava destinado a ser para o mundo um verdadeiro sinal de contradição. E aquele que tivesse a coragem de seguir seus passos e acolher a sua mensagem de libertação, encontraria de fato, a Salvação. Por outro lado, a rejeição deste projeto, ocasionaria a iminente queda em suas pretensões.
Jesus seria para o mundo sinal de escândalo para uns e ressurreição para outros.
Por isso estava desenhado para toda a história como seria este fato, pois o profeta Simeão ainda acrescenta olhando para Maria, que uma espada traspassará o seu coração de dor, já preanunciando o sofrimento e a morte de Jesus. Nesta passagem do Evangelho vemos que Jesus, de fato vem como a verdadeira luz para ilumina vez por todas.

VERSOS DE HOJE – JESUS, DEUS DA VIDA

Jesus é o Deus da vida
Sua morte é o sinal
Donde veio Ressurreição
De maneira divinal

Jesus é o Deus da vida
Que venceu nosso pecado
No madeiro ELE morreu
Com seu sangue derramado

Jesus é o Deus da vida
Vida que brotou da morte
Um mistério revelado
Que mudou a nossa sorte

Jesus é o Deus da vida
Vida do Glorificado
Ressurgido e glorioso
Eis o grande resultado

Jesus é o Deus da vida
O mistério do Senhor
Que realiza nosso encontro
Na Igreja com amor

PENSAMENTO DO DIA

“As decepções que temos na vida nos servem de ensinamento para sempre retomarmos novos caminhos de esperança” ( Pe. Tula )


HISTORIA DE CAUCAIA: Você sabia:
Em 17 de Junho de 1883 falece na Serra da Rajada, distrito de Tucunduba-Caucaia, aos 78 anos de idade Manuel Nunes de melo, o Barão de santo Amaro, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza. O referido é membro de tradicional família portuguesa que veio ao Ceará e recebeu sesmaria na Serra da Rajada e em sua borda. Representa membros dos Nunes de Melo que ainda existem seus descendentes hoje em Caucaia.






quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - 28 de Dezembro de 2011 - Mt.2,13-18


O mistério do Natal veio trazer para a humanidade uma marca profunda na história da salvação. Quando Jesus, o Deus-Menino se manifestou, o mundo inteiro se abalou com sua presença questionadora que veio solidificar todas as promessas dos profetas.
Aqueles que queriam continuar com suas regalias, e os que desejavam perseverar nos seus esquemas pecaminosos, se sentiram incomodados com esta presença de Jesus Cristo.
Mais ainda, a sua pregação comportava uns critérios novos de vida, que na sua natureza iam de encontro aos interesses dos poderosos da época. Seus modos de vida  começavam  a ser abalados na sua raiz, pois a dureza da proposta de Jesus contestava em muito as suas prerrogativas.
Por isso a matança das crianças na cidade de Belém era o reflexo do que, iria acontecer no futuro com Jesus começava a se manifestar através deste gesto desesperador dos seus opressores. Como se poderia imaginar que uma criança viesse a provocar uma ira tão marcante no coração do Rei Herodes? A sua autonomia parecia ser abalada com a presença do Deus-Menino, e por conseqüência ordenou a matança de todas as crianças do sexo masculino para justamente chegar a Jesus.
Este ato de Herodes expressava a sua insegurança no poder, e também, ele se sentia desfigurado, pois segundo as profecias Jesus viria restaurar a realeza de Israel. Então no coração de Herodes não havia espaço nenhum para gestos de amor, mas o poder era o seu verdadeiro fascínio.
A atitude de Herodes, hedionda por sinal, revelava na sua íntegra as suas oposições radicais ao próprio Deus, que através do seu gesto, rejeitava Jesus Cristo, que era a presença de Deus no mundo. Este fato da matança indiscriminada dos inocentes revelava também a dureza de seu coração que buscava o poder para se servir do mesmo, e não como ação de serviço ao seu povo. E fazendo desta maneira rejeitando a Jesus, o Filho de Deus estava rejeitando o próprio Deus.
Mas a história bíblica nos conta que a ação providencial de Deus se tornou manifesta, pois José entra no contexto da história e vai em fuga para o Egito, levando o Menino e sua Mãe.
A perseguição e a morte sempre acompanharam aqueles que queriam seguir fielmente os passos de Jesus. Não foi só no passado, mas também no presente de nossa história temos referencias bastante claras que o projeto de JESUS, sendo assumido com radicalidade, traz conseqüências desagradáveis para quem o assume. A não ser que o cristão de hoje queira viver uma fé puramente sentimental, romântica e fantasiosa, sem compromissos, alheio a realidade e aos desafios constantes da sociedade moderna.
Os meninos inocentes foram mortos por causa de Cristo, eles seguem o cordeiro sem mancha, e por isso cantam a Glória do Senhor. Nesta lembrança de hoje, lembremo-nos de tantas crianças que são mortas pelo aborto, que não chegaram a nascer por ignorância de tantas mulheres e também, da consciência suja de muitos que não valorizam a vida.
Este dia de hoje, serve também para a gente pensar numa luta constante para que a vida alcance a sua dimensão maior no tocante a defesa dos direitos do cidadão que até se diz, que não pediu para nascer mas que merece um tratamento digno.
Hoje os santos inocentes proclamam a Glória de Deus nas pessoas de tantos inocentes que vemos suas vidas ceifadas e interrompidas pela luta desenfreada das drogas e da prostituição. Dai-nos nesta ocasião a força necessária para lutar contra esta situação, dando um pouco de nosso tempo e nossa vida para professar nossa fé através de nossas palavras e ações.

VERSOS DE HOJE – ACOLHIDA AOS PEQUENOS

Nós fazemos obrigação
De servir ao companheiro
Pra cristão não é favor
É um gesto hospitaleiro
Acolher os pequeninos
Neste gesto mensageiro

Muita boa acolhida
Que nós damos aos pequeninos
São pessoas portadoras
São os nossos peregrinos
Que Jesus sempre acolheu
As crianças e os meninos

Nós devemos nos abrir
Para o outro que nos vem
Nos pedindo nossa ajuda
Pois não sabem e não tem
Sua mão bem estendida
Ele espera o pão que vem

O segredo deste mundo
É aprender a partilhar
O que somos e o que temos
Não pensar em se fechar
Mas abrir o coração
Para o outro se alegrar

PENSAMENTO DO DIA

“Os sofrimentos nos trazem muitas dores, mas por outro lado, nos fazem crescer numa dimensão muito superior” ( Pe. Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia:

O primeiro Cemitério de Caucaia encontrava-se bem próximo ao centro da Aldeia, onde hoje está localizadas e as Maternidades Paulo Sarasate e parte do atual terreno onde se encontra a construção do Shoping e sua rua paralela. Este cemitério foi transferido para o atual da cidade que teve sua construção em 1880.





terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO- 27 DE DEZEMBRO DE 2011





  
A pessoa e a Missão de Jesus acompanhadas de sua mensagem salvífica foram responsáveis por despertar no coação dos discípulos a grande fascinação de caminharem com Ele.
Os discípulos receberam a missão de dar continuidade esta tarefa de levar e fazer entender o mistério da salvação através de seu testemunho de vida. Neste sentido, o dia a dia com o Mestre veio trazer aos discípulos esta predisposição para acolher com mais alegria sua proposta e seu projeto.
A multidão toda que ouvia a palavra de Jesus sempre estava caminhando com Ele, mas Jesus escolheu um grupo que pudesse partilhar mais de perto os encargos da missão, por isso aos apóstolos ou discípulos confiou este ministério.
Àqueles a quem constitui como os doze, mantinha um relacionamento muito amistoso, próprio e afetivo, pois eles estavam mais ligados não só fisicamente, mas também havia uma certa afetividade e segurança no tocante o seu relacionamento diário.
O Evangelho de hoje nos fala do discípulo amado, no caso João. Isto não quer dizer que Jesus tenha preterido os outros companheiros, muito pelo contrário, o tratamento era igual, porém o João foi aquele que mais se identificou com Jesus, a ponto de gozar do Mestre uma atenção mais especial.
João como dar para descobrir no seu Evangelho e também nas suas cartas apostólicas expressou muito bem esta intimidade profunda com Jesus, não fruto da bajulação em busca de privilégios, mas como conseqüência de sua entrega fiel a Jesus, depositando Nele uma total confiança, uma comunhão de sentimentos, como uma entrega da própria vida.
Jesus não teria deliberadamente escolhido a João como discípulo amado, mas foi realmente a sua atitude que levou o mestre a tomar esta decisão, foi, portanto uma escolha que não causou prejuízo para os outros, e sim, Jesus encontrava em João o braço direito para ser as vezes, o seu interlocutor para os outros discípulos.
Podemos dizer que João deixou-se amar por Jesus, e mostrou o seu amor incondicional a Ele, correspondendo em toda a sua extensão o relacionamento de pessoa para pessoa.
Acreditamos que de certa maneira todos os discípulos deveriam ter feito o mesmos, mas nem todos são iguais, existem as chamadas diferenças e diversidades de atitudes.
João, cuja Festa hoje celebramos, colocou na mensagem do seu Evangelho a grande manifestação de Deus ao mundo na pessoa de Jesus Cristo, como o verdadeiro Filho de Deus. As manifestações de Deus, em Jesus, ele dar o nome de “testemunho e missão”, através de uma serie de sinais que traduzem a glória de Deus para a humanidade.
As suas cartas trazem para nós o prolongamento de seu Evangelho, aprofundando cada vez mais o Amor de Deus na História colocando Jesus Cristo como verdadeiro centro de seus escritos. Deus que é AMOR e LUZ.
E mais nos lembrando os deveres cristãos derivados da caridade e as precauções contra o pecado.
Por isso devemos ser todos discípulos amados, na medida que tomamos este mesmo exemplo de João. Descubramos uma maneira própria de deixarmos nos envolver pela pessoa de Jesus, e viver uma experiência existencial com seu projeto de vida e salvação.

 VERSOS DE HOJE: VIVER EM CRISTO

Me senti apaixonado
Por Jesus de Nazaré
Desde os tempos de criança
Professei a minha fé
Recebi o batizado
E na hora fui crismado
A paixão hoje está de pé

Não tem coisa neste mundo
Que me faça eu largar
A paixão por Jesus Cristo
E seu plano anunciar
Eu caminho resoluto
Com o espírito impoluto
Pela fé testemunhar

Dessa forma levo a vida
Não transformo a decisão
Que eu fiz por liberdade
DE seguir sua missão
Os meus pais me ensinaram
E assim me educaram
Para ser um bom cristão

PENSAMENTO DO DIA

“O valor de nossa vida é mensurado pela nossa capacidade de ser para o outro” ( Pe. Tula )

HISTÓRIADE CAUCAIA: Você sabia: Na Capela de Tucunduba em Caucaia foram sepultados os seguintes padres: Padre Domingos Dias da Conceição em setembro de 1862, que na época era capelão do Curato Senhora Santana, no mesmo lugar, e também o Padre José da Cunha Pereira em Março de 1878, que permaneceu dois anos como Cura de Tucunduba.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 26 de dezembro de 2011


Ainda vivendo as alegrias do santo Natal de Jesus Cristo, e guardando no coração este grande mistério da Encarnação do Verbo no coração da história, estamos mais uma vez aqui meditando a mensagem do Evangelho.
Neste dia o evangelho nos ensina que o nascimento de Jesus não veio simplesmente afastar de nós o pecado, mesmo tendo conhecimento de que a vinda do Salvador foi este sinal de que a vida veio ganhar um novo sentido, mas muitos mostraram a sua resistência em aceitar este projeto do Pai, e assim buscaram a sua própria condenação.
De outra forma, alguns daqueles que escolheram seguir fielmente os passos do mestre Jesus passaram por longas perseguições, e não tiveram uma vida muito fácil, sem nenhuma segurança para garantir suas próprias vidas.
Toda a rejeição que Jesus encontrou em sua caminhada defendendo um projeto de Salvação, passou também para aqueles que, de uma forma mais radical, aceitaram viver nos passos Dele, enfrentando as dificuldades que a missão reservava. Por isso a experiência de Jesus teve a sua continuidade no testemunho dos discípulos que levaram bastante a sério a sua adesão.
Na escolha pelo caminho de Jesus comportava uma força de vontade e ao mesmo tempo uma coragem muito grande, pois seguir os seus passos exigia uma transformação total na vida, não havia e nem tinha lugar a acomodação, mas as perseguições, os açoites, os flagelos que acompanhavam o ministério, aconteciam sempre, e era motivo de levar aos tribunais, para testemunhar com clareza a sua opção por Jesus Cristo.
Assim como Jesus veio anunciar a Salvação e se tornou motivo de contradição para muitos, a missão daqueles que optaram por Ele seria prontamente questionada dentro do contexto histórico de seu tempo, e boa parte preferiria permanecer no caminho do pecado, rejeitando a mensagem da Salvação anunciada por eles.
Hoje em particular quando lembramos a figura de Estevão que no início e surgimento das comunidades cristãs de Atos dos Apóstolos, foi apedrejado porque mostrou a sua obediência por seguir os passos da Igreja que nascia do Projeto de Jesus.
Diz a Bíblia que atiravam pedras em Estevão porque ele repetia sem cessar a invocação “Senhor Jesus recebe o meu espírito” e mais “Senhor não os condene por este pecado”, e dizendo tudo isto adormeceu e posteriormente morreu.
Por isso, refletindo este Evangelho de hoje, nós chegamos a conclusão de que a nossa fé cristã estava realmente marcada por ser uma história de muitos sofrimentos, perseguições, martírios. O projeto do mestre traz em sua essência um modelo novo de vida, o fascínio de se buscar uma nova maneira de sociedade, quando ainda vemos pessoas que são capazes de dar a sua própria vida por uma causa muito superior.
Não podemos deixar abafar a força do Evangelho em nós e na sociedade, pois é através da Palavra e da Missão que damos continuidade o verdadeiro sonho de Jesus Cristo, que foi trazer até nós a presença deste Reino. Neste sentido é que o discípulo de hoje deve considerar as dificuldades da missão como momento e circunstancia viável para se vislumbrar a possibilidade de poder se comprovar a grande profundidade de nossa escolha por Jesus Cristo e a riqueza do seu projeto de Salvação.

VERSOS DE HOJE – CRISTO, ONTEM, HOJE, E SEMPRE

Cristo ontem hoje e sempre
Fundamento da história
De nossa espiritualidade
Tem a força da vitória

Aprofunda a nossa fé
Este grande fundamento
E nos traz grande certeza
Da Aliança, o testamento

Cristo hoje é presença
Deste Reino projetado
O Evangelho é a fonte
Onde o mesmo é consagrado

Cristo sempre no futuro
Expressão de toda aliança
Com Deus Pai e o Espírito Santo
Razão de nossa esperança


O PENSAMENTO DO DIA

“Nos tornamos verdadeiros mestres da vida, quando formos capazes de conduzir todas as nossas emoções” ( Pe. Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA- Você sabia:

Em 04 de Novembro de 1816, o diretor dos índios de Soure-Caucaia, Capitão Inácio José Correia, pediu ao governador Sampaio que fosse construída a barragem da lagoa do PABUÇU, como meio dos habitantes se proverem de água potável e foi prontamente atendido, sendo aprovado em sessão da Câmara em 28 de novembro de 1816


  

sábado, 24 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL DO ANO 2011


MENSAGEM DE NATAL ANO de 2011

Para expressar o sentimento verdadeiro do Natal cristão são muitas as frases e palavras que encontramos para traduzir esta verdade.
São frases que apresentam riquezas de detalhes valiosíssimos que se  diz para todos nós como devemos celebrar o Natal de Jesus.
Poderíamos elencar alguns pensamentos que norteiam esta assertiva: “Deus armou a sua tenda entre nós”, “ Deus visitou o seu povo”, Deus se fez humano no humano”, Natal é o Deus conosco Emanuel, Natal é a festa da luz, Natal é o nascimento de Jesus, Natal é a festa da solidariedade Universal, e por aí se vai.
Eis que no meio das trevas e escuridão brilhou uma nova luz nasceu Jesus. Eis que vos trago uma boa notícia que será para todos os povos Nasceu em Belém Jesus o Salvador. Poderíamos ir bastante longe e expressar todos os conteúdos de frases e palavras que traduzem realmente o que é o Natal verdadeiro.
 Isto para desmistificar a idéia que muita gente faz desta festa grandiosa. Salientando as coisas que passam, deixando de abraçar a realidade que nunca passa que é JESUS.
Avaliar o sentido verdadeiro do Natal nos leva a perder até os parâmetros de sua existência para encontrar, uma só palavra uma só frase que diga tudo. Talvez uma palavra possa dizer tudo o que mais revela o mistério do Natal, ou seja, Natal é Jesus.
Por isso é que se torna agradável dizer que o Natal é verdadeiramente a presença de Deus no humano tornando-o sagrado. É Deus que por própria iniciativa achou por bem habitar e ficar junto com seu povo de uma maneira mais forte e palpável. Vivendo conosco, falando conosco no Cristo Jesus, como se reza muito bem numa das orações eucarísticas do lecionario do Altar.
A magnitude do mistério da Encarnação do Verbo nos diz com bastante clareza, que as promessas não são só promessas, mas as promessas expressam a realidade daquilo que Deus tinha pensado a respeito de cada um de nós,  estabelecer uma aliança de Amor, não só nas palavras, mas na PALAVRA feita carne no meio de nós.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Pelo mistério da Encarnação do Verbo houve um casamento entre a divindade de Deus, e a humanidade pecadora e sofrida, o divino entra definitivamente no humano, numa união que é praticamente inseparável, pois Deus visitou o seu povo e fez sua morada no meio de nós.
A iniciativa partiu de Deus, e o homem na sua totalidade é o grande beneficiado do poder de Deus na construção de uma nova história por este mistério de amor do Pai no Filho – na direção da humanidade.
Jesus Cristo foi para a humanidade o pivô deste grande encontro que veio ligar por assim dizer, o Céu a Terra, o Homem a Deus, a nossa história a eternidade. È uma aliança indissolúvel que não tem retorno, Deus veio entrou, talvez até contra a vontade de muitos, sem pedir licença, mas avisando que estaria com seu povo para ser o Seu grande ALIADO.
Jesus que no mistério do seu Natal veio de junto do Pai, representa a visibilidade da palavra de Deus que se tornou humana. O Falar e o Agir de Deus ganham sentido e conteúdo profundo a partir do mistério do nascimento de Jesus. As realidades se tornam mais claras e objetivas, pois Deus agora não fala por mensageiros, mas nos fala e age através de seu braço poderoso como cantou muito bem a filha predileta de Sião, Maria, a mãe de Jesus. O DEUS MENINO. Pois a fala de Deus, é o próprio Deus que fala através de Jesus, a ação de Deus é que vai mostrando em Jesus, os seus desígnios salvíficos na história do povo Israel e extensão para toda a humanidade.
O Natal de Jesus que celebramos é transmissão da força de Deus através dos gestos e palavras do Deus-Menino. O Deus dos pobres que nasceu entre os pobres para resgatar os pobres e pecadores.
A presença do Deus-Menino no Natal revela no ontem, no hoje e no sempre que Deus de fato quer resgatar com a grandeza de sua luz incandescente a humanidade toda decaída, e ao mesmo tempo ansiosa pela graça da Salvação que Jesus veio trazer.
Por isso, hoje o Natal celebrado por nós, vem trazer a possibilidade da experiência de chegar perto de Deus, que vem para perto de nós, pois Ele veio para mostrar a sua identidade e a intimidade que quer viver conosco. Deus veio a nós em Jesus Cristo no natal, semelhante a nós menos no pecado, justamente para nos dizer que Deus também é humano, mostra a sua face e se compadece de nós.
Na medida em que Jesus no seu nascimento mostrou que Deus desceu aos abismos da humanidade pecadora, nos dar a certeza que mais uma vez no natal do Senhor celebrado agora, temos a oportunidade de enriquecer a nossa espiritualidade, e celebrar com verdadeiro amor, com coração aberto esta vinda de Jesus, que mais uma vez passa em nossa vida.
Ah se muitos de nós aprendêssemos a lição de que o Natal deve ser vivido nesta dimensão. Só assim estaríamos mais perto de sonhar com uma sociedade melhor. Pena é que, O Natal é visto hoje como algo de festa sem conteúdo cristão, embora que aqui e acolá apareçam algumas experiências válidas que ajudam a descobrir que a estrela maior de Belém esteja brilhando na casa de cada um de nós. È o que nós desejamos neste natal. Que a felicidade e a paz reinem em cada coração




MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 24 de Dezenbro de 2011 - Lc, 1,67-79

A Salvação de Deus foi plenamente reconhecida por Zacarias através do seu cântico de louvoe e ao mesmo tempo, se tornou uma profecia. Toda esta salvação cantada em versos por ele, retraqta a maneira fiel com que Deus quiz realizar despertando no seu povo, o Poderoso Salvador Jesus Cristo que os profetas prontamente anunciaram. Aquilo que Deus havia pensado a respeito de toda a humanidade, no caso a libertação definitiva de todos os males, chegava ao seu apogeu depois de muitos anos de história. Ao filho de Zacarias, João Batista, estava reservada a tarefa de preparação definitiva da libertação que estava próxima. Com o Natal, renascia a esperança no meio do povo, justamente porque Deus não se esquecera das professias antigas. Estas mesmas professias vinham resgatar o povo da escravidão e coloca-lo na realidade prometida, ou melhor, na ação e missão de Jesus Cristo, o Salvador. João Batista seria profeta do altíssimo pois anunciaria a nova luz, a verdadeira luz, que vem brilhar no meio da escuridão e das trevas. Para ele era necessário trilhar os verdadeiros caminhos da paz, da justiça, abandonando por completo, a injustiça e a iniquidade que são frutos do pecado. O cântico de Zacarias saudando a vinda de seu filho João, representava ao mesmo tempo, um louvor de gratidão e por outro, um verdadeiro grito profético de que Deus estava plenamente com o seu povo. Desus iria realizar definitivamente suas promessas e vir em socorro do povo sofredor.

VERSOS DE HOJE - JESUS CRISTO

Vou dizer pra todo mundo
Que Jesus é o Salvador
Ele é o Emanuel
Deus conosco sim Senhor
Redntor da humanidade
Nosso Deus libertador

É o Filho de Maria
E adotivo de José
Que nasceu na Galiléia
E foi para Nazaré
Dponde veio sua Mãe
A mulher cheia de fé

Foi o grande missionário
Revelou nova aliança
Derramando o seu sangue
Aumentou a esperança
Deste povo a caminho
Que alimenta a confiança

Ao pregar o Evangelho
Transmitiu a boa nova
De uam nova socedade
Onde a vida se renova
Caminhando na justiça
É a nossa maior prova

HISTÓRIA DE CAUCAIA - Você sabia: Em 12 de Janeiro de 1825 começa o plantio de café na Serra da Rajada, e lá havia muitos negros escrabos que fugiam de Fortaleza, e no mesmo ano foi construída a Capela de São Sebastião que ainda hoje existe em plena funcionamento ao lado da Casa Grande e Antiga Senzala.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 23 de Dezembro de 2011 - Lc.1,57-66

Estamos diante do texto em que nos conta o nascimento de João Batista. Este acontecimento desencadeou uma série de detalhesque servem para mostrar o desabrochar do nascimento do Salvador Jesus Cristo. Nós percebemos ao ler o trecho indicado para hoje que a manifetação do poder misericordioso de Deus e o gesto carinhoso como os fatos são contados, nos sinalizam uma especie de preparação para a vinda do natal. Podemos dizer que o nascimento de João Batista teve o seu desenrolar em vista da maneira como o Pai conduziu as coisas para dar tudo dentro dos conformes. Quando João Batista nasceu, os parentes e vizinhos perceberam de fato, o que havia acontecido a Zacarias e a Isabel, era algo que, só a mão misericordiosa de Deus estava lá presente. De um lado, Zacarias homem já bastante velho, do outro, Isabel, idosa também, e além do mais estéril. Portanto, surgir um filho nesta situação, pensando em critérios exclusivamente humano, era algo inadimissível. Logo todos realmente chegaram a conclusão que obra de Deus. Neste sentido, é que nascendo desta situação. o questionamento surgiu. este menino deve ser alguém que venha abalar a humanidade com a sua missão, pois lembrava que o poder de Deus estava nele. Como também, tamanho e a extensão de sua missão estava aí para mostrar a verdade diante dos fatos. Outro detalhe de relevancia, o fato da mudez de Zacarias - onde a benevolencia de Deus viesse a beneficia-lo com a volta de sua fala. Assim que falou ordenara dar o nome de João ao seu filho. O menino seria o sinal permanente de que Deus "USA DE MISERICORDIA E É FAVORÁVEL". Nisto ainda podemos dizer, o fato fazia imaginar que, João seria portador da esperança, da misericordia e da consolação, trazendo a certeza de que todas as promessas dos profetas alcançariam a sua realização plena. Neste Evangelho vale salientar, o próprio Zacarias manifestou por um canto de louvor e gratidão, como Deus tinha sido favorável e benevolente com ele. Este louvor foi deveras providencial  porque não se deu pelo mero acaso, pois Zacarias também guardava no seu coração as experiencias vividas com seu povo. Desta forma pode deixar sair de seu peito a explosão de toda a sua gratidão a Deus. E ainda, o cântico de Zacarias era uma prova mais forte de que Deus começava a se manifestar na sua poderosa ação salvífica. Por isso hoje, os acontecimentos quer de alegria ou de tristeza, são elementos constitutivos que nos ajudam também a perceber a presença de Deus na nossa história. A caminhada que fizemos durante todo este Advento nos fez descobrir o CARINHO DE DEUS por nós. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE: O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

Terminou pra Isabel
O tempo da gravidez
Ela deu a luz um filho
Pois chegou a sua vez
E nascendo uma criança
Completou sua esperança
Deus cumpriu o que ele fez

Os vizinhos e parentes
Começaram a comentar
Que o Senhor havia sido
Muito bom em lhe ajudar
Isabel ficou feliz
E assim foi Deus quem quiz
Um filho presentear

Para a circuncisão
O menino foi levar
Com o nome d seu pai
Queriam logo batizar
Isabel porém falou
Este nome não colu
Pois é João que vou chamar

Não existe em sua família
Este nome de João
Foram feitos os sinais
Zacarias disse não
O seu nome na tabuinha
Escreveu numa só linha
O seu nome será João

Foi naquele mesmo instante
Que sua boca se abriu
Sua lingua se soltou
Pela graça que ele viu
Veio a admiração
O louvor e a gratidão
A promessa se cumpriu

Mas o meu tomou conta
Dos vizinhos e parentes
Vendo aquele acontecido
Que mexeu com suas mentes
Espalhou-se a história
Na Judeia a memória
Deus é de seus viventes

O menino que nascido
Qual destino ele terá
Foi o questionamento
Que surgiu lá no lugar
Mas de fato este menino
Será grande peregrino
No deserto a pregar

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia: O Padre José Rodrigues foi vigário de Soure-Caucaia e morou na FAZENDA SOLEDADE que era patrimonio desta Freguesia de Nossa Senhor a dos Prazeres, conforme ainda está expresso nos documentos patrimoniais da Diocese de Fortaleza, de onde Soure-Caucia foi dependente.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - 22 DE DEZEMBRO 2011

Encontramos no Evangelho deste dia, o cãntico de Maria louvando e agradecendo a Deus, as grandes maravilhas que ELE operou na sua vida. A grandeza de Deus se tornou bastante forte chegando ao patamar de Maria proromper de alegria num grito de louvor e gratidão, que não podemos medir e calcular a extensão de sua expressão. Ao mesmo tempo este cântico de Maria é a palavra mais profunda do clamor que estava guardado dentro do seu coração, como resultado de uma caminhada histórica daqueles que eperavam realizar a justiça em Israel, os chamados pobres de Javé. Maria através deste grito ao Deus aliado do povheia de vigor e eswperança de que Deus manifestou a força de seu braço.o, diz também da realização daquilo que este mesmo povo esperava em sua vida, que a história passasse a ser contada de uma maneira diferente. Eles reconhecem a vinda do Salvador como sinal de um novom tempo. As palavras de Maria são a prova mais pura e cabal de que Ela representa  a sintonia perfeita entre Deus e seu povo, que faz valer a justiça para isntaurar o Reino de Deus, que tanto as promessas dos profetas prognosticaram no decorrer dos tempos. O Hino de louvor de Maria traduz os sentimentos da libertação dos pobres, onde Ela mesmo diz da inversão dos valores da nova sociedade que Deus quer  - os poderosos serão derrubados de seus tronos, e os humildes serão exaltados, os famintos serão saciados e os ricos despedidos de mãos vazias. Estas palavras de Maria são um verdadeiro grito profético de uma mulher simples e pobre, porem corajosa e valente no bom sentido da palavra, que veio revolucionar o mundo com seu testemunho de Mulher da História, a bem-aventurada como disse Isabel. Também as mesmas palavras de Maria, cumprindo as promessas dos profetas, revela com clareza que Deus tomou de fato o partidos dos pobres, marginalizados, os esquecidos da sociedade, os sem voz e sem vez. Ela é a portadora fiel daquilo que Deus pensou a respeito de toda a humanidade. O Cântico de Maria também vem nos mostrar o desejo enorme de Deus estabelecer linhas diferentes a partir da vinda do Libertador. Os caminhos traçados por Deus independem da própria vontade de Maria, que apena do seu pobre coração, porém cheio de graça, explode de alegria e festa, num verdadeiro profetismo arrasador. Este louvor da Mãe de Deus deve ser também o nosso próprio louvor, este grito de liberdade e libertação, deve estar dentro de cada um de nós, que não devemos nos conformar com o atual estado de coisas da sociedade moderna e globalizante, que massifica as pessoas e os pobes e miseraveis são os mais atingidos nesta situação. O grito de Maria ainda revela um eco forte em nossos corações como apelo firme de que queremos celebrar o Natal do Senhor na direção da verdadeira felicidade, alegria e paz. Onde haja o Pão partidos em todas as mesas, onde hoje os famintos sejam saciados de sua fome de pão e de justiça, e haja sentimentos de: Igualdade, fraternidade, solidariedade entre nós. Que o Deus-Menino venha trazer esta mema esperança que3 Maria cantou e manifestou o poder de Deus com o Nascimento de Jesus. Deus vos abençoe.

VERSOS PARA HOJE: MAGNIFICAT

Maria cantou o Magnificat
A grande alegria do Senor
Pois realiza com este canto
A Promessa do Deus libertador

Maria cantou o Magnificat
É o grito do povo oprimido
Que luta em busca de Justiça
Mostrando ser povo escolhido

Maria cantou o Magnificat
Resposta de transformação
O SIM marcou a humanidade
Firmando a nossa Salvação

Maria cantou o Magnificat
Do Cristo que brota a esperança
Que o homem e o mundo se harmonizem
Trilhando o caminho da mudança

HISTÓRIA DE CAUCAIA - Você sabia - A extinção da escravidão negra em Caucaia extingui-se no dia 03 de Junho de 1883, quando se despendeu 2.960 reis para a libertação de 53 escravos, principalmente habitantes de Tucunduba e Serra da Rajada.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANDELHO DO DIA Lc.1,39-45 - 21 DE DEZEMBRO DE 2011

Hoje o Evangelho nos traz a visita missionária de Maria a sua prima Isabel. Esta visita serviu justamente para mostrar os verdadeiros sinais da personalidade de Maria, a Mãe do nosso Salvador.A sua ação deveras meritória, em se dirigir para as montanhas da Judéia para ir a casa de Isabel, revela o carater de sua disponibilidade total em servir alguém. Ela podia muito bem ter ficado em casa numa boa, pois tinha sido escolhido por Deus para ser mãe do Salvador, mas no entanto achou por bem prestar um serviço amoroso e serviçal a sua prima.Uma viagem longa com muitas dificuldades mas fez com maior carinho e dedicação. A condição em que estava lhe possibilitaria uma atitude de acomodação, mas não levou em conta isto, mostrou-se despojada de tudo e servidora da obra do Pai.A simplicidade e o carisma Nela encontrados revela bem a força do poder de Deus que nela encontrou a mulher talhada para esta missão especialíssima.Através da saudação que Isabel fez a Maria vem nos mostrar o quanto Maria era querida por Deus. Era portanto uma mulher abençoada, e pelo força de Deus trazia dentro de si o Próprio abençoado de Deus, Jesus Cristo. Maria era para Isabel portadora da graça maior e o penhor das benção do céu. Isabel manifesta a alegria de João Batista que pulou de alegria no seu ventre ao ver a Mãe do meu Senhor como ela revela muito bem em sua saudação. Dar-se portanto o encontro de duas mãe e de dois filhos. Isabel proclama bem forte que Maria era a Mulher bendita, bem-aventurada, por causa de sua fé no seu Deus, e porque foi capaz de acreditar em tudo aquilo que os profetas anunciaram. Na verdade as palavras de Isabel contidas em sua saudação carrega uma inspiração muito forte de alguém que Deus manifestou o seu poder de tornar o impossivel deveras possível. As palavras de Isabel tinham um alcance muito grande no coração de Maria, pois Ela não podia perceber as dimensões das memas na sua vida, limitando-se apenas em aceitar no seu coração a manifestação da grandeza de Deus que se fazia em si mesma. Maria a portadora da esperança estava alí para mostrar sua atitude de SERVA como bem ela falou ao receber a missão de Deus. Ser a mulher servidora e disponível nas mãos do Senhor, trazendo a riqueza do seu amor incondicional. Por isso Senhor nosso Deus ajude a todos nós a assimilar em nossa vida atitudes de doação e serviço, sobretudo neste tempo em que nos preparamos para mais um natal. Que através desses gestos aprendamos a grande lição do SERVIÇO como expressão profunda de uma espiritualidade mais forte e firme. Deus nos abençoe
VERSOS DE HOJE: AMAR É ISTO

Amar é isto
É ter Jesus habitando no meu peito
Me animando com a força do seu jeito
Me abraçando com o amor e o pedão
Amar é isto
É ser cristão bem consciente da igualdade
Amar a Deus amr o próximo de verdade
É caminhar nesta vida como irmão
Eu quero amar
Amar é isto
É ter certeza de que Deus está em mim
Eu quero amar, amar é isto
Eu vou viver a minha vida com este fim
Amar é isto
Ser solidário na tristeza e na dor
Ser companheiro na alegria e doador
É ter coragem de amar até o fim
Amar é isto
Ser dependente de meu Deus e meu Senhor
Me entregar de corpo e alma por amor
Viver a vida numa eterna comunhão

HISTÒRI DE CAUCAIA: Você sabia: A Estação Ferroviária de Caucaia foi inaugurada em Outubro de 1919.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mensagem do Evangelho - 20 de dezembro de 2011- Lc. 1,26-38

Maria teve um papel destacado no Advento da Salvação da humanidade, quando aceitou e acolheu a palavra de Deus e assumiu de uma maneira decisiva a maternidade do Messias Jesus. Esta escolha de Maria não pode explicar simplesmente no plano humano. Como o Evangelho nos diz, Maria era uma jovem prometida em casamento a José, que era então da descendencia de Davi. Sua condição social era de uma mulher pobre, portanto não era da nobreza real. Sua cidade natal era Nazaré, muita pequena e insignificante. Era bem claro no pensamento de Maria, que a idéia de ser mãe do Messias não havia condição de acontecer. De maneira puramente humana, ela achava que não possuía os requisitos necessários para ser a Mãe do Salvador. O momento em que Maria dialogava com o anjo, dava para entender bem claramente, qual a imagem que Ela fazia dela mesma, da mesma forma que Deus pensava Dela. Deus pensava que Ela era repleta de graças, muito querida por Ele pois a sua sintonia com O Deus Javé era algo bastante forte, era como disse Isabel a repleta de graças. Traduzindo isto em outras palavras, Maria seria a mulher detentora de  todos os elementos necessários para assumir tal prestimosa missão. Neste sentido ser a colaboradora imediata do projeto da Salvação da parte de Deus. Deus de fato queria uma pessoa despojada e diponíveel para que seu plano estivesse plenamente concretizado. Maria tinha a consciencia clara e objetiva de seu desafio, como também tinha clareza de suas limitações. Ela não pode imaginar que Deus tivesse por Ela uma predileção especial por Ela, tinha Nela uma confiança muito grande, e a certeza absoluta de que, seu plano era plenamnete realizável. Maria também estava longe de pensar nesta possibilidade de conceber pela ação do Espírito Santo, porque a ação de Deus na história se dava de uma maneira completamente diferente daquilo que pensava os homens, e Maria guardava isto no seu coração, tornando-se submissa a vontade de Deus. Por isso Ela disse: eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade. Por isso, pedimos neste dia que o Senhor nos ajude a aceitar o projeto de Deus na História no grande mistério do Natal que estamos prestes a celebrar. Assim como Maria foi humilde a esta tarefa, o Natal nos inspira todos os sentimentos de paz e solidariedae, na prática da jsutiça e na vivencia do amor fraterno. Deus abençoe a todos.

VERSOS PARA HOJE - MÃE RAINHA

Venerando a Mãe Rainha
Nossa Mãe e Padroeira
Nós cumprimos um dever
Pois Ela é medianeira
Mãe Senhora e Mãe Rainha
Mãe do povo e Mãe minha
Nossa Mãe, a verdadeira

Venerando a Mãe Rainha
Nossa prece sobe ao céu
Roga agora por nós todos
Colocando-nos seu véu
Vem proteje os romeiro
Que caminha o ano inteiro
No caminho para o céu




Venerando a Mãe Rainha
Mãe de Cristo o Salvador
Exaltada por nós todos
No cantar e no louvor
Coroamos tua imagem
Aplaudamos tua passagem
Tua imagem e teu andor


HISTÒRIA DE CAUCAIA

Você sabia: JOAQUIM DA CUNHA FREIRE, O BARÂO DE IBIAPABA, nome de uma rua de Caucaia, nasceu no dia 18 de outubro de 1827.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Evangelho do Dia

Mensagem; lC 1,5-25 - A vinda Jesus, mesmo tendo sido preparada no decorrer de toda trajetória histórica, teve em sua natureza uma preparação mais imediata.Muitos acontecimentos colaboraram para que este momento se tornasse gradiosa na história, desde as promessas dos profetas, especialmnete Isaias, que teve o cuidado de caminhar com o povo de Deus mostrando os meandros de sua caminhada com o Deus do pvo, uma momento de fidelidade e infidelidade, mas Deus, segundo o profeta nunca deixou o seu povo a margem da história. Outro que teve um papel fundamental neste mister foi o profeta João Batista, que no seu jeito austera pregou e viveu a penitencia e a conversão como instrumentos que levavam o povo a mudança de mentalidade e de sua vida. Outra personagem fundamental preparou esta vinda de uma maneira decisa, Maria, que pode através do seu SIM radical mudar os rumos da história da humanidade, pois nele as promessas se tornaram verdadeira e eternas. Hoje muitos acontecimentos nos levam a descobrir a dimensão profunda do Natal. Talve uma pergunta nos ajudará; Onde brilha a Luz de Jesus neste natal? Onde encontramos sinais de nascimento novo neste mundo marcado por ansiedades e contradições. A luz vai brilhar, tenho a certeza. Assim como Isaías, João Batista e Maria prepararam esta chegada do Messias, vivemos hoje estes tempos messiânicos. Por isso, nós pedimos hoje , neste dia, que o Senhor nos faça reconhecer esta presença da luz no mistério do natal que vamos celebrar. Deus abençoe a todos.
Versos de Hoje: VIVER A VIDA
Viver a vida de Deus
É uma graça bem maior
Sua garande intimidade
Faz o coração melhor
Nossa vida tem sentido
Nada mesmo de pior

Viver a vida de Deus
É ter paz na consciencia
O Deus penetra na mente
Abrindo a inteligencia
Madurando nosso corpo
No contexto da existencia

Viver a vida de Deus
É sentir o transcendente
Infundindo nossa alma
Com o espírito reluzente
Nos abrindo para o Pai
Nos tornando bem contente

Viver a vida de Deus
É ter a vida afinal
Vê presente na  história
A Jesus , o Deus Real
Do presente que é VIVO
De uma maneira Divinal

Mensagem de abertura

A partir desta data estamos querendo aproveitar este instrumento valioso que temos, para ocupar um espaço e evangelizar, através de nossas reflexoes que serão compartilhadas com todos. pedimos ao bom Deus que a sua  luz inspiradora, coloque em mim palavras ssimples sábias para colaborr com o cescimento humano e espiritual de nossa gente. Neste espaço estaremos emitindo opiniões sobre diversos assuntos que servirão para criar uma consciencia crítica de todos aqueles que tiverem a oportunidade de me acessarem. A sabedoria é fruto da observação e da experiencia. Nestes anos de vida prendemos muito, mas queremos aprender muito mais para ser util a desenvolvimento de uma sociedade humana, baseada na justiça e solidariedade e de uma verdadeira cukltura de paz, em vista da civilização do Amor. Pe. Tula