Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 29 de dezembro de 2011 - Lc.2,22-35


A apresentação de Jesus no templo e ao mesmo tempo, a purificação de Maria conforme o ritual judaico, revelam para nós a identidade do Messias, o Salvador. A presença de Simeão e da profetiza Ana no contexto desta apresentação servem para mostrar toda a trajetória da missão de Jesus Cristo no mundo e as conseqüências da mesma.
Conforme a Lei, todo primogênito pertencia a Deus, e por isso devia ser resgatado por meio de um sacrifício ao Senhor através da oferta de um cordeiro. No entanto quem era pobre podia oferecer duas rolas e dois pombinhos em lugar do cordeiro.
Jesus nasceu num lugar que era dominação do Império romano, portanto um lugar bastante pobre, e que o povo vivia numa situação bastante desconfortável, explorado e maltratado pelas forças imperiais. Jesus nasceu pobre, entre os pobres, e para os pobres.
Através deste ritual Jesus se tornava uma pessoa consagrada a Deus e ao Pai. Como sabemos por todo Evangelho a vida de Jesus não pertence a ELE mesmo, mas pertence ao Pai, como Ele afirmou tantas vezes no decorrer de sua missão, que  vontade Dele é fazer de maneira incondicional a vontade do próprio Pai. O Pai está em mim, e Eu estou no Pai.
Simeão e Ana presentes a este acontecimento trazem com bastante clareza a missão de Jesus para a história. Como pobres de seu tempo ele revela aquilo que estava cravado em seus corações, o grito de esperança e liberdade dos pobres de Israel. E o próprio Deus através da vinda do Salvador confirma para eles esta grande esperança que eles alimentavam nas suas vidas.
Simeão com clareza de expressão no seu Cântico revela a vida e a missão de Jesus Cristo: ser luz para iluminar as nações e manifestar a glória de Israel para todos s povos. Através da pessoa de Jesus a humanidade inteira poderia caminhar na estrada da vida sem tropeçar guiada pela verdadeira luz que veio a este mundo que é Jesus.
De acordo com as palavras do velho Simeão, Jesus estava destinado a ser para o mundo um verdadeiro sinal de contradição. E aquele que tivesse a coragem de seguir seus passos e acolher a sua mensagem de libertação, encontraria de fato, a Salvação. Por outro lado, a rejeição deste projeto, ocasionaria a iminente queda em suas pretensões.
Jesus seria para o mundo sinal de escândalo para uns e ressurreição para outros.
Por isso estava desenhado para toda a história como seria este fato, pois o profeta Simeão ainda acrescenta olhando para Maria, que uma espada traspassará o seu coração de dor, já preanunciando o sofrimento e a morte de Jesus. Nesta passagem do Evangelho vemos que Jesus, de fato vem como a verdadeira luz para ilumina vez por todas.

VERSOS DE HOJE – JESUS, DEUS DA VIDA

Jesus é o Deus da vida
Sua morte é o sinal
Donde veio Ressurreição
De maneira divinal

Jesus é o Deus da vida
Que venceu nosso pecado
No madeiro ELE morreu
Com seu sangue derramado

Jesus é o Deus da vida
Vida que brotou da morte
Um mistério revelado
Que mudou a nossa sorte

Jesus é o Deus da vida
Vida do Glorificado
Ressurgido e glorioso
Eis o grande resultado

Jesus é o Deus da vida
O mistério do Senhor
Que realiza nosso encontro
Na Igreja com amor

PENSAMENTO DO DIA

“As decepções que temos na vida nos servem de ensinamento para sempre retomarmos novos caminhos de esperança” ( Pe. Tula )


HISTORIA DE CAUCAIA: Você sabia:
Em 17 de Junho de 1883 falece na Serra da Rajada, distrito de Tucunduba-Caucaia, aos 78 anos de idade Manuel Nunes de melo, o Barão de santo Amaro, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza. O referido é membro de tradicional família portuguesa que veio ao Ceará e recebeu sesmaria na Serra da Rajada e em sua borda. Representa membros dos Nunes de Melo que ainda existem seus descendentes hoje em Caucaia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário