Toda Hora estarei com você

sábado, 24 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL DO ANO 2011


MENSAGEM DE NATAL ANO de 2011

Para expressar o sentimento verdadeiro do Natal cristão são muitas as frases e palavras que encontramos para traduzir esta verdade.
São frases que apresentam riquezas de detalhes valiosíssimos que se  diz para todos nós como devemos celebrar o Natal de Jesus.
Poderíamos elencar alguns pensamentos que norteiam esta assertiva: “Deus armou a sua tenda entre nós”, “ Deus visitou o seu povo”, Deus se fez humano no humano”, Natal é o Deus conosco Emanuel, Natal é a festa da luz, Natal é o nascimento de Jesus, Natal é a festa da solidariedade Universal, e por aí se vai.
Eis que no meio das trevas e escuridão brilhou uma nova luz nasceu Jesus. Eis que vos trago uma boa notícia que será para todos os povos Nasceu em Belém Jesus o Salvador. Poderíamos ir bastante longe e expressar todos os conteúdos de frases e palavras que traduzem realmente o que é o Natal verdadeiro.
 Isto para desmistificar a idéia que muita gente faz desta festa grandiosa. Salientando as coisas que passam, deixando de abraçar a realidade que nunca passa que é JESUS.
Avaliar o sentido verdadeiro do Natal nos leva a perder até os parâmetros de sua existência para encontrar, uma só palavra uma só frase que diga tudo. Talvez uma palavra possa dizer tudo o que mais revela o mistério do Natal, ou seja, Natal é Jesus.
Por isso é que se torna agradável dizer que o Natal é verdadeiramente a presença de Deus no humano tornando-o sagrado. É Deus que por própria iniciativa achou por bem habitar e ficar junto com seu povo de uma maneira mais forte e palpável. Vivendo conosco, falando conosco no Cristo Jesus, como se reza muito bem numa das orações eucarísticas do lecionario do Altar.
A magnitude do mistério da Encarnação do Verbo nos diz com bastante clareza, que as promessas não são só promessas, mas as promessas expressam a realidade daquilo que Deus tinha pensado a respeito de cada um de nós,  estabelecer uma aliança de Amor, não só nas palavras, mas na PALAVRA feita carne no meio de nós.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Pelo mistério da Encarnação do Verbo houve um casamento entre a divindade de Deus, e a humanidade pecadora e sofrida, o divino entra definitivamente no humano, numa união que é praticamente inseparável, pois Deus visitou o seu povo e fez sua morada no meio de nós.
A iniciativa partiu de Deus, e o homem na sua totalidade é o grande beneficiado do poder de Deus na construção de uma nova história por este mistério de amor do Pai no Filho – na direção da humanidade.
Jesus Cristo foi para a humanidade o pivô deste grande encontro que veio ligar por assim dizer, o Céu a Terra, o Homem a Deus, a nossa história a eternidade. È uma aliança indissolúvel que não tem retorno, Deus veio entrou, talvez até contra a vontade de muitos, sem pedir licença, mas avisando que estaria com seu povo para ser o Seu grande ALIADO.
Jesus que no mistério do seu Natal veio de junto do Pai, representa a visibilidade da palavra de Deus que se tornou humana. O Falar e o Agir de Deus ganham sentido e conteúdo profundo a partir do mistério do nascimento de Jesus. As realidades se tornam mais claras e objetivas, pois Deus agora não fala por mensageiros, mas nos fala e age através de seu braço poderoso como cantou muito bem a filha predileta de Sião, Maria, a mãe de Jesus. O DEUS MENINO. Pois a fala de Deus, é o próprio Deus que fala através de Jesus, a ação de Deus é que vai mostrando em Jesus, os seus desígnios salvíficos na história do povo Israel e extensão para toda a humanidade.
O Natal de Jesus que celebramos é transmissão da força de Deus através dos gestos e palavras do Deus-Menino. O Deus dos pobres que nasceu entre os pobres para resgatar os pobres e pecadores.
A presença do Deus-Menino no Natal revela no ontem, no hoje e no sempre que Deus de fato quer resgatar com a grandeza de sua luz incandescente a humanidade toda decaída, e ao mesmo tempo ansiosa pela graça da Salvação que Jesus veio trazer.
Por isso, hoje o Natal celebrado por nós, vem trazer a possibilidade da experiência de chegar perto de Deus, que vem para perto de nós, pois Ele veio para mostrar a sua identidade e a intimidade que quer viver conosco. Deus veio a nós em Jesus Cristo no natal, semelhante a nós menos no pecado, justamente para nos dizer que Deus também é humano, mostra a sua face e se compadece de nós.
Na medida em que Jesus no seu nascimento mostrou que Deus desceu aos abismos da humanidade pecadora, nos dar a certeza que mais uma vez no natal do Senhor celebrado agora, temos a oportunidade de enriquecer a nossa espiritualidade, e celebrar com verdadeiro amor, com coração aberto esta vinda de Jesus, que mais uma vez passa em nossa vida.
Ah se muitos de nós aprendêssemos a lição de que o Natal deve ser vivido nesta dimensão. Só assim estaríamos mais perto de sonhar com uma sociedade melhor. Pena é que, O Natal é visto hoje como algo de festa sem conteúdo cristão, embora que aqui e acolá apareçam algumas experiências válidas que ajudam a descobrir que a estrela maior de Belém esteja brilhando na casa de cada um de nós. È o que nós desejamos neste natal. Que a felicidade e a paz reinem em cada coração




Um comentário:

  1. MENSAGEM BONITA ESSA PADRE TULA PARABÉNS PELO SEU BLOG MAIS UM PARA O POVO DE CAUCAIA.

    ResponderExcluir