Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 30 de Dezembrobro de 2011 - SAGRADA FAMÍLIA


Hoje nós celebramos o dia da Sagrada Família, Jesus, Maria e José. Esta comemoração nos convida a uma reflexão profunda sobre a realidade de nossas famílias nos tempos modernos.
Quando olhamos a situação das nossas famílias não podemos dizer que o aparato familiar corresponde aquilo que se espera de um ideal alentador. Os processos de desagregação, de instabilidade e insegurança que vemos não nos animam com boas perspectivas. Mas, mesmo neste processo não podemos desanimar, pois devemos procurar soluções para fazer com aconteça novos caminhos.
Há muito tempo nós ouvimos dizer que: a família é a célula básica da sociedade, e através dela se constrói esta mesma sociedade. Esta assertiva de certo modo é verdadeira, pois se olharmos o processo de formação da sociedade moderna, encontraremos muitos descaminhos e até fatos lamentáveis que julgamos impossíveis acontecer.
Podemos dizer que é na família onde se desenvolvem as primeiras relações sociais, onde nós começamos a aprender o processo de interação, e o fortalecimento de nossas relações interpessoais.
E aí podemos perguntar: Como vai a família? Ou, a família como vai? Ouvimos estes dois questionamentos num passado não muito recente quando a Igreja nos lembrou em Tema da Campanha da Fraternidade, a preocupação para fazer refletir esta proposta desafiante.
Na verdade chegamos a conclusão de que algo estar muito a desejar, pois aos poucos este sentido de uma família mais harmônica, estável, está perdendo o seu valor, e também, os elementos que a constituem não nos deixam bastante animados. No entanto, esta realidade não invalida a nossa preocupação e o desejo de repensarmos na estabilidade da família, e encontrar possíveis soluções que venham a dar uma nova fisionomia a este processo.
Dizemos isto porque o mundo moderno, às vezes inviabiliza a busca desta estabilidade da família. Mas temos que construí-la não nos moldes do passado, e sim adequando as realidades do presente.
Por exemplo, no passado éramos educados para obedecer, e hoje a realidade é outra, a educação familiar passa pelo jeito diferente de se buscar a responsabilidade como suporte para uma boa convivência.
Quantas vezes ouvimos dizer, “eu fui educado com pirão e tabefe”, claro que não pode mais ser visto como expressão de educar. Este comportamento funcionou muito a tempos atrás, mas hoje não encontra respaldo, pois esta atitude gera uma serie de conseqüências desagradáveis.
Mas, as duas coisas colocadas aos nossos olhos podem nos ajudar a descobrir novos caminhos que viabilizem um futuro muito promissor na formação de famílias mais saudáveis. O que se espera é que haja verdadeira sintonia de aspirações entre pais e filhos, esposos e esposas.
A família ainda poderá a ser esta verdadeira célula quando resgatarmos a sua direção certa, ou pelos menos encontremos novas prerrogativas que nos ajudam a enxergarmos novos horizontes, e só assim, poderemos sonhar de novo com a construção da família santuário da vida.
Por isso, tenhamos aos nossos olhos no dia de hoje, o exemplo maior da família de Nazaré, Jesus, Maria e José, que em meio a tantas dificuldades se apresenta ainda como verdadeiro modelo de imitação das nossas famílias.
Maria, mulher modelo de esposa, preocupada e atenta com sua família, sintonizada com seu Deus, presença viva na história de seu povo. Tudo isto fez com que a solidez de sua atitude ajudasse a dar sentido ao seu papel de mulher, esposa e Mãe. Nela residia a consciência precisa e exata do seu ser pessoa integrada na missão que lhe foi confiada. Ela soube dar este testemunho de esposa fiel e obediente a vontade de Deus. Também não é desta maneira que devem ser as esposa e mães de hoje?
José de quem nos fala as Escrituras, homem justo e fiel, prudente e exemplo de esposo e Pai piedoso, companheiro inseparável de Maria, atento também a missão que lhe foi confiado pelo Senhor, partilhou com ela as alegrias e as dificuldades do seu tempo, mas também sintonizado com seu Deus. E aí, porque os esposos e pais não seguem esta mesma lição e procuram estruturar as suas vidas seguindo os conselhos evangélicos, e não vivendo de acordo com que lhe convém?
Por que não tomamos em nossas famílias este modele ideal de virtudes? Será que vivendo estes exemplos não teremos bem próximo uma sorte melhor para a sociedade com famílias mais ajustadas? Como podemos construir famílias sem a presença de Deus, sem espiritualidade? Swerá que juntar-se apenas homem e mulher debaixo do mesmo tempo de maneira inesperada e irresponsável poderemos sonhar com coisas possíveis de bom acontecer?
Por isso, jovens de hoje, um conselho bom e bastante prático: preparem-se melhor para descobrir a sua vocação dentro da sua própria família, force a barra e procura criar este espaço para o seu futuro ser melhor. Não construam suas famílias pelo mero acaso e de maneira imprevisível, pois boa coisa não vai acontecer.
Aproveitemos hoje nesta festa da Sagrada Família para rezar unidos pelas nossas famílias, pela sua estabilidade. Os pais conscientes da sua obrigação e missão, os filhos voltados para consciência de unidos construir algo de novo e a família volte a ser o celeiro da alegria, do amor e da paz. Que haja verdadeira unidade em meio a tantas adversidades. Deus nos abençoe.

VERSOS DE HOJE – A FAMILIA

A família é a base
Desta nova sociedade
Pais e filhos reunidos
No amor, fidelidade
Ao viver a harmonia
Com maior sinceridade

A família é modelo
De uma comunidade
A Igreja doméstica
A espiritualidade
Santuário desta vida
Um exemplo de unidade

A família do passado
Teve um jeito de educar
Educar pra obedecer
E também pra apanhar
Porém hoje é diferente
A família vai mudar

A família de hoje em dia
Trem que ser bem diferente
Não s pode mais bater
Pois é gesto inconseqüente
A responsabilidade
É um modo consciente

PENSAMENTO DO DIA

“O Evangelho é uma luz verdadeira que ilumina e guia nossos passos na direção do Deus da vida” ( Pe. Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia:

Em dezembro, no Natal de 1948, o Padre Antonio Kaas, então vigário na época fez um grande protesto na matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, não celebrando a chamada Missa do Galo, porque organizaram dança por ocasião do horário da Missa. Com isto as pessoas do interior ficaram prejudicadas, pois voltaram sem assistir missa. Este protesto foi publicado na  GAZETA DE NOTÍCIAS









Nenhum comentário:

Postar um comentário