Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO EVANGELHO - 28 de Dezembro de 2011 - Mt.2,13-18


O mistério do Natal veio trazer para a humanidade uma marca profunda na história da salvação. Quando Jesus, o Deus-Menino se manifestou, o mundo inteiro se abalou com sua presença questionadora que veio solidificar todas as promessas dos profetas.
Aqueles que queriam continuar com suas regalias, e os que desejavam perseverar nos seus esquemas pecaminosos, se sentiram incomodados com esta presença de Jesus Cristo.
Mais ainda, a sua pregação comportava uns critérios novos de vida, que na sua natureza iam de encontro aos interesses dos poderosos da época. Seus modos de vida  começavam  a ser abalados na sua raiz, pois a dureza da proposta de Jesus contestava em muito as suas prerrogativas.
Por isso a matança das crianças na cidade de Belém era o reflexo do que, iria acontecer no futuro com Jesus começava a se manifestar através deste gesto desesperador dos seus opressores. Como se poderia imaginar que uma criança viesse a provocar uma ira tão marcante no coração do Rei Herodes? A sua autonomia parecia ser abalada com a presença do Deus-Menino, e por conseqüência ordenou a matança de todas as crianças do sexo masculino para justamente chegar a Jesus.
Este ato de Herodes expressava a sua insegurança no poder, e também, ele se sentia desfigurado, pois segundo as profecias Jesus viria restaurar a realeza de Israel. Então no coração de Herodes não havia espaço nenhum para gestos de amor, mas o poder era o seu verdadeiro fascínio.
A atitude de Herodes, hedionda por sinal, revelava na sua íntegra as suas oposições radicais ao próprio Deus, que através do seu gesto, rejeitava Jesus Cristo, que era a presença de Deus no mundo. Este fato da matança indiscriminada dos inocentes revelava também a dureza de seu coração que buscava o poder para se servir do mesmo, e não como ação de serviço ao seu povo. E fazendo desta maneira rejeitando a Jesus, o Filho de Deus estava rejeitando o próprio Deus.
Mas a história bíblica nos conta que a ação providencial de Deus se tornou manifesta, pois José entra no contexto da história e vai em fuga para o Egito, levando o Menino e sua Mãe.
A perseguição e a morte sempre acompanharam aqueles que queriam seguir fielmente os passos de Jesus. Não foi só no passado, mas também no presente de nossa história temos referencias bastante claras que o projeto de JESUS, sendo assumido com radicalidade, traz conseqüências desagradáveis para quem o assume. A não ser que o cristão de hoje queira viver uma fé puramente sentimental, romântica e fantasiosa, sem compromissos, alheio a realidade e aos desafios constantes da sociedade moderna.
Os meninos inocentes foram mortos por causa de Cristo, eles seguem o cordeiro sem mancha, e por isso cantam a Glória do Senhor. Nesta lembrança de hoje, lembremo-nos de tantas crianças que são mortas pelo aborto, que não chegaram a nascer por ignorância de tantas mulheres e também, da consciência suja de muitos que não valorizam a vida.
Este dia de hoje, serve também para a gente pensar numa luta constante para que a vida alcance a sua dimensão maior no tocante a defesa dos direitos do cidadão que até se diz, que não pediu para nascer mas que merece um tratamento digno.
Hoje os santos inocentes proclamam a Glória de Deus nas pessoas de tantos inocentes que vemos suas vidas ceifadas e interrompidas pela luta desenfreada das drogas e da prostituição. Dai-nos nesta ocasião a força necessária para lutar contra esta situação, dando um pouco de nosso tempo e nossa vida para professar nossa fé através de nossas palavras e ações.

VERSOS DE HOJE – ACOLHIDA AOS PEQUENOS

Nós fazemos obrigação
De servir ao companheiro
Pra cristão não é favor
É um gesto hospitaleiro
Acolher os pequeninos
Neste gesto mensageiro

Muita boa acolhida
Que nós damos aos pequeninos
São pessoas portadoras
São os nossos peregrinos
Que Jesus sempre acolheu
As crianças e os meninos

Nós devemos nos abrir
Para o outro que nos vem
Nos pedindo nossa ajuda
Pois não sabem e não tem
Sua mão bem estendida
Ele espera o pão que vem

O segredo deste mundo
É aprender a partilhar
O que somos e o que temos
Não pensar em se fechar
Mas abrir o coração
Para o outro se alegrar

PENSAMENTO DO DIA

“Os sofrimentos nos trazem muitas dores, mas por outro lado, nos fazem crescer numa dimensão muito superior” ( Pe. Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia:

O primeiro Cemitério de Caucaia encontrava-se bem próximo ao centro da Aldeia, onde hoje está localizadas e as Maternidades Paulo Sarasate e parte do atual terreno onde se encontra a construção do Shoping e sua rua paralela. Este cemitério foi transferido para o atual da cidade que teve sua construção em 1880.





Nenhum comentário:

Postar um comentário