Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELDO - Dia 03 de Fevereiro de 2012


O Evangelho de hoje nos traz a narração da morte do profeta João Batista, que vem nos mostrar o destino de Jesus e de todos aqueles que seguem fielmente os seus passos. A morte de João Batista tem o seu lugar num banquete de gente bastante rica e poderosa.
João Batista pregava com muita clareza e veemência a transformação radical da sociedade, e por isso foi assassinado por aqueles que se sentiam incomodados sua a dureza de sua pregação.
Neste ambiente Jesus aparece no cenário da história dando continuidade a pregação de João Batista, e fez com que muitos até fizessem uma confusão a respeito da personalidade de Jesus.
Herodes com seus comparsas até perguntavam e diziam, João foi morto, será que ressuscitou, pois vemos este homem falando e pregando abertamente. Foi por isso que a corte de Herodes quando viu Jesus pregando logo pensou tratar-se de João Batista que continuava operando milagres no meio do povo.
Esta confusão na cabeça deles corria por conta de que a pregação de João Batista era conhecida por um projeto que tinha como princípio a defesa implacável da verdade. Nem mesmo o Rei escapou de ser denunciado quando tomou para si a mulher de seu irmão, neste mister o profeta bateu forte e não poupou de forma alguma aquela atitude pecaminosa.
E João disse categoricamente “ Não é permitido casar-se com a mulher de seu irmão”. Então o discurso de João tinha uma força muito grande e sua denúncia profética fazia mexer com as estruturas do seu tempo.
Mesmo sendo uma pessoa frágil em sua estrutura física não se intimidou diante da fúria do Rei, mas deixou bem claro que o seu compromisso era com a verdade, doa a quem doer.
João Batista não fazia conchave com ninguém que estivesse em situação irregular e sendo responsável pela prática da injustiça. Nele não se concentrava o medo de ninguém, mesmo que para as suas denuncias tivesse que pagar um preço muito alto, até se expondo a morte, como de fato aconteceu.
João Batista tinha um só compromisso, era ser fiel a Deus e suas promessas, obedecer de uma maneira incondicional à vontade de Deus. Ele fora escolhido como profeta, e sendo assim, carregava em seus ombros a responsabilidade de ser fiel aos planos do Pai.
Mas em tudo isso vê que a missão de João Batista já era um pré-anuncio da missão de Jesus Cristo, e daqueles que o seguiam.
Aqueles que seguiam a Jesus teriam que contar com a sua rejeição, e conseqüentemente com a sua morte. Isto acontecia na maioria das vezes que os discípulos se colocavam totalmente contra a opinião dos poderosos daquele tempo, e não se sujeitar a prepotência deles e de seus caprichos.
O modelo de vida que João Batista deixou, serviu de grande inspiração para aqueles que queriam levar as coisas a sério. Em João as limitações de o seu agir profético ultrapassava os limites do seu próprio ser. Este modelo de inspiração fez com muitos tomassem uma postura diferente, de não se curvar diante das perseguições que aparecessem na vida.
O testemunho e o serviço do Reino comportava uma coragem muito grande no que diz respeito a palavra da verdade, que levava o compromisso de perder até mesmo a sua própria vida.
Jesus dando continuidade esta missão revelou com bastante clareza qual era a vontade do Pai a respeito do Homem e do mundo. E foi por isso mesmo que Jesus foi confundido com João Batista, pois seu projeto de vida era com a verdade, a justiça, o amor e paz.
Para a realização deste projeto Jesus passou pelas perseguições e a morte foi o prémio alcançado pela radicalidade de sua missão, a obediência a vontade do Pai, fez com Jesus manifestasse toda a sua missão, e quem quisesse seguir os seus passos deveria tomar a sua Cruz e, caminhar com Ele nas estradas da vida.


VERSOS DE HOJE – SÃO BRAZ – GARGANTA


Nossa religiosidade
Tem riquezas divinais
Vai passando a idade
Com matizes sem iguais

Hoje se benze a garganta
Com a benção de São Braz
E alegre o povo canta
A saúde que ele traz

Pois nos livre das doenças
Que afligem nosso povo
Mais aumenta nossa crença
Ao vivermos mundo novo

Duas velas colocadas
Na garganta do fiel
E nos é depositada
Todas bênçãos lado céu

Quero agora agradecer
A saúde recebida
E a Deus oferecer
Todo esforço desta vida


PENSAMENTO DO DIA

“A esperança de viver, nos dá a certeza de que a vida tem um valor incomensurável” Pe Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Antônio José Correia Filho casou-se com Ana Ernestina da Mota Correia, e tiveram os seguintes filhos:

Antônio da Mota Correia, casado com Beatriz Forte Correia
Edson da Mota Correia, casado com Januza da Mota Correia
Edgar da Mota Correia, casado com Rosa da Mota Correia
José da Mota Correia, casado com Edna Viana Correia
Odília Correia Viana, casada com Napoleão Viana
Tobias da Mota Correia, casado com Francisca de Góis Correia
Ercília Correia Barroso, casada com João Barroso Valente

Comentário: Antônio José Correia Filho era filho do Coronel Correia, portanto, avô do Tenente Edson da Mota Correia, depois, Napoleão Viana, pai do Ernani Viana casou-se a primeira vez com uma irmã do Tenente Edson, no caso Dona Odília, outro detalhe importante, Tobias Correia casou-se com Francisca de Góis que é a Tia do nosso Prefeito Washington Góis, irmã do Armando de Góis pai do Prefeito. Amanhã daremos mais detalhes e comentários.
Leia e Passe adiante


Nenhum comentário:

Postar um comentário