Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 28 de Fevereiro de 2012 - Mt 6,7-15

MODELO DE ORAÇÃO
A oração é fruto de uma conversa íntima com Deus, dentro de uma perfeita relação amorosa da criatura com o criador. Estabelece-se um diálogo em que a fala de Deus se torna presente em toda a sua gratuidade de Pai no coração do homem que responde afirmativamente a este convite, e na sua súplica mostra toda a sua confiança na sua bondade.
O relacionamento que existe entre o criador e a criatura nem sempre alcança do homem a transparência que Deus transmite. Esta relação de amor do Pai é algo preciosa que dentro do contexto humano, às vezes, o Homem se torna incapaz de entender a profundidade deste amor.
Por isso Jesus Cristo, ao ensinar os discípulos a rezar, não colocou aos seus olhos, muitas fórmulas e palavras, mas nas entre linhas deixou claro que, a verdadeira oração que agrada a Deus, deve ser resultado de uma entrega confiante e serviçal à vontade do Pai.
Quanto se trata de relacionar-se com Deus, qualquer ser humano deve se sentir submisso a vontade do Pai, pois só ELE sabe realmente de que somos merecedores, pois quando se trata da oração nesta perspectiva, nem todas as vezes, o ser humano é capaz de descobrir esta dimensão profunda do diálogo constante com Deus, e estabelecer este relacionamento.
Existe entre nós, a grave tentação de transformar Deus num almoxarifado, onde queremos depositar nele todas as nossas lamentações, pedidos, preces, dívidas (do gênero: Deus lhe pague, e por aí se vai), e pior ainda, de querer por exigência nossa, que Deus venha resolver todos os nossos problemas, das nossas pendencias humanas. Quantos na sua oração fazem de Deus, o grande utilitário, aquele que resolve problemas, para tomar decisões por nós?  
Mas no Evangelho de hoje, Jesus nos ensina outra coisa completamente diferente daquilo que muita gente pensava naquela época, e porque não, ainda hoje também acontece. Jesus teve a coragem de denunciar determinados tipos de oração e, indicou uma tendência certa para que se fizesse uma oração mais forte e consistente, cheia de conteúdo e, ao mesmo tempo simples de rezar.
Conforme Jesus falou a oração é um diálogo com o Pai, que não se coloca na mesma altura do orante. Deus é santo, está no céu, mas está muito perto de nós, junto daquele que reza, pede implora com toda confiança entrega total. A atitude que Jesus apresenta na oração ao Pai, é que, o orante deve estar em total submissão, humildade e reverencia a vontade DELE.
Aquilo que deve ser o grande desejo de quem ora, deve ser, que o acontecimento maior existente na face da terra, se consumado na presença do Reino de Deus. Este acontecimento é a plataforma, se podemos dizer, assim, do projeto de Jesus na história de toda humanidade, e que, todas as pessoas possam se submeter a este projeto. “Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade”.
Jesus nos mostra, tudo tem a sua origem verdadeira no Pai, até mesmo o pão da vida, que no ensinamento de Jesus, é uma das grandes preocupações paterna e materna de Deus pelo o homem. Ele nos ensina que nós devemos, apesar de Deus saber de nossas necessidades, pedir o nosso pão de cada dia. Como que em súplica que não nos falte o nosso sustento diário, pelo trabalho que produzimos, com o suor derramado.
Aquele que reza ao Pai deve ter consciência clara e precisa que Deus conhece as nossas fraquezas e iniquidades, que nos perdoa, nos ama e nos quer bem, mas deseja também que aprendamos a lição do amor e do perdão. A oração por ser uma entrega confiante a vontade de Deus, impõe em cada um de nós, o dever de justiça e obrigação, pedir perdão a Deus, mas ao mesmo tempo, termos a capacidade e o alcance de perdoar aos nossos irmãos.
Temos a certeza absoluta, Deus está sempre disposto, a tempo e a hora, para nos perdoar de todo o coração, confiando na sinceridade de nosso arrependimento de pecador que, diante de tantas fraquezas que cometemos, estamos dispostos também a nos redimir de nossas infidelidades.
Finalmente, o ensinamento de Jesus sobre a maneira de nossa oração ser mais proveitosa, consiste em, não nos deixar levar tão facilmente, pela tentação da maldade, que nos afasta de uma maneira incondicional de Deus, quebrando assim todo diálogo com Ele.
Jesus ensina que não podemos prescindir do Pai, Ele mesmo mostrou em todo o seu ministério “o seu alimento era fazer a vontade do Pai, e suas palavras não eram suas , mas do Pai que me enviou, como também as suas obras eram do Pai”.
Por isso aprendemos a rezar nesta perspectiva, colocando sempre os nossos lábios, voz e coração, e afinal, todo o nosso ser, abrindo-nos para o Pai de bondade, que escuta o nosso apelo, o clamor de nossa prece, e também, se abra para as necessidades do mundo todo que nos rodeia. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – ORAÇÃO
Sentei-me para rezar
Uma grande oração
Recitando sem cessar
Coisas do meu coração

Palavras proferidas
Saídas desta boca
Dizendo assim seja
Com a voz muito rouca rouca

Eu rezava Ave-Maria
Pai-Nosso com atenção
E brotava a alegria
Dentro do meu coração

Oração que sai do peito
Uma prece ao Senhor
E eu rezo deste jeito
Com a fé e mais ardor

O ardor da oração
É um fato incontestável
Pois bota sua mão
E seu gesto incomparável

PENSAMENTO DO DIA
“Em nossa oração falemos pouco, e deixemos deixar falar ao coração” Pe. Tula
HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
Hoje apresentamos os descendentes dos três matrimônio de JOSÉ DA COSTA GADELHA:
José da Costa Gadelha com Dona Mariana de Souza
   Francisco Xavier Gadelha
   Jorge da Costa Gadelha
   Cosme da Costa Gadelha
José da Costa Gadelha com Dona Maria Rosa Cavalcante
   Lourenço da Costa Gadelha
   Vitória da Costa Gadelha
   Úrsula da Costa Gadelha
   Maria da Costa Gadelha
   Manuel da Costa Gadelha
José da Costa Gadelha com Dona Maria Teixeira da Silva Albuquerque
    Antônio da Silva Gadelha
    Manuel da Costa Gadelha
   Francisco Xavier Gadelha
   Jorge Xavier Gadelha ( morreu pequeno )
Amanhã daremos continuidade a descendência dos COSTA GADELHA, quem é atualmente desta descendência em Caucaia, pode até identificar o seu tronco principal ou nos fornecer mais dados para nossa pesquisa de descendências do Município. Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário