Toda Hora estarei com você

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 18 de Fevereiro de 2012 - Mc 9,2-13


O Evangelho de hoje nos apresenta o episódio da transfiguração de Jesus no Monte Tabor diante de seus discípulos, Pedro, Tiago e João.
O Mistério da transfiguração revelou para o mundo toda a verdade absoluta a respeito do Messias e sua missão. Neste mistério a condição do Filho amado de Deus transparece de uma maneira definitiva e total.
Os três discípulos são testemunhas do fato e podem atestar toda essa verdade em suas vidas. Eles não teriam nenhuma razão para se enganar diante do fato, pois estava presente ali o Servo Sofredor de quem nos fala o profeta Isaías. O Filho de Deus é quem seria pregado na Cruz.
No relato Moisés e Elias aparecem conversando com Jesus, simbolizando todo o eixo principal das Escrituras Sagradas, a Lei e os Profetas, onde se centralizava a Pessoa de Jesus.
Jesus era o Messias cuja vinda tinha sido preparada, e de maneira ansiosa esperada ao longo dos séculos. Toda a história da humanidade apontava para Ele, e precisamente Nele que encontrava a plenitude de todos os tempos.
Depois vemos no Evangelho, a intervenção do Pai no meio das nuvens, traz para nós o acontecimento do Batismo do Senhor no Jordão por João Batista outrora, o Pai havia constituído seu Filho para falar em seu nome e fazer o convite para que todos ouvissem sua voz.
Agora por este relato, o Pai vem confirmar a mesma missão a Jesus Cristo de revelar para o mundo o seu projeto de Salvação para toda a humanidade. E os discípulos nos seus momentos difíceis de caminhada foram novamente convidados a dar credibilidade asa palavras do Mestre Jesus.
Não era possível se defrontar com a Cruz se não tivesse uma confiança absoluta nas promessas e nas palavras Dele.
Viver a experiência da Transfiguração fez com os discípulos ficassem mais consolados, há ponto de despertar neles a idéia de permanecer naquele lugar, quando Pedro fez a proposta de construir três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e a terceira para Elias.
Mas o que vemos e refletimos, é que a Transfiguração foi apenas uma parada na grande caminhada de Jesus para o Calvário, a fim de realizar o mistério da Salvação da humanidade.
Jesus diz claramente a Pedro que era preciso caminhar, ir a frente, continuar a missão. Parece que Jesus vai de encontro ao comodismo dos discípulos que queriam ficar no bem bom, parados no lugar e não pensar mais em outra coisa.
Por este Evangelho, Jesus nos convida, sobretudo a mudar a nossa mentalidade, não só as nossas aparências. Temos até que tirar nossas máscaras que nos impedem de sermos nós mesmos. Determinadas pessoas aparentam uma coisa, mas é outra diferente.
Podemos dizer que estamos no mundo de hoje em crise de personalidade, temos vergonha de transparecer para os outros, o que realmente somos e temos.
A Transfiguração de Jesus nos remete para bem adiante de nossos próprios sentimentos de acomodação, individualismo, de uma religião estática, sem o dinamismo constante que a nossa fé exige de nós. Precisamos, portanto, sair de nosso lugar, do nosso EU, e ir ao encontro um dos outros, numa relação interpessoal, que nos vai fazer crescer cada vez mais nesta dimensão contínua do reino de Deus. Deus vos abençoe


VERSOS DE HOJE – CAMINHADA DA PAZ

Este mundo está clamando
Paz em todas as direções
Trabalhemos todos juntos
Procurando soluções

Justiça e paz reunidos
No contexto da história
Bem unidos construindo
Nesta vida, a Memória

As bandeiras se elevam
Tremulando para o alto
É o clamor do povo unido
Traduzido neste salto

Pelas ruas caminhando
E cantando a canção
Paz amor e alegria
Vai batendo o coração

É uma festa prosseguir
Bem no alto do lugar
Canta o povo o seu bendito
Vem o padre a celebrar


PENSAMENTO DO DIA

“Carnaval não é pecado, mas como brincar, pois é uma festa popular” Pe. Tula

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Que em 11 de Fevereiro a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, foi anexada à Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Maranguape? Por isso se quisermos encontrar alguns elementos de pesquisa sobre as genealogias de Caucaia teremos que consultar alguns documentos de Batistérios, e Livros de matrimônios, como também algumas histórias de Pastoral, estão contidos no Livro da Paróquia de Maranguape.
Como também neste período muitas escrituras de imóveis se encontram no cartório mais antigo daquela cidade. Eu mesmo encontrei muito material para fortalecer minhas pesquisas na secretária paroquial de Maranguape.
Leia e passe adiante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário