Toda Hora estarei com você

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 07 de Fevereiro de 2012


Naquele tempo havia da parte dos fariseus e escribas da lei, um exagero muito grande quanto ao cumprimento das leis e das tradições judaicas. Eram assim apegados, que de certo modo, ridicularizavam todos as aqueles que fizessem coisas contrárias daquilo que eles defendiam.
Esta atitude vinha diretamente para atacar frontalmente a Jesus Cristo e aos seus discípulos, que tinha uma posição bem diferente a respeito da interpretação da Lei e dos costumes, de práticas e tradições.
Eles colocavam toda a culpa em Jesus, e que faziam os seus discípulos a agirem deste modo. Portanto, cada vez mais aumentava a oposição deles pelos ensinamentos do Mestre, que trazia uma maneira nova de ver e sentir as coisas.
Para os fariseus e mestres da Lei, as tradições tinham um valore muito grande, a ponto de a atitude de Jesus, ser um verdadeiro atentado e escândalo, como um motivo de ridicularização para aquilo que eles guardavam de precioso na sua convencia.
No Evangelho de hoje, Jesus vem desmascarar completamente este verdadeiro culto as tradições, para mostrar que o mais importante não seja isso, mas se deve ter uma ação mais humanitária e solidária. Para Jesus, é como se diz hoje, as aparências enganam, o que tem valor na lei é o respeito pela liberdade humana.
Para Jesus esta visão dos fariseus era uma pura e simples prática exterior, sem profundidade, sem compromisso com a vida. Fazer porque a Lei manda. Jesus questionava muito com eles a precisão da Lei na vida das pessoas, qual o valor e o caráter que as leis têm na direção da vida humana.
Os discípulos de Jesus foram criticados porque não lavavam as mãos antes de comer o pão, e alei diziam o contrário, que antes das refeições deve-se fazer abluções das mãos.
Jesus desmascara o que estava por trás dessas práticas apresentadas como religiosas. E aí, Ele toma o exemplo referente ao quarto mandamento. A respeito do “Corban” pelo qual uma pessoa consagrava a Deus os próprios bens tornando-os puros e colocando ao templo.
De maneira aparente Deus era louvado, mas que na verdade dos fatos, os pais ficavam privados do sustento necessário, enquanto o templo e os sacerdotes ficavam cada vez mais ricos.
Na verdade, os discípulos de Jesus receberam uma orientação diferente. Em vez de ficar apegados a detalhes, e escravizados por interpretações  meticulosas, eles deveriam ser orientados não pela Lei em si, mas através da interpretação da Lei para o bem estar de todos.
Na orientação do Mestre Jesus, o respeito pela tradição não se resumia a determinadas ações, mas deixava-se um grande espaço para a criatividade. Isto é, deveria se encontrar novas formas de vivenciar a Lei.
É por isso que Jesus dizia que a Lei serve para o homem organizar e orientar a sua vida, mas nunca como instrumento de opressão e desrespeito a liberdade.
No nosso contexto histórico, de vez em quando, nos encontramos numa encruzilhada destas, pois muitos ainda querem viver uma religião ou uma fé baseada em ritos, fórmulas prontas que devem ser obedecidas ao pé da letra.
Para muitos ser bom cristãos é andar em cima da lei, tendo todas as letras prontas na cabeça de cor e salteado. Será mesmo assim que deve ser? Achamos que a nossa fé e religião devem dar uns saltos mais qualitativos, no que diz respeito as nossas expressões e vivencia da lei, como força de expressão inscrita em nosso coração.
Podemos saber os mandamentos, mas só isto não basta, é preciso transformá-los em prática de vida. O cristão verdadeiro é aquele que faz uma leitura constante do Evangelho em cima dos grandes desafios da sociedade, procurando descobrir como o pensar de Deus age em nossa vida.
Deus não quer que o homem seja escravo da lei, mas que a lei de Deus é em última palavra fazer a vontade do Pai isso nos basta. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – CAMINHOS ..........


Quais os caminhos da vida
Caminhos que devo seguir
São caminhos de alegria
Caminhos que vão conduzir

Estes caminhos me levam
No rumo e na direção
Ao encontro de Jesus
Nossa vida e salvação

Os caminhos de Jesus
Só nos levam para o Bem
Caminhando com Jesus
A verdade vai além

Ele não é só o caminho
É verdade e a luz
Que conduz a nossa gente
Pela força que reluz

Os caminhos são estreitos
Que conduzem a Salvação
Mas aqueles que são largos
Nos conduzem a perdição


PENSAMENTO DO DIA

“A verdadeira religião que agrada a Deus, é quando somos capazes de corresponder o nosso falar com o nosso agir” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Apresento aqui os descendentes de: JOSÉ MONTEIRO GONDIM e MARIA DE GÓIS MONTEIRO GONDIM:

Pedro Monteiro Gondim, casado com Isabel Porfírio Sampaio
João Monteiro Gondim, casado com Josefa Porfírio Sampaio
Francisco Monteiro Gondim, casado com Maria Gomes Monteiro Gondim
Eduardo Monteiro Gondim, casado com Sara  Rosita Bastos Gondim
Célio Monteiro Gondim, casado com Aglaiz Queiroz Gondim

Amanhã darei mais detalhes desta família que surgiu em Sítios Novos, Catuana, e fazenda Angicos. Desta Família surgiu  nomes conhecidos nossos como: Inácio Monteiro Gondim  e Plácido Monteiro Gondim, que são nomes de Rua e logradouro público em Caucaia.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário