Toda Hora estarei com você

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 21 de Fevereiro de 2012 - Mc 9,30-37


O Evangelho de hoje nos dá o grande ensinamento de que para ser o maior no Reino de Deus, precisamos ser o Menor e o servo de todos. Eis porque em meio a uma sociedade competitiva caímos no perigo de querer ocupar os melhores lugares nos julgando superiores aos outros.
Jesus estava falando para os discípulos, que Ele deveria sofrer e padecer, morrer e depois de três dias ressuscitar para realizar a vontade do Pai. Porém os discípulos não estavam bem atentos, pois não entenderam muito bem o que Ele falava.
O seu entendimento não alcançara a palavra de Jesus porque entre eles, o que interessava no momento, era justamente descobrir quem iria ocupar os melhores lugares na escala de poder no Reino de Deus.
De fato, os discípulos de Jesus deixaram-se contaminar pela busca do poder e da riqueza, por isso não compreenderam o discurso de Jesus. Entre os discípulos acontecia um equívoco muito grande, pois a visão que eles tinham do Reino, residia na distribuição de cargos e posições privilegiadas, e por isso, os mesmos já faziam a disputa por conquistar as posições mais elevadas.
Mas, foi precisamente nesta hora que Jesus deu um cala boca muito forte neles, e começou a explicar realmente como o Reino de Deus estava delineado a acontecer no meio deles.
Disse claramente que o discípulo do reino deve agir de uma maneira diferente, sem regalias e privilégios, procurando fazer a diferença.
Jesus mostra claramente no Evangelho, que ser o maior no Reino de Deus, se baseia na lição do serviço. Toda a sua pregação tem como centralidade a atitude de que o discípulo para ser grande e maior tem que passar pela doação constante do serviço amoroso ao próximo. Tem que carregar a sua cruz de cada dia.
Tornar-se grande na linguagem de Jesus, é ser um discípulo que deve colocar sua vida inteiramente disponível ao seu irmão, fazendo-se pequeno a exemplo de uma criança, que Jesus tomou no colo para ensinar a verdade dos fatos.
Deve ocupar o primeiro lugar quem se predispõe a servir o seu irmão de todo o coração, sem fazer distinção de pessoas, mas, sobretudo colocar-se a serviço dos mais pobres e pequenos, dos marginalizados e excluídos da sociedade.
Aqueles que não tomam esta atitude estão fadados a ocupar os últimos lugares no contexto da vida do Reino. Jesus salienta bem claro que é a partir deste serviço que se plenifica a vida do verdadeiro discípulo.
Por isso, se os discípulos ambicionam ocupar os primeiros lugares na escalado do reino, devem ser motivados por este ideal que representa o verdadeiro caminho por onde eles vão passar nesta trajetória. Não devem fazer isto por pura ambição, mas como um serviço, vivendo a dinâmica do Reino.
Mas para isto acontecer, os discípulos tinham como modelo de vida, o próprio exemplo do Mestre, que veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Jesus Cristo definia a sua vida como inteiro serviço às multidões e a massa oprimida do seu tempo. Fazia isto como meta de vida e projeto de confiança na vontade do Pai.
Hoje muitas vezes acontece entre nós, queremos sempre atingir o ápice de nossa existência na vida, mas fazemos na maioria das vezes, querendo pisar em nosso irmão, puxando o seu tapete.
Queremos subir na escala de vida através de nossa presunção, ou até mesmo de nossa inoperância, mas usamos da força e do falso moralismo. Achamos que somos os donos da verdade e aí desprezamos as pessoas que estão ao nosso lado nesta caminhada.
Julgamo-nos superiores aos outros, e não aprendemos que todos nós somos iguais e temos os mesmo direitos e atribuições. Jesus até falou, quem quiser ser o maior seja o servo de todos.
Estamos também no mesmo barco da vida, e que neste mundo todos nós temos os meus direitos. E é por aí, que devemos caminhar, buscando como ensina Jesus Cristo. Não devemos buscar o poder para se servir dele, mas, devemos buscá-lo para fazê-lo um serviço constante ao irmão.
Por isso, peçamos ao Jesus Cristo, que nos ensine a não buscar as grandezas deste mundo com espírito ambicioso, mas que nos dê uma capacidade de generosidade para buscar neste mundo o que somos e temos através do serviço generoso e gratuito ao irmão. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – CARNAVAL NÃO É PECADO

A felicidade existe
Em tudo que Deus criou
E também irá ficar
Para sempre aqui estou

Deus é a felicidade
Que está na caminhada
Com toda sinceridade
Ele está em nossa estrada

Deus não foge do seu povo
Mesmo cheio de pecados
Carnaval festa de novo
Não estamos condenados

Fala-se que é pecado
Se brincar o carnaval
Porém quem pular direito
Não comete nenhum mal

Este mundo está cheio
De pessoas puritanas
Vê em tudo coisa feia
E é aí que se engana

Deus é a felicidade
É o que mais se ouvia
Lembrei-me do meu passado
Do que o Padre me dizia

O Vigário da minha terra
Só falava em pecado
E o medo me tomava
E eu ficava assustado

Mas nem tudo é pecado
Nem demônio nem diabo
Carnaval não é pecado
Todos brincam um bocado

Carnaval é a cultura
Estampada na história
Carnaval festa do povo
Seu passado, sua memória

Quem condena o Carnaval
Não sabe o que está fazendo
Não respeita a cultura
Não sabe o que está dizendo


PENSAMENTO DO DIA

“A Vida tem sentido
Quando existe o perdão
Assim diz Jesus Cristo
Ame o próximo seu irmão “Pe. Pedro Paulo


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Em 05 de Fevereiro de 1759, foi criada a Freguesia de Soure de Nossa Senhora dos Prazeres, depois que foram confiscados os bens dos Padres Jesuítas da Companhia de Jesus.
A Freguesia de Soure-Caucaia comportava mos seguintes municípios atuais na sua extensão: Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, até a Freguesia de nossa Senhora do Livramento em Trairi.
O primeiro Vigário da Freguesia de Soure foi o Padre Antônio Carvalho e Silva, antes a região era assistida pelos padres da Vila de Fortaleza.
Porém, a criação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres deu-se em Janeiro de 1871, tendo como primeiro Pároco o Padre Cincinato do Carmo Ferreira Chaves, que ficou à Frente da Paróquia até 1873.  
Leia e passe adiante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário