Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 16 de Fevereiro de 2012 - Mc 8,27-33


Depois de muito falar e fazer no meio do povo, Jesus decidiu realizar uma pesquisa entre os discípulos, e perguntar deles o que achavam quem Ele era. Ele fez isso porque, a sua Pessoa não se enquadrava nos esquemas da época, visto que eles interpretavam com categorias completamente diferentes.
O modo de ser de Jesus era muito austero e a sua pregação tinha um poder de convencimento muito grande, chegando a confundi-Lo com João Batista, com Elias ou algum dos profetas que tinha ressuscitado.
A postura de Jesus era muito identificada com a vida dos profetas do passado, dizia-se até Dele, que buscou uma inspiração nestes mesmos profetas. Então foi por isso que os discípulos de Jesus, logo afirmaram à sua indagação sobre a personalidade Dele.
Por outro lado, Jesus queria saber da boca deles mesmos, o que eles pensavam ao seu respeito, pois ELE ainda tinha muita dúvida, e também não estava bem seguro daquilo que os discípulos poderiam afirmar.
Mas a resposta foi imediatamente dada por Pedro, que através de uma verdadeira profissão de fé, representando o grupo de discípulo, afirmou claramente que Ele era o Messias. Fez isso de uma maneira correta e convincente, pois a experiência com o Mestre o preparou para dar esta resposta.
Porém a esta resposta, Jesus chegou a conclusão que deveria dar algumas pistas para que eles compreendessem o conteúdo de sua missão. E Ele foi logo mostrando para eles que o seu messianismo deveria em toda a sua extensão levá-Lo aos tribunais e autoridades, ser perseguido, preso, e morto, mas ao terceiro dia deveria ressuscitar.
O que passava na cabeça dos discípulos era aquela idéia de um messianismo revestido de glória e de poder. Eles tiveram que fazer uma verdadeira revisão nas suas vidas, justamente para refazer a sua mentalidade a respeito de Jesus.  Pedro até no Evangelho de hoje, reclama por ter Jesus falado assim desta maneira. Mas é o próprio Jesus que rebate severamente a opinião de Pedro, e diz que ele pensa como os homens.
Não passava pela cabeça dos discípulos um messianismo onde se apresentava Jesus como servo sofredor, assim como ELE mesmo se mostrava ser através de sua Pessoa e Missão.
Foi precisamente neste sentido que os discípulos tiveram que refazer seus critérios de vida e convivência, mudando completamente seus esquemas de vida.


VERSOS DE HOJE – ENTARDECER NO SERTÃO

Estou vendo o fim da tarde
Que começa a acontecer
Pois o sol já vai baixando
E o tempo a escurecer

Volta o gado pro curral
E os cabritos pra porteira
Pois a noite está chegando
E o gado na cocheira

Como é lindo o sol se pôr
No poente destas serras
Os seus raios cintilantes
O espetáculo que encerra

Vem o gado pela estrada
E o vaqueiro a tanger
Vai cantando seu aboio
Pelo seu entardecer

Vaqueiro gado e fazenda
Três coisas deste cenário
Fazenda, gado e o vaqueiro
São coisas do itinerário


PENSAMENTO DO DIA

“A convivência das pessoas representa um verdadeiro aprendizado para a nossa vida neste dia a dia” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia




Monumento histórico colocado no adro da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres (Igreja Matriz), existente desde 1741 e que foi restaurado para a comemoração do 1º Centenário da Independência do Brasil, a 07 de setembro de 1822. Na placa comemorativa há os seguintes dizeres:
“Independência ou Morte, 07 de Setembro de 1822 – Homenagem ao povo de Soure à gloriosa data do 1º Centenário da Independência do Brasil. Sendo Presidente da República Dr. Epitácio Pessoa”.
Governador do Estado Dr. Justiniano de Serpa - Prefeito Municipal Coronel Fausto Dário Sales – Vigário Paroquial Padre Ciscinato Carmo Chaves”.
Este Monumento do ano de sesquicentenário torna-se um símbolo de nossa Cidade. É o símbolo da Fé Cristã que desde os primórdios de nossa Pátria, que traz a Cruz como elemento forte de nossa colonização

Nenhum comentário:

Postar um comentário