Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DO DIA 13 de Fevereiro de 2012


            Jesus encontra-se com os fariseus ao retornar do território pagão. Os judeus não perderam tempo e correram para atentá-lo. Não davam sossego para o Mestre. O objetivo dos judeus era  tentar pegar Jesus em contradição. As conversas rendiam conflitos, pois a visão dos judeus era bem diferente da prática visionaria de Jesus.
            Todavia, os judeus pediram um sinal dos céus para o mestre. Tentavam a todo custo incomodar Jesus com perguntas fora de si. Não que Jesus não soubesse dar respostas, mas não valeria a pena perder tempo com homens que não tinham capacidade de nem enxergar os sinais visíveis da terra, como entenderiam os sinais do alto. Veja, Jesus demonstrava sinais da cura, da libertação, da construção do Reino igualitário, da paz, da justiça. Eram sinais vivos do trabalho messiânico do Mestre. Porém, os fariseus não enxergavam estes sinais. Sabe por quê? Porque mexia com os poderes políticos, econômicos, religiosos e culturais deles. Estes sinais abriam os olhos, os ouvidos e a boca do povo. Agora os humilhados tinham alguém para defendê-los. Não estavam sozinhos a mercê dos lobos famintos. Entenderiam a jogatina dos poderosos.
            Contudo, quanto mais o tempo passava mais os judeus enervavam. Jesus escapava de todo jeito. Afinal, eles não queriam entender os sinais de Jesus, então não compensava insistir com uma coisa que não tem mais volta. Os judeus era causa perdida. Eles já tinham opiniões formadas, suas ideologias já absorviam  a totalidade do ser. Assim, seus olhos não conseguiam contemplar as magnitudes da presença divina no Filho do Homem.
            Não distante da realidade da nossa época ainda encontramos pessoas que relutam a não entender as coisas de Deus.  Vivem pedindo a Deus um sinal dos céus para crer  e aumentar a fé. Ainda relembram a passagem de Jesus que afirmar  se alguém tiver a fé do tamanho de uma  semente de mostarda conseguirá mudar uma montanha por completo. Como não conseguem, claro, não têm o Deus no coração o Deus puro e verdadeiro acabam desfazendo do Filho Amado.
            No entanto, falar de justiça, fraternidade, Reino, libertação não soam bem para ouvidos de quem não enxergam o próximo como irmão. Para muitos alienados, corrompidos nas práticas maléficas, o Outro é visto como inimigo, como lixo descartável, como empecilho  e como estorvo. Para estes seguir Jesus é penoso. A vida no Evangelho é bem diferente da vida dos aproveitadores. A vida no Evangelho é a maturação da fé, é o desejo de servir, de ver os irmãos felizes e libertos.
            No final do Evangelho Jesus dá as costas para os infortunos judeus, entrou na barca e saiu em missão.  Que esta mensagem de não dar ouvidos para aqueles que atentam  e seguir em frente na missão evangelizadora seja correta e constante no dia-a-dia de muitos profetas apaixonados com os sinais reais da vida. Que assim seja, amém!

VERSOS DE HOJE – TER SAUDADE


Eu tenho saudade sua
A dor doída no peito
Amarga que me machuca
Dilacera deste jeito
Com as lágrimas chorando
Pela face derramando
Saudade do irmão perfeito

Eu tenho saudade sua
Que mexe com o coração
Faz batê-lo fortemente
As mágoas da solidão
Sua presença ao meu lado
Foi um prêmio bem doado
Agora, só lamentação

Eu tenho saudade sua
Dos dias e das memórias
Das tristezas e angústias
Esperanças e vitórias
Ficarei memorizado
No meu peito bem guardado
Suas lutas, suas glórias

PENSAMENTO DO DIA

“Contemplar a natureza é sentir a presença de Deus” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia


Francisco Monteiro Gondim casado com Maria Gomes Monteiro Gondim, tivereram os seguintes filhos:

Francisco Monteiro Gondim, casado com Elisa Monteiro Gondim
Plácido Monteiro Gondim, casado com Luiza Brasileiro Gondim

Comentário: aqui nesta filiação temos a união das famílias: Monteiro, Gondim, Gomes e Brasileiro. Estes ‘Gomes” aqui falado vem dos troncos dos Gomes de Soure, que posteriormente falaremos mais adiante. Deppois Brasileiro, donde se originou a união com os Pontes da Rocha, posteriormente.
Apaqrece nesta curiosidade de Hoje, a figura de Plácido Monteiro Gondim, que dá nome a uma rua de Caucaia, aquela que passa na lateral do Colégio Luzardo Viana, Plácido Monteiro Gondim, foi político de destaque em Caucaia, tendo como suas bases a Catuana e Sítios Novos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário