Toda Hora estarei com você

sábado, 25 de fevereiro de 2012

MESSAGEM DO EVANGELHO - DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2012 - Lc 5,27-32

VOCAÇÃO DE LEVI

Naquele tempo Jesus teve que enfrentar uma barra violenta, pois o modelo de sociedade que havia, primava pelo processo de discriminação das pessoas.
Jesus procurou superar todo e qualquer tipo de exclusão e marginalização das pessoas, favorecendo a elas uma nova oportunidade de vida e inclusão no processo de formação da sociedade.
Havia na época, certos grupos de pessoas de categorias religiosas, que se julgavam puras e não gostavam de se misturar com outras. Faziam isto para não se contaminar, e assim, poder exercer suas funções rituais.
Estas pessoas, em certo sentido, achavam que os outros, era motivo de contaminação para elas, e, ainda, estavam mais aptas para receber e acolher o Messias esperado.
Tudo isto não passava de uma tremenda ilusão, pois a partir desta mentalidade fútil, Jesus foi questionado fortemente por este grupo de pessoas. E assim, de cara condenaram o fato de Jesus entrar na casa de Levi, que era um cobrador de impostos, e sentar-se a sua mesa, e estar ladeado por muitos cobradores de impostos e pecadores.
Todas estas pessoas que estavam com Jesus, eram consideradas excluídas e marginalizadas, impuras,e na versão deles, não tinha nenhuma dignidade.
Mas, Jesus se sentia plenamente à vontade com esta gente, pois a sua missão se revelava no acolhimento e na solidariedade a estas pessoas, como também, nelas é que os sinais do Reino iam se estabelecendo.
Mesmo assim, sendo criticado pelos seus interlocutores, Jesus não se importava, pois ELE não agia para agradar a eles, mas a sua missão se traduzia na direção dos pobres, pecadores e marginalizados.
 Surge então a pergunta fundamental: como se explica esta posição assumida por Jesus? Realmente, de fato era uma ação revolucionária, e ao mesmo tempo desafiadora, no que se refere a quebra de certos preconceitos da época.
Agir desta maneira significava a expressão mais profunda e verdadeira da missão do Servo Sofredor. Sua Missão consistia em trazer a salvação para a humanidade. E em todo Evangelho de Lucas, a sua preocupação é, mostrar Jesus que veio para os pobres, pecadores, os esquecidos, marginalizados, os oprimidos de uma sociedade que escravizava.
Jesus Cristo optou pelo caminho da solidariedade, da compaixão e da misericórdia para revelar o segredo do Pai. Ao aproximar-se dos pecadores, se revelava nele, aquilo que ELE mesmo falava, “não vim para os justos, mas para os pecadores, para as ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Os pobres e pequeninos são os verdadeiros destinatários da Salvação em primeiro plano, eles são os preferidos de Deus.
Podemos dizer ainda neste contexto que Jesus não escolheu uma postura moralista e arrogante, e sim, aproximou-se deles carregado de misericórdia e compaixão, conquistando a todos para o Pai.
Realmente, foi nesta situação que Jesus compreendeu a importância de sua presença no meio dos pecadores, pois ELE veio através deste gesto transmitir um chamado aos pecadores na linha da conversão num processo permanente de mudança de vida.
E agora, perguntemo-nos a nós mesmos: Quantas e quantas vezes este mesmo fato acontece nas nossas vidas?
As pessoas que fazem parte também de certas categorias que se julgam puras, santas, melhor do que as outras, não se misturam com ninguém com medo de se contaminar?
Outros que vivem com a Bíblia nas mãos, e se dizem que não são como os outros, adúlteros, prostituídos? Parece que vemos este mesmo Evangelho acontecendo no dia a dia da nossa vida.
Abandonemos o falso moralismo que contamina certos grupos religiosos, e sigamos com fidelidade e amor as palavras e ações de nosso Mestre Jesus Cristo, que também não se importou com o que diziam Dele, e  que se misturava aos pecadores.
Aprendamos a viver a nossa fé sem fantasias e sentimentalismos, romantismos e presuçoes, mas uma fé comprometida com a vida na dimensão do outro. A fé é compromisso que é preciso repartir em todas as situações concretas da nossa vida. Deus nos abençoe.
VERSOS DE HOJE -  AMOR E PERDÃO

O momento é decisivo
Que vivemos de antemão
É preciso um compromisso
De buscarmos o perdão

É difícil perdoar
Mas é fácil aprender
A lição da convivência
Onde todos vão crescer

Aprendemos o perdão
Como norma de viver
Começamos pelo amor
O caminho a vencer

Quem não sabe o amor
Não entende o perdão
Quem não sabe perdoar
Não pode amar o irmão

Perdoemos e amemos
Duas coisas sem igual
Pois quem ama e perdoa
Se liberta deste mal

PENSAMENTO DO DIA
“A conversão é um processo quem vai se realizando a cada dia na nossa vida” Pe. Tula

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
Ontem apresentamos o Tronco principal dos COSTA GADELHA, vindos para Soure Caucaia, estamos hoje dando prosseguimento a descendência desta Família que deu origem a nossa cidade.
João Leitão Arnoso casou-se com Dona Luiza de Matos Vasconcelos, e tiveram os seguintes filhos:
JOSÉ DA COSTA GADELHA
Dona Francisca Leitão
ANTÕNIO DA COSTA GADELHA
Tereza leitão
Violante Leitão
Pedro Leitão Arnoso
Comentário: José da Costa Gadelha e Antônio da Costa Gadelha, são ancestrais dos Costa Gadelha mais ligados aos atuais, pois eles deram origem a uma linhagem muito numerosa, visto que , tiveram vários casamentos, tendo sua prole bastante grande.
José da Costa Gadelha casou-se em primeiras núpcias com, Dona Mariana de Souza, e em segunda com, Dona Maria Teixeira da Silva e Albuquerque, e em terceiras núpcias com Dona Francisca Lopes Leitão.
OBS: amanhã darei detalhes destes casamentos e a filiação dos mesmos. Aguardem e passem adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário