Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 02 de FEVEREIRO DE 2012


APRESENTAÇÃO DO SENHOR


Maria e José sendo fiéis as tradições do seu povo levaram o menino para ser apresentado ao Senhor no templo de Jerusalém. Tudo isto acontecia para se cumprir o ritual judaico, pois já havia se passado quarenta dias do seu nascimento.
A lei judaica dizia que, o primogênito masculino, deveria comparecer com os pais para este gesto de apresentação e purificação. Como José e Maria eram obedientes as leis de seu povo, rigorosamente compareceu a este momento na sua caminhada histórica.
Este gesto de José e Maria se reveste de um simbolismo muito grande, pois não é só um filho que é apresentado com seus pais, mas é o próprio Filho de Deus.
Neste dia tem-se o costume de celebrar a “Festa das Luzes”, ou mesmo, na religiosidade popular Nossa Senhora das Candeias. Esta festa traz para nós que o tempo natalino dá lugar a nossa caminhada em direção a Páscoa, para a nova vida cheia de esperança.
A Festa da Apresentação tem como finalidade mostrar para nós mos dois grandes eixos de nossa espiritualidade, e da existência de Jesus no coração da história.
Nesta festa ressalta-se a sua humanidade e sua divindade. Ele foi apresentado como Homem-Jesus, com todas as suas características de  pessoa da comunidade, pobre, humilde. Sua condição era de gente inferiorizada em termos religiosos por ser Galileu.
No Menino-Jesus se caracterizou, de fato a humanidade de uma maneira total. Ele se fez um de nós, para entrar de cheio na nossa história, fazendo o Deus-Presente, e atuante na nossa vida.
Jesus aceitou a condição humana de se encarnar na vida de seu povo, por outro lado, este menino pertencia totalmente a Deus, ao consagrá-lo seus pais dão esta prova, e ao mesmo tempo evidenciam a sua divindade irrestrita. Aquele menino era a expressão maior da presença de Deus no mundo.
Como vemos no Evangelho, Maria e José eram pobres, por isso, deixaram como oferta, um par de rolinhas e dois pombinhos para a purificação. Eles não foram de mãos vazias, mas levavam apenas aquilo que estava dentro de suas condições de vida. E isto representava o sinal da humildade diante das classes dominantes do Templo de Jerusalém.
No Evangelho de Lucas, não há com clareza uma descrição quanto a oferta para resgatar o filho primogênito, mas mesmo assim, Jesus continuou sua vida inteiramente consagrada a Deus, tendo a sua missão findado com o próprio sacrifício na Cruz. Mas Jesus cumpriu a missão do serviço para assim salvar a humanidade.
Por isso é que Jesus é considerado como a verdadeira luz que todos esperavam. Esta luz que é Jesus tinha o sentido de fazer o povo caminhar na estrada sem tropeços. Realmente, era o povo de Israel que esperava ansioso, esta verdadeira luz. 
Na personalidade firme e sóbria de Simeão, que representava em sua vida a marca do povo pobre em sofrido da época, esta luz veio trazer o sentido de sua morte, porque Ele era a salvação que Deus ofereceu na pessoa de Jesus, como afirma claramente o Evangelho de hoje nas palavras do velho Simeão.
O profeta Simeão é o retrato fiel da figura daquele que vivia a angústia, e ao mesmo tempo a esperança benfazeja, de que se deve partir depois de cumprida a promessa.
O povo de Israel alimentava esta sede enorme de realização do encontro com o Messias de Deus. Esta luz de que nos fala Simeão, não era só para ele, e para os pobres, mas para todos povos e nações, pois a Salvação veio para todos.
A alegria dos pais de levarem o menino ao templo, lugar sagrado da purificação, torna-se algo muito extraordinário para todos os pobres. Este mesmo que amplamente festejado pelas nações no seu nascimento, por ser o Messias que conduzia o povo para grandes realizações, será também um sinal de contradição na linha do Evangelho da libertação e Salvação.
Por isso concluindo a reflexão de hoje, gostaríamos de dizer que não é nada fácil seguir esta luz que é Jesus. Esta tarefa exigirá de nós muita renúncia e dedicação, e também, de nosso compromisso apaixonado por Jesus, o servo de Javé, assim como entendeu o velho Simeão sua pobreza e humildade.
Precisamos ser mais dedicados no serviço a palavra de Deus, com toda a nossa tenacidade, e diríamos, a nossa teimosia de investir e acreditar, que aqueles que escolhem a luz, que é JESUS, não irão se enganar na decisão de sua escolha. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – APRESENTAÇÃO DO SENHOR




Oito dias completados
Do nascer do Salvador
Foram pra circuncidar
Tendo a Lei o seu valor
De Jesus foi nomeado
Pelo anjo foi chamado
Concebido por amor

Terminados aqueles dias
Da tal purificação
Conforme a lei de Moisés
Levaram para uma missão
Foi até Jerusalém
Bem pertinho de Belém
Para a apresentação

E conforme está escrito
Pela lei do Deus do amor
Uma criança masculina
Consagrar-se ao Senhor
E também oferecer
Para a Lei obedecer
Sendo pobre servidor

Foram para oferecer
Como manda em sacrifício
Duas rolas e dois pombinhos
Como obra do ofício
Pois assim a Lei dizia
Mas por isso obedecia
Trazendo-lhe benefício



Havia em Jerusalém
Um homem muito caridoso
Se chamava Simeão
Que era justo e piedoso
Esperava consolação
No final de sua missão
Deus com ele foi bondoso

O Espírito do Senhor
Envolvia a sua vida
Tinha a ele revelado
Na sua alma sentida
Que bem antes de morrer
A Jesus queria ver
Como sua despedida

Simeão foi para o templo
Pelo espírito do Senhor
Foi tomando o menino
Nos seus braços com amor
Prorrompeu em alegria
E cantou em harmonia
Um bendito de louvor

É agora meu Senhor
Que promessa foi cumprida
Podes deixar partir em paz
Este servo desta vida
Foi porque meus olhos viram
Meus ouvidos se abriram
O Senhor me deu guarida

Os Meus olhos viram bem
O sinal da Salvação
Preparada para os povos
Eis a nossa redenção
Como luz a iluminar
E a Israel a libertar
Contra toda opressão

Quem ficou maravilhado
Foram os pais do bom Jesus
Simeão com suas palavras
Pois coração seduz
Deu as bênçãos a Maria
A José a energia
Vá em paz que Deus conduz

Simeão disse a Maria
Com a maior convicção
Que o menino será causa
Da maior contradição
Com o peito transpassado
Pela dor atravessado
Desde a queda e elevação

E naquela ocasião
Também estava no lugar
A profetiza Ana
Que queria bem falar
No templo sempre vivia
A velhice consumia
Não cansava de orar
Dia e noite todo dia

No templo ela ficava
Em jejuns e orações
Sua vida conservava
E chegou neste momento
Tendo um grande sentimento
Do menino ela falava

E louvava com alegria
A Deus Pai o criador
Que lhe mostrou a Jesus
O Esperado Salvador
O menino que chegava
A esperança confirmava
Deus-Javé libertador

Acabaram de cumprir
As leis e exigências
Voltaram pra Nazaré
Fixar sua residência
O menino ia crescendo
E também desenvolvendo
Na estatura e na prudência

PENSAMENTO DO DIA

“Vivamos a vida em toda a sua plenitude, porém quando a morte chegar, vivamos a plenitude da vida com Deus” Pe.Tula

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia


As terras da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres da Vila de Soure foram doadas por Francisco Barroso de Souza e sua mulher Maria Assunção Tabosa em 1816, eles eram residentes na fazenda Araçás. O pelourinho da Vila ficava situado a 25m da Cadeia e 50m do Cruzeiro da Matriz.
Comentário: O Pelourinho de Soure é precisamente onde hoje se encontra o Coreto, bem no centro da Praça. Em 1919, com a Presença do Padre Romualdo e o Prefeito Municipal, Fausto Sales foram feitas as escavações e ainda encontraram restos deste Pelourinho. Qualquer dúvida temos o documento guardados em meus arquivos pessoais. Leia e Passe adiante








Nenhum comentário:

Postar um comentário