Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 29 de Fevereiro de 2012 - Lc 11,29-32


O SINAL DE JONAS

O Evangelho de hoje nos coloca numa situação muito peculiar, onde naquele tempo de Jesus, reuniam-se ao seu redor gente de toda espécie. Porém, notava-se que diante da pregação e do testemunho de Jesus, havia aqueles que estavam em pleno acordo com sua palavra, por outro lado, existia muita gente que não tinham uma sintonia muito boa com Ele, e até nutriam certa desconfiança.
Este pessoal que diretamente fazia oposição radical a Jesus alimentava um desejo muito grande, que Jesus mostrasse um sinal para atestar a  sua messianidade.
Jesus já havia feito muitos sinais, milagres e prodígios por todo canto, tinha falado das realidades do Reino através de fatos concretos, mas esta gente não se conformava de forma alguma com todos estes fatos concretos.
Mas, como nos mostra claramente o Evangelho, Jesus não se deixava cair tão facilmente na trama de seus opositores. O sinal que posteriormente seria oferecido através da sua Ressurreição, poderia ser comparado ao episódio que aconteceu com o Profeta Jonas, que passou três dias e três noites na barriga da baleia, e que com este fato obteve dos ninivitas a sua conversão para Deus.
Desta maneira, podemos dizer que o número de sinais e milagres que Jesus havia feito, não seria capaz de levar o convencimento de seus opositores, e, por conseguinte, a Ressurreição deveria ser para eles um dado completamente não compreendido, e não lhes tocaria de forma alguma o seu coração.
A pregação de Jesus tão perto deles, com uma força bem contundente, de sua presença constante no meio deles, não teria sido capaz de sensibilizar o coração para acolher e se convencer do poder da palavra de Jesus.
Como nos fala a palavra do Evangelho, nem mesmo o bom exemplo dado pela Rainha de Sabá, que veio de longe para ouvir a palavra de Salomão, e também dos ninivitas, que se converteram a pregação de Jonas. Será que diante da pregação de Jesus não ficava sugerido de novo na vida deles? Mas ali estava alguém que era maior que Jonas.
Diante deste fato, Jesus nem por isso deixava omitir o seu anúncio profético, de levar a boa nova através dos sinais, que evidenciavam o sucesso da continuidade de realização do projeto de Deus.
Aqueles que escolhessem fazer uma experiência de vida e de caminhada com Jesus, acolhendo com alegria as suas palavras já começavam a entrar num processo de conversão constante, e sintonizado na generosidade de seu coração.
Hoje existe esta danação de muitos cristãos: só acreditam ser puder enxergar sinais, milagres, prodígios. Tal Igreja tem milagres, vamos para lá, acolá encontramos mais isso, mais aquilo.
Diríamos que o sinal já foi dado há muito tempo por Jesus, A RESSURREIÇÃO, é o maior sinal que supera todo e qualquer sinal que venha modificar o projeto de Deus em Jesus Cristo no coração da história.
Por isso peçamos ao Senhor que nos faça alcançar e perceber os sinais dos tempos, tendo como ponto de partida e de chegada de toda a nossa espiritualidade cristã, a Ressurreição de Jesus, fundamento de nossa fé.

VERSOS DE HOJESINAL DE RESSURREIÇÃO
Ò que grande alegria
Pois jesus ressuscitou
Revivemos neste dia
Seu projeto salvador

É o ponto de partida
E também o de chegada
Que renova a nossa vida
Eu estou nesta estrada

Pois é na Ressurreição
Neste dado principal
É sinal de salvação
Nosso plano divinal

Este é o maior momento
De profunda expressão
Este acontecimento
Da nossa libertação

O que é ressuscitar
Nesta nossa caminhada
É mudar e transformar
O valor desta jornada

PENSAMENTO DO DIA
“O maior pecado do mundo é a inveja, pois ela persegue, maltrata, divide, e dilacera corações” Pe. Tula

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
JORGE DA COSTA GADELHA, viveu no Ceará, onde foi mestre de Campo, e casou-se com Dona Ana Lopes, a 07 de Janeiro de 1726, conforme livro de registro matrimonial da Freguesia de Soure, do bispado de Olinda, tendo os seguintes filhos:
João da Costa Gadelha
Quitéria da Costa Gadelha
Margarida de Souza Gadelha
Antônia da Costa Gadelha, casada com Francisco Alves de Castro
Maria da Costa Gadelha
Carlos da Costa Gadelha
Lucinda da Costa Gadelha, casada com Antônio Dias Alves
Mariana da Costa Gadelha, casada com o Alferes Francisco de Paiva Mota
Úrsula da Costa Gadelha, casada com Manuel Antônio Pereira
João da Costa Gadelha, casado com Dona Maria de Souza

Comentários: Jorge da Costa Gadelha apresentou uma grande descendência, no caso dez filhos, que em seus casamentos, já se nota o entrelaçamento com os ALVES do AMARAL, primitivos povoadores da Aldeia de Caucaia, que chegaram aqui por volta de 1690, mais ou menos. Desta grande prole, encontramos o nome de João da Costa Gadelha, que amanhã daremos mais detalhes. Aguardem e Passem adiante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário