Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 10 de Fevereiro de 2012 Mc 7,31-37


Podemos dizer que a vinda de Jesus começa uma nova história para humanidade. Os sinais que acompanham o seu ministério são uma prova de que os tempos messiânicos chegaram, e com Ele cumprem-se as palavras do profeta Isaías.
Os mudos falam, os surdos ouvem, os coxos andam, os mortos ressuscitam, representam estes sinais de que Jesus realiza a nova criação através do seu anuncio e testemunho da vontade do Pai.
Hoje o Evangelho se nos apresenta a cura do surdo-mudo, que para o ministério pastoral de Jesus Cristo possui um significado muito forte, pois a sua dupla deficiência o incapacitava de enfrentar o mundo de uma maneira feliz.
Não ouvir e não falar é o supra-sumo da infelicidade que um ser humano pode enfrentar em sua vida. Já pensou não poder se comunicar com ninguém, o mundo e as pessoas se tornam fechadas para ela.
E mais ainda, esta condição em que se encontrava, fazia com que ele fosse vítima de preconceito, devido as suas limitações, e as pessoas achavam que tudo isto fôra fruto do pecado.
E é neste sentido que a sua marginalização social cada vez mais se agravava, tornando-o incapaz de participar do convívio da sociedade.
Jesus entra para a história mais uma vez, quando de maneira enfática dar uma ordem suprema que vem do alto, dizendo, ABRE-TE. Isto veio caracterizar de uma maneira decisiva que Jesus queria reintegrar aquele homem ao seio da sociedade, e muito mais ainda, a dimensão existencial muito grande de fazer com aquele homem pudesse se expressar e comunicar-se livremente, falando e ouvindo normalmente.
Diante do fato das palavras de Jesus, este homem poderia exprimir no seu coração a grandeza de Deus, em que a experiência existencial vivida por ele passou a ser contada mesmo com a proibição de Jesus.
Como já falamos anteriormente, este milagre de Jesus veio traduzir com letras fortes, a realização das profecias, em que os tempos do Messias já estavam acontecendo.
Jesus não veio salvar apenas uma parte do homem, mas a totalidade do seu ser. Dar o retorno a sociedade, era uma prova de Jesus queria que a felicidade acontecesse, fossem eliminados todos os preconceitos da chamada exclusão social.
Contextualizando a palavra em nossa vida, nós encontramos várias situações que nos fazem refletir a razão de tantos irmãos marginalizados na sociedade. Quantas pessoas que tem a boca para falar e não falam, porque são impossibilitados de se expressarem. Hoje em dia ainda persiste este preconceito de quem pode falar são os intelectuais, e nada mais.
No entanto, todos nós devemos ter voz e vez, dizer aquilo que nós pensamos e sentimos, liberdade de opção das nossas justas reivindicações, e muito mais ainda, que a nossa voz seja ouvida bem alto em bom som.
É muito bom ouvir as opiniões uns dos outros, para aprendermos e ao mesmo tempo criar um juízo crítico da realidade em que vivemos.
Jesus Cristo, hoje em nosso meio deveria realizar esta cura em nós, para que neste mundo dilacerado de tantas discórdias saibamos pensar de maneira diferente, a luz do mistério de nossa fé, que nos faz pensar e agir na direção do Pai. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – CERTEZA DA VIDA

Eu senti uma dor no peito
Quando alguém veio falar
Contando-me uma história
Que não pude acreditar
Era a morte de alguém
Era o meu irmão também
Uma dor pra maltratar

Mas a vida é mesmo assim
Chega o dia da partida
Nós morremos para o mundo
Pois o céu é a guarida
Ver a Deus de face a face
Sem engano sem disfarce
Numa casa bem florida

Nosso irmão deixou a terra
Pois sua vida terminou
O MARCELO nosso irmão
Seu trabalho encerrou
Só deixou-nos a saudade
Nós guardamos de verdade
Pois com Deus ressuscitou


PENSAMENTO DO DIA
“A vida tem os seus segredos, vivendo intensamente, iremos descobrir todos eles” Pe Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

João Monteiro Gondim e Josefa Porfírio Sampaio, tiveram os seguintes filhos:

Corina Monteiro Gondim
Aurélia Monteiro Gondim
Edmundo Monteiro Gondim, casado com Carmem Diogo
Carlos Monteiro Gondim, casado com Dulce Gomes
Zaíra Monteiro Gondim, casada com Cleber Queiroz
Isaura Monteiro Gondim, casada com Loufrival Barbosa
Susete Monteiro Gondim, casada com OSMAR PORFÍRIO SAMPAIO
Elisa Monteiro Gondim, casada com Francisco Monteiro
Ester Monteiro Gondim, casada com Inácio Monteiro Gondim

Comentários: Ester Monteiro e Inácio são primos carnais, vejam que ontem apareceu na lista que Inácio Monteiro é filho de Pedro Monteiro Gondim e Isabel Porfírio Sampaio, portanto primos carnais em primeiro grau. Outro detalhe, Susete Monteiro casou-se com Osmar Porfírio Sampaio, este proprietário muitos anos da Fazenda Angicos, hoje um assentamento do INCRA
As famílias sempre escolhiam laços de parentesco para o matrimonio, para manter muito forte os laços de parentesco, como também o destaque na vida pública de Caucaia. Daí nós vemos que muitos dos logradouros públicos da região de Catuana, Sítios Novos, Primavera, Boqueirão dos Cunhas, etc possuem nomes destas famílias que lá moravam e fizeram os seus patrimônios.
Leia e passe adiante.




2 comentários:

  1. Ótimos posts.......muito bom para reflertirmos....Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  2. caro Padre meu nome é jose osmar vasconcelos filho
    Sou trineto, por parte de mãe ( Maria Adélia Lélis Gondim, nome de solteira, de Ignacio Monteiro Gondim, que foi casado com d. Maroca. Será que é o mesmo Inacio que foi casado com Ester Monteiro Gondim? O sr. saberia dizer de quem Inacio era filho? Desde já agradeço a atenção . Cordialmente

    jose osmar vasconcelos filho
    contato: osmarvasconcelos@yahoo.com

    ResponderExcluir