Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 2 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO Dia 02 de Março de 2012 Mt,5,20-26

O CAMINHO DA FELICIDADE
Para vivermos como verdadeiros cristãos, precisamos sempre, buscar cada vez mais, aperfeiçoar a nossa vida na direção do Evangelho. Realmente, a linha principal que norteia a nossa caminhada tem o seu fundamento nas palavras de nosso Mestre.
É por isso, que de vez em quando é exigido de cada uma de nós um grau bem mais forte da ação que venha se adequar aos desafios daquilo que Jesus Cristo falou, em conformidade com a própria Lei de Deus.
Dizendo isto, não queremos afirmar que nós cristãos devemos fazer coisas fantásticas e que, estão fora do nosso alcance. Mas, o verdadeiro cristão é aquele que, realmente deve fazer a grande diferença em suas ações e palavras. Os seus gestos sejam dirigidos dentro de um espírito qualificado, e diferenciado.
No tempo de Jesus, como o próprio Evangelho aponta, os discípulos foram convidados a carregar na sua própria consciência um padrão de vida completamente diferente daquilo que era o método de vida dos fariseus.
Boa parte dessa gente tinha uma ação voltada para o exibicionismo, isto é faziam as coisas para aparecer diante de todos. E Jesus, como bem notamos nos evangelhos, deplorava de uma maneira incisiva este tipo de comportamento, e fazia duras e severas críticas a este modelo de vida.
Por outro lado, Jesus pedia de seus discípulos muita autenticidade, simplicidade, e sinceridade, princípios que norteavam suas vidas. Enquanto os fariseus e doutores da Lei eram preocupados com as aparências, o que Jesus pedia de seus discípulos era a transparência em suas atitudes. Jesus chamou isso, tantas vezes, de hipocrisia.
Para Jesus no Evangelho de hoje, ter uma reação diferente e, ao mesmo tempo superior, não significava estar acima dos outros, ou numa posição social elevada, mas, consistia no fato de, os discípulos entenderem cada vez mais, a maneira exigente da vontade de Deus, que estava escrito nos mandamentos.
A Lei dizia claramente: Não matarás. Não tirar a vida de ninguém e pronto, conforme a interpretação dos fariseus e doutores da Lei. Fazer só isto significava que estava tudo pronto, pois não matei, já estou cumprindo a Lei.
Jesus, porém vai mais longe à interpretação do mandamento não matar. Ele aprofunda o alcance maior da Lei de não matar, pois a compreensão de Jesus o importante não era o simples fato de “Não Matar”, mas Ele aumentava e alargava o horizonte desta compreensão, mostrando, outras maneiras que podem ser motivos de liquidar e matar o nosso próximo.
Por exemplo, irritar-se contra o seu irmão, dizer palavras inconsequentes, e outras artimanhas que dilaceram o coração do seu próximo, que vai aos poucos matando as pessoas, como se diz, matar na unha, matar no rastro, e por aí se vai na linguagem popular.
“Costumeiramente ouvimos dizer de muitas pessoas algo que nos faz meditar: “você estar morto pra mim”, você pra mim, não existe”. São expressões que nos levam a descobrir sempre mais que interpretar o Evangelho só se torna satisfatórias quando vivemos a experiência do mesmo no dia a dia da nossa vida. E Jesus trazia no bojo de sua vida e missão, a dinâmica da palavra do Pai.
É precisamente aquilo que nos falta tantas vezes na vida, pois muitos querem, que o Evangelho se adeque as suas prerrogativas, aos seus interesses, e até instrumentalizam a palavra de Deus para garantir certas conveniências. No entanto, é o contrário, nós temos que adequar nossa vida ao Evangelho, e aí que se torna difícil e desafiante para nós.
Jesus chama a atenção que não é só praticar o mandamento na superficialidade da Lei, mas a própria Lei deve estar inscrita em nosso coração. Assim como ELE nos ensina, nós iremos viver uma experiência nova da alegria de sentir o que Jesus falou e mandou que nós fizéssemos para sermos verdadeiramente felizes
Jesus afinal de contas veio dar um novo sentido a Lei e os Profetas, não veio acabar com eles, mas nos mostrar uma espiritualidade libertadora e transformadora do homem e do mundo, numa perspectiva de que poderemos vislumbrar num futuro bem próximo, no agora talvez, a famosa revolução da sociedade que tanto se esperam, mas que se deve construir a partir de nós mesmos. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE –  CRISTO VENDIDO
Como Cristo está vendido
Seu projeto e sua missão
Por pessoas escrupulosas
Que não poupam ocasião
Usam Cristo por dinheiro
A semana e o dia inteiro
Não importa a razão

Ó meu Cristo tão amado
O teu nome é amor
Pelos homens és usado
Com interesses sem valor
Pra ganhar a tal da fama
Muita graça se derrama
Sem o maior do destemor

Ò coitado de Jesus
Que sofreu pelos pecados
Numa cruz foi colocado
Entre os dois assassinados
Vamos logo dar um fim
E que todos digam sim
Contra este resultado

PENSAMENTO DO DIA
“Como Cristo hoje está vendido, e instrumentalizado o seu projeto por muitas pessoas inconsequentes”

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
Dona QUITÉRIA DA COSTA GADELHA, casou-se pela segunda vez com José da Silva Baima, e tiveram os seguintes filhos:
José da Silva Baima
João da Silva Baima
Joaquim da Silva Baima
Vitoriano da Silva Baima
Francisca Xavier da Silva Baima
Ana Maria da Silva Baima
Margarida da Silva Baima e outros que morreram em tenra idade.
Comentário: até aqui apresentamos os ramos principais de onde se originaram os Costa Gadelha de Soure-Caucaia. Porém no decorrer m dos anos esta família se ramificou alguns com os Correia, outros com os Xavier de Góis, com os Rocha Mota, e alguns ainda com os Pontes da Rocha ou mesmo Rocha Pontes.
Espero mais contribuições dos leitores, especialmente os originários desta grande família dos COSTA GADELHA.  Leia e Passe adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário