Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 19 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 19 de Março de 2012 - Mt 1,16,18-21.24a


Evangelho de Hoje – Mateus 1,16,18-21.24a –Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu em sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e tu pôr-lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo de seus pecados. Quando despertou do sono, José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor.
REFLEXÃO
Hoje nós celebramos a Festa de São José, pai virginal de Jesus Cristo, e também pai de todos aqueles que estão unidos pela graça do batismo. São José é o nosso protetor especial no Ceará, diante de Deus, e se apresenta como verdadeiro modelo de santidade para todos os cristãos.
São José é o protetor da Santa Igreja, comunidade dos filhos de Deus aqui nesta terra .Podemos dizer que Ele é o grande amigo que temos lá no céu, a quem podemos recorrer a sua intercessão, invocando o seu nome que nos concede as graças necessárias para nossa Salvação.
Com certeza, que nos escuta a nossa prece, e que Jesus, o Filho querido lhe obedeceu na terra, não vai nos negar no céu. Ao lado da Virgem Maria, e de Jesus, é para nós um verdadeiro modelo de santidade.
São José viveu uma vida bastante simples, muito parecida com a vida de tantas famílias pobres que vemos, mas que soube colocar em primeiro lugar, o amor a Deus e o serviço ao outros.
O Evangelho nos diz claramente que José era um homem justo e temente a Deus, como também um homem cheio de muita fé, por isso teve uma vida guiada pela sua fé no seu Deus e de seus antepassados.
Nas poucas passagens que temos na Escritura Sagrada que se referem a José, encontramos esta riqueza ímpar de sua fé em meio a tantas dificuldade e adversidades, que a vida lhe preparou. A gravidez de Maria, que resolveu ocultá-la, mas ao mesmo tempo diante da mensagem do Anjo, aceitou e foi obediente a vontade de Deus.
Se nós pudéssemos nos alongar mais sobre todos os momentos vividos por José, iríamos acompanha-lo nas dificuldades do Egito, da perseguição de Herodes, e por aí se vai. Mas, o mais importante é descobrir que a fé e a obediência de José sempre estiverem juntas no delinear de sua missão.
Tentemos imaginar o que se passou com Jesus e José, e Maria. Quais os ensinamentos valiosos, o diálogo perfeito, e suave, que aconteceu nesta família. Um verdadeiro modelo a ser imitado por nós. Uma fonte inesgotável de bênçãos e graças para toda a humanidade.
O Santo patriarca é para nós exemplo de tantas virtudes, que enumeradas fogem ao nosso alcance, mas nos coloca numa direção de fazer da nossa vida algo diferenciador. A fé, esperança, e caridade, como também a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. Foram virtudes cultivadas por José, mas que devem ser virtudes vividas por todos os cristãos.
Afinal, nós temos que fazer o esforço de um exercício de espiritualidade ao longa de nossa vida, e assim também manifestar uma santidade não aparente, mas um santidade original e genuína. Uma santidade a qual todos nós somos chamados a viver dentro de nossa vocação cristã.
Saibamos, portanto, meditar na vida de São José o exemplo de verdadeiro heroísmo, procurando imitar suas virtudes e assim, descobrir o grande valor de viver a nossa fé numa religiosidade que nos leve a caminhar sempre na direção do céu.

VERSOS DE HOJE – SÃO JOSÉ
São José é o padroeiro
Do querido Ceará
É o santo milagreiro
Que traz chuva para cá

São José, Pai de Jesus
O esposo de Maria
Sua vida nos reluz
Com Jesus, a estrela guia

São José , Pai adotivo
De Jesus o Salvador
Tem por nome putativo
Adotou Nosso Senhor

São José, o operário
\o famoso carpinteiro
Trabalhou, teve salário
Da história, é pioneiro

São José nosso patrono
Da Igreja Universal
Está sentado9 no seu trono
Com Deus Pai Celestial

PENSAMENTO DO DIA
“Para vivermos bem é importante sentir a paz que deve brotar do coração de nosso Deus” Pe. Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário