Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 28 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 29 de Março de 2012 - Jo. 8,51-59


MENSAGEM DO EVANGELHO 29.03.2012
JESUS VENCEU A MORTE

Evangelho (Jo 8,51-59): «Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Os judeus então disseram: «Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte’. Porventura és maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Que tens a pretensão de ser?». Jesus respondeu: «Se eu me glorificasse a mim mesmo, minha glória não valeria nada. Meu Pai é quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. No entanto, vós não o conheceis. Mas eu o conheço; e se dissesse que não o conheço, eu seria um mentiroso como vós. Mas eu o conheço e observo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou». Os judeus disseram-lhe então: «Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou». Então, pegaram pedras para o apedrejar; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.

REFLEXÃO
Já estamos na última semana da quaresma, e nossos olhares se voltam diretamente para os grandes mistérios que estamos prestes a celebrar e viver. Para nós foi um tempo de graça que nos propiciou uma ocasião de repensarmos a nossa vida, e tomarmos determinadas posições que orientaram nossos caminhos.
Toda a nossa caminhada cristã teve como ponto alto a Pessoa de Jesus Cristo, como centro de nossa vida, em vista do mistério da Cruz, e principalmente, da Pascoa da Ressurreição, que é para todos nós o fundamento de nossa fé.
A Quaresma foi o caminho percorrido por todos nós que nos serviu para nos aproximar mais de Deus e de nossos irmãos, como filhos bem amados, buscando a verdadeira fraternidade entre nós.
O Evangelho de hoje é um convite a entrarmos no clima do grande mistério de amor do Pai, deste amor que não tem limites, é incomensurável, que chegou ao seu extremo na doação do seu Filho Jesus Cristo.
O texto do Evangelho mais uma vez traz o diálogo de Jesus com os Judeus, onde Ele continua afirmando o poder de sua divindade, e isto fez com que os judeus ficassem furiosos com as palavras de Jesus, e queriam a todo custo apedrejá-lo.
O grande problema para os judeus era a respeito daquilo que Jesus afirmava sobre a sua origem e seu destino, clareando para eles a sua natureza divina e ao mesmo tempo, a sua humanidade. Isto era motivo para profundas controvérsias.
“De uma vez, Jesus dizia: Se alguém guarda a minha palavra, jamais morrerá”, doutro dizia, “Antes que Abraão existisse, EU Sou”.
Abraão e os outros profetas morreram na fé, sem perder a esperança, eles não conseguiram alcançar a realização das promessas, mas viram O prometido pela fé, e O saudaram de longe. Como diz o próprio evangelista: “Abraão o pai de vocês, alegrou-se, porque viu o meu dia, ele viu e encheu-se de alegria”.
As palavras de Jesus não foram bem entendidas pois aqueles que eram os seus adversários, perceberam as mesmas só no plano terreno e tinham uma imaginação completamente obscurecida.
Por isso, em nossos dias devemos ter uma visão bem ampla e clara da Palavra de Deus, não só na ótica de nossos interesses e prerrogativas na defesa de nossos ideais.
Quem interpreta a palavra de Deus apenas na lógica terrena, está muito longe de compreender o alcance e a importância do Reino que Jesus veio trazer pela sua vida e doação pelo mundo, fazendo a vontade do Pai. A palavra de Deus é Palavra que traz a marca da eternidade, é a Palavra da verdadeira vida, que só pode ser compreendida a luz da nossa fé.
 Existem determinadas correntes de pensamentos e idéias que tentam evidenciar a morte como última palavra, que a morte vence. No entanto, quem crê verdadeiramente no Cristo vivo, sabe que a vida sempre vencerá a morte.
Por isso, nesta caminhada para Páscoa deixemo-nos conduzir sempre pela Luz que é Cristo, esta luz que nos torna sinal de vida no mundo, vida para todos através do amor, da justiça e da fraternidade. Deus vos abençoe.
VERSOS DE HOJE – A FORÇA DA PALAVRA
A palavra de Deus é luz
É a luz que faz viver
Lendo sempre e meditando
Alimenta e faz crer

A palavra de Deus é farol
Que conduz a salvação
Pois palavra é Jesus
O Senhor da redenção

A palavra de Deus é vida
Que alimenta a caminhada
Bem guiados na sua letra
Tem sentido a jornada

A palavra de Deus é a fonte
Donde brota a luz divina
Pois a palavra que de Deus
É mensagem que domina

A palavra de Deus é tudo
Tem resposta convincente
Para todos os problemas
É uma força permanente

PENSAMENTO DO DIA
“Nós nos aproximamos da morte todas as vezes que queremos evitar uma paixão” Pe. Tula


Nenhum comentário:

Postar um comentário