Toda Hora estarei com você

terça-feira, 27 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 27 de Março de 2012 - Jo. 8,21-30

MENSAGEM DO EVANGELHO – 24.03.2012
A IDENTIDADE DE JESUS


Evangelho (Jo. 8,21-30)
De novo, Jesus lhes disse: «Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir». Os judeus, então, comentavam: «Acaso ele irá se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’». Ele continuou a falar: «Vós sois daqui de baixo; eu sou do alto. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados. De fato, se não acreditais que ‘eu sou’, morrereis nos vossos pecados».
Eles lhe perguntaram: «Quem és tu, então? Jesus respondeu: «De início, isto mesmo que vos estou falando». Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e o que ouvi dele é o que eu falo ao mundo”. Eles, porém, não compreenderam que estava lhes falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: «Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado». Como falasse estas coisas, muitos passaram a crer nele.

REFLEXÃO
O Evangelho de hoje nos apresenta os constantes diálogos de Jesus com seus adversários, que eram pautados por controvérsias e mal-entendidos. As palavras que Jesus dizia eram alteradas e mudavam o sentido, deturpando tudo o que Ele queria afirmar.
Quando Jesus falava de sua volta para o Pai passava na cabeça deles que Jesus estava querendo buscar o suicídio, e não realizar a obra que estava determinada pelo Pai para se realizar.
Depois, Jesus falava que era do alto e não deste mundo, os seus adversários não sabiam de que se tratava, pois a sua mente completamente fechada, não dava para entender o alcance destas palavras.
Ao falar de si mesmo, dizendo “EU SOU”, Jesus fazia uma referencia a personalidade de Moisés do Antigo Testamento, que esteve presente na Sarça Ardente, e Jesus evoca este momento importante na História da Salvação, mesmo assim eles não percebiam o significado.
“Eu sou” dito por Jesus, colocava-o no mesmo pé de igualdade do divino, reafirmando a sua unidade ao Pai, tanto no fato de ser como o de agir. Isto cada vez mais embaralhava a cabeça de seus adversários, que procuravam uma maneira oportuna de fazer liquidar por completo a sua vida.
Na verdade, os adversários de Jesus eram incapazes de dar um salto mais a frente na compreensão de suas palavras. Tinha a mente como que obscurecida nesta perspectiva. Não chegavam a ter acesso ao mistério quer Jesus revelava através de suas palavras.
Tudo aquilo que eles ouviam a respeito de que Jesus falava não entrava nas suas cabeças com tanta facilidade, pois não tinham os horizontes bem abertos para a mensagem da salvação.
O fato de Jesus unir a sua pessoa a de Moisés tinha como proposta mostrar que as promessas de Deus de libertação e salvação estavam presentes desde o início da história, e este fato não entrava também no puro farisaísmo deles.
A maneira como viviam o seu monoteísmo impedia de entender a unidade entre o Pai e o Filho. Esta unidade deveria causar rupturas na vida deles, pois revelar a unidade do Pai e do Filho, não era para fazer negar a fé dos antepassados. Javé não era um |Deus solitário, mas um Deus unidade que estava junto ao Filho, e o Filho estavam junto ao Pai. Deus vos abençoe.
VERSOS DE HOJE – CAI A CHUVA

Cai a chuva no telhado
No começo deste dia
Muda toda a natureza
E nos dá mais alegria

Cai a chuva nesta terra
Que tão sêca agora estar
Cresce o mato para o gado
Ajudar se alimentar

Cai a chuva no sertão
Cresce a rama coisa boa
Vem, ajuda ao criador
A ração não vai atoa

Cai a chuva na cidade
Vai baixando o calor
Sopra o vento e uma brisa
Nos trazendo mais sabor

Cai a chuva neste chão
Seja lá que jeito vem
Do caju ou das mangueiras
Não faz mal, mas faz o bem

PENSAMENTO DO DIA
“Nossa vida tem sentido, quando reina a verdade, as pessoas se entendem/ na maior tranquilidade” Pe. Tula




Nenhum comentário:

Postar um comentário