Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 14 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 14 de Março de 2012 - Mt 5,17-19


A LEI E OS PROFETAS
A forma como Jesus se comportava diante da Lei, deixava passar uma ideia de tudo o que ELE dizia e fazia, era totalmente contrário a Lei, a religião e as tradições de seu povo.
O modelo de vida assumido por Jesus, também transparecia que sua visão era contrária a tudo aquilo que se preconizava como fundamental, e que se portava como um grande revolucionário, e que estava sempre a procura de novidades.
Jesus foi bastante claro, quando fez a tentativa de explicar a todos, esta maneira diferente de ser, mostrando qual era a sua visão a respeito da Lei. A sua missão entre o povo, não consistia em acabar com a Lei e os profetas, pelo contrário, ELE veio para dar pleno cumprimento da Lei.
Isso dizia bem claro, que Jesus não veio para acabar com toda a tradição dos antigos, que tinham na Lei Mosaica o verdadeiro suporte que sustentava suas vidas, pois cumprir a Lei significava fazer sempre a vontade de Deus.
O que de fato Jesus queria, foi sem dúvida, dar um pleno cumprimento da Lei. Não só obedecer alguns detalhes da Lei, mas, fazer com esta lei fosse observada na sua totalidade, sem omitir nenhum mandamento.
E ainda mais, quem seguisse fielmente os seus passos de maneira radical, estaria fazendo a vontade do Pai, e sendo aceito por ELE.
Portanto, Jesus deu a Lei um caráter de mais comprometimento, a Lei não deve ser algo que está fora do alcance do Homem, mas a Lei deve estar inscrita em nossos corações.
Quando Jesus se pronuncia hoje no Evangelho sobre o cumprimento da Lei, Ele pode até passar por um dos fariseus, ou um legalista qualquer, mas, a sua intenção era outra completamente diferente daquilo que pensavam Dele.
Jesus trouxe-nos a radicalidade do cumprimento da Lei, não como letra morta, não com interpretações pessoais, como com o compromisso que Ele tinha com a vontade do Pai. São Paulo até nos acrescenta que a Lei mata, mas o espírito da Lei é que vivifica o homem.
Quando Jesus fala da observância da Lei, Ele não se manifesta nem ao contrário da Lei, nem tão pouco, com o seu espírito legalista. Jesus quer dar a Lei uma conotação nova e um sentido mais dinâmico. Isto é, que a Lei, seja de fato, a expressão da Aliança que Deus quis fazer com seu povo.
Para Jesus a Lei se tornava instrumento de dinamismo da vontade do Pai, e ao mesmo tempo, onde o homem criatura de Deus, deve necessariamente se submeter a sua vontade.
A Lei na visão de Jesus, no Evangelho de hoje, vem trazer a grande novidade do referencial de vida dos antigos, e do povo na nova e eterna aliança.
A lei na sua totalidade vale sempre, tanto para o ontem como para o hoje. Olhar e obedecer a Lei no hoje da nossa história, atualiza mais fortemente o sentido desta Lei no contexto da nossa vida, nos nossos relacionamentos, nos próprios acontecimentos, onde sentiremos e iremos descobrir os sinais dos tempos.
Pelo Evangelho dá para se tirar uma conclusão, que Jesus foi realmente fiel a Lei, e o espírito da Lei Mosaica. Talvez os fariseus acharam estranho a maneira como Jesus interpretava a mesma, dando um sentido diferente, mas não acabando com a Lei.
Para Jesus a Lei vivenciada no espírito foi a expressão do projeto do Pai, como Ele mesmo diz tantas vezes “meu alimento é fazer a vontade do Pai que está no céu”. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – NOITE SAUDÁVEL
Vejo a noite tão saudável
No sertão do Ceará
Eu caminho nas estradas
A raposa corre pra lá
O zumbido da cigarra
E o carro corre pra cá

Vejo a noite tão saudável
Quando ando no sertão
É uma calma muito grande
Que aquece o coração
De alegria e paz na terra
Mais aumenta a emoção

Vejo a noite tão saudável
Nas estradas que percorro
Uma aqui outra acolá
Na estrada do Socorro
Tem ladeiras e baixadas
Tem a serra e tem o morro

Vejo a noite tão saudável
Quando a lua aparece
Ilumina o meu sertão
E a alma me aquece
Sinto a satisfação
Minha vida enternece
PENSAMENTO DO DIA
“A Lei de Deus não deve está fora de nós, mas sim gravada com as letras inscritas em nosso coração” Pe. Tula
 OBSERVAÇÃO: Passaremos mais adiante a contar passo a passo a nossa história através de outros meios e artifícios. Aguardem a novidade. Um abraço Pe. Tula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário