Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 23 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 23 de Março de 2012 - Jo. 7,1-2.10.25-30


MENSAGEM DO EVANGELHO 23.03.2012
O PAI TEM PODER SOBRE JESUS


Evangelho (Jo 7,1-2.10.14.25-30):  Depois disso, Jesus percorria a Galileia; não queria andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Estava próxima a festa dos judeus, chamada das Tendas. Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também, não publicamente, mas em segredo.
Lá pelo meio da festa, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. Alguns de Jerusalém diziam: «Não é este a quem procuram matar?”.”. Olha, ele fala publicamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que realmente ele é o Cristo? Mas este, nós sabemos de onde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá de onde é». Enquanto, pois, ensinava no templo, Jesus exclamou: «Sim, vós me conheceis, e sabeis de onde eu sou. Ora, eu não vim por conta própria; aquele que me enviou é verdadeiro, mas vós não o conheceis. Eu o conheço, porque venho dele e foi ele quem me enviou!». Eles procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

REFLEXÃO
No contexto do Evangelho de hoje, os judeus se encontravam numa determinada festa, em que eles lembravam o tempo do Êxodo, onde o povo peregrinou por muito tempo rumo a Terra prometida. Eles ficavam em cabanas cobertas de palha.
Neste espaço de tempo, que era conhecido como Festa das Tendas, eles aproveitavam para ler e meditar sobre as profecias, sobretudo o livro do profeta Zacarias.
Afinal, a Festa das tendas recordava muitas coisas como: a provável chegada do Messias, a reunião de todas as nações de Jerusalém e a Salvação que nasce em Jerusalém.
Jesus foi a esta Festa, apesar de estar correndo o grande risco de ser preso e morto pelos judeus, que nutriam uma raiva muito grande contra Ele. Muita gente teve a oportunidade de reconhecê-lo no meio do povo, porém as autoridades ainda desconheciam de sua presença na Festa das Tendas.
Mesmo vivendo esta situação de perseguição, Jesus não se importava com isso,  caminhava e andava sem maiores problemas, não se afastando um só momento de sua missão.
Jesus continuava pregando no meio do povo e não se intimidava de forma algumas com as autoridades. O seu ensinamento era para a vida, enquanto que o ensino das autoridades era com intuito de fazer manipular as pessoas, tolhendo-lhes a liberdade.
Os perseguidores de Jesus diante de sua proposta foram estreitando mais e mais, o cerco a sua Pessoa, com o interesse de eliminá-lo de uma vez por todas. A grande ousadia de Jesus acontecia porque confiava exclusivamente no Pai, e buscava sempre ser fiel a Ele.
Neste sentido os adversários de Jesus procuram apenas um momento oportuno para realizar o seu intento, prender e matar. Mas, como diz o Evangelho, a sua Hora não havia chegado. Como que dizendo, morrer não estava na vontade deles, seus algozes, mas a morte estava nos planos do Pai, a quem obedecia fielmente seu plano de salvação.
A Hora de Jesus de que nos fala o Evangelho, não partia da vontade de seus opressores, mas a partir da vontade do Pai que O enviou. Jesus diz claramente no texto de João, que, “o momento certo ainda não chegou para mim. Para vocês qualquer momento é bom. O mundo não tem motivo para odiar vocês. Mas o mundo me odeia, porque eu sou testemunho de que suas ações são más. Vão vocês para a Festa. Eu não vou para a Festa. Porque o momento certo ainda não chegou para mim”.
Por conseguinte, sabemos que a Hora de Jesus e a sua vida se consumaria na Hora determinada por Ele. A cruz dependia do plano de Deus que tinha traçado para o Filho. Tudo aquilo que tramavam seus adversários não tinha nenhuma importância, pois a Salvação é um dom de Deus
Nada poderia acontecer a Jesus sem o devido consentimento do Pai. A salvação é graça e dom Deus, mas ao mesmo tempo deve ser uma conquista nossa desse prémio oferecido por Ele. Devemos pedir constantemente que a nossa vida esteja sempre nas mãos do Pai, assim como o próprio Jesus viveu confiado a Deus. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – A VELHICE
Quando a gente fica velho
Tudo muda de repente
Os cabelos ficam brancos
Vão caindo até os dentes

Dá topada nas calçadas
Cai no chão, ò que tristeza
Dói aqui, dói acolá
Pra viver é uma peleja

Tem que andar acompanhado
Com a pessoa bem do lado
Que lhe dá muito cuidado
Pobre velho desprezado

Cai aqui, cai acolá
Se levanta pra andar
Suas forças diluindo
Não se pode confiar

Como é bom envelhecer
Tendo o uso da razão
Mas ficando esclerosado
Não tem gosto viver não

PENSAMENTO DO DIA
“A Salvação é um dom de Deus, mas deve ser também uma conquista nossa”. Pe. Tula





Nenhum comentário:

Postar um comentário