Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 5 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 05 de Março de 2012 - Lc 6,36-38

SEDE MISERICORDIOSOS
O ministério de Jesus de Nazaré, e sua presença salvífica tinham como finalidade, trazer o resgate de muitos para viver uma experiência de comunhão com Deus e com os outros.
O relacionamento entre as pessoas era pautado por um método de vida onde a interação acontecia de forma diferenciada das relações de pecado e exploração.
Os ensinamentos de Jesus possuíam palavras e gestos que indicavam a maneira certa dos discípulos descobrirem a vontade do Pai a respeito de suas vidas. Tudo deveria acontecer de acordo com aquilo que Jesus passava para eles.
A temática a que se refere o Evangelho de hoje, é um convite ao exercício da misericórdia, onde entra em contradição com os costumes da época, pois a vida era marcada por relações interpessoais de interesses. A misericórdia era o retrato fiel da face do Pai, que ama e quer bem a seus filhos.
A misericórdia que nos refere o Evangelho, não é simplesmente ter pena de alguém, mas é algo muito mais forte, pois envolve a pessoa como um todo, e esta mesma misericórdia se condensa muito com a atitude de compaixão. São duas palavras que caminham juntas, e interdependem uma da outra.
Nisto consiste o jeito de como as pessoas devem tratar uma as outras, de uma maneira muito particular, e onde nós nos tornamos verdadeiros parceiros nesta empreitada.
Podemos dizer que o Evangelho vem trazer uma verdadeira revolução no mundo das relações entre as pessoas, nos mostrando que estas mesmas relações devem acontecer fruto da gratuidade de Deus. Os interesses individuais irão dar lugar aos interesses coletivos.
De certa maneira pode parecer uma utopia este modelo de sociedade, mas a busca constante deste estilo, é que dá sentido ao projeto que Jesus veio inaugurar. A misericórdia do Pai é geradora destes princípios que norteiam o comportamento humano, e concretiza que podemos pensar diferente, como também, o fazer o humano se torna o próprio fazer de Deus.
A primeira frase do Evangelho de hoje expressa este apelo. “Sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso”. A semelhança desta proposta é que chegamos a conclusão de que somente Deus pode nos julgar, “não julgueis e não sereis julgados”, e que a nossa vida está marcada por esta linha de conduta.
Muito oportuna esta mensagem porque ela também é expressão de gestos de profunda conversão neste tempo quaresmal. Um forte convite a cada um de nós no exercício da caridade cristã, tendo como elementos não só as práticas habituais e rituais, que o tempo nos propõe, mas a prática verdadeira requer de nós uma mudança radical de vida.
Nesta mesma linha da misericórdia é que o texto de hoje também explicita que ela se baseia em realidades bem exigentes. Por exemplo, a prática aberta de doação e amor ao próximo, sair de nós mesmos e, ir ao encontro do necessitado, abrir o coração e despojar-se de todo egoísmo, não colocar limites para se fazer o bem e não olhar a quem, evitar de jlgar, condenar as pessoas por qualquer motivo. Tudo isto representa a mediação da misericórdia de Deus que se presencializa em cada um de nós.
A expressão da misericórdia também se revela, sobretudo, no perdão, na doação e no serviço amoroso sem reservas. Só mesmo um coração misericordioso é capaz de realizar todas estas obras, e nelas se faz presente a vontade do Pai.
Finalmente, podemos dizer que a misericórdia que nós praticamos no dia dia com nosso irmão, está em estreita ligação íntima com a misericórdia de Deus. Por isso, aprendamos hoje esta grande lição de exercitar um pouco a nossa misericórdia. É um pouco difícil, mas de todo não é impossível. Podemos chegar lá, basta só dar mais um passo adiante, e confiando na bondade e misericórdia de Deus. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – SÓ DEUS PODE JULGAR
Assim também falou Jesus
Que vocês não devem julgar
Pois vocês serão julgados
Também não podem condenar
E não serão condenados
Serão todos perdoados
Se aprenderem a perdoar

Pois com a mesma medida
Que usarem para medir
Outros usarão com vocês
Do jeito que há de convir
Dêem, e será dado também
Boa parte se dará bem
Medida calcada vai vir
Obs: Evangelho de hoje em dois verso de cordel

PENSAMENTO DO DIA
“O fracasso é o amigo inseparável daqueles que são derrotados” Pe. Tula
HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
Os padres Francisco Pinto e Luis Figueira vieram para o Ceará embarcados num navio e desembarcando nas salinas do Mossoró. Logo seguiram em direção à Ibiapaba, estabeleceram em Aldeias próximas ao Rio Ceará, pisando em solo Caucaiense em 1607, passando apenas dois meses. Seguindo depois para a Serra da Ibiapaba, passando pela Serra da Uruburetana, no lugar hoje conhecido por São Joaquim. Leia e Passe adiante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário