Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 30 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 30 de Março de 2012 - Jo. 10,31-42

MENSAGEM DO EVANGELHO 30.03.2012
O TESTEMUNHO DAS OBRAS


Evangelho (Jo 10,31-42):  De novo, os judeus pegaram em pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: «Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?». Os judeus responderam: «Não queremos te apedrejar por causa de uma obra boa, mas por causa da blasfêmia. Tu, sendo apenas um homem, pretendes ser Deus»! Jesus respondeu: «Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: sois deuses’? Ora, ninguém pode anular a Escritura. Se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que, então, acusais de blasfêmia àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo, só porque disse: ‘Eu sou Filho de Deus’? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai».Mais uma vez, procuravam prendê-lo, mas ele escapou das suas mãos. Jesus se retirou de novo para o outro lado do Jordão, para o lugar onde, antes, João esteve batizando. Ele permaneceu lá, e muitos foram a ele. Diziam: «João não fez nenhum sinal, mas tudo o que ele falou a respeito deste homem é verdade». E muitos, ali, passaram a crer nele.
REFLEXÃO
O falar e o agir de Jesus eram os testemunhos mais claros de sua missão no meio do povo. A ação libertadora do Mestre era o atestado real de que suas palavras deveriam ter no meio do povo uma credibilidade muito grande.
Parece que, para os seus interlocutores, ainda continuava a ser insuficiente para provar na verdade que Jesus veio com uma missão especial. E aí, eles continuavam resolutos e decididos em eliminar a toda prova Jesus Cristo.
O contexto do Evangelho de hoje, corre por conta não das palavras de Jesus, mas, sobretudo de suas obras e ações. Era difícil para os judeus dar credibilidade ação libertadora do Mestre, embora fundo da questão, reconhecer que havia algo incomum na sua maneira de ser.
As obras que Jesus realizava era o testemunho mais vivo de sua missão, e de que Ele era o verdadeiro enviado do Pai. Suas obras davam o testemunho a seu favor, e tornava real a sua divindade, algo impressionante para os seus adversários.
Era claro que não se podia de forma alguma negar o testemunho das obras de Jesus, popis elas estavam ali, nas vistas claras para todos perceberem o alcance de sua presença salvífica no meio dos homens.
Aquele que recebia uma cura qualquer, sentia-se na obrigação não só de agradecer, mas de testemunhar o fato acontecido, e isto era bem divulgado e espalhado para todos tomarem conhecimento. Por outro lado, quem recebia de Jesus a misericórdia e o perdão, fazia questão de manter acesa e viva, a misericórdia como sinal da benevolência de Deus que se manifestava na pessoa e na missão de Jesus.
Uma coisa era certa, os adversários de Jesus estavam constantemente rodeados de testemunhos que ouviam de Jesus, mas sua mentalidade era dura, e havia pouca sensibilidade para creditar confiança na ação do Mestre. As obras que Jesus realizava atestavam com clareza a própria presença de Deus, havia muita evidencia em tudo que Jesus fazia.
Mas, apesar de tudo isto, os judeus não arredavam pé um só instante de sua intenção, de fazer oposição a ELE, pois diziam que Jesus queria ser Deus. A ação de Jesus era uma blasfêmia e não correspondia com tudo aquilo que eles aprenderam de seus antepassados.
Uma coisa é certa, mesmo com oposições fortes, aconteceu que muitos deram credibilidade as obras de Jesus, e seguiram os seus passos e caminhos.
 Poderíamos nos questionar hoje: Quais são as obras de Deus que testemunham sua presença no coração da nossa história? De que forma podemos perceber a obra do Cristo tornar-se visível aos nossos olhos? Será que as obras de Jesus continuam como marcas profundas na missão evangelizadora em sua Igreja? Como podemos continuar a missão salvadora e libertadora de Jesus no coração do mundo?
As obras de Jesus e sua ação libertadora atestam o seu ministério, assim também nossas ações devem ser o reflexo constante da própria ação de Jesus que se presencializa na caminhada da nossa vida.

VERSOS DE HOJE – OS NONATOS
Eu recebi um convite
Para uma festa celebrar
Uma dupla de viola
Estava lá para cantar
Dar um banho de cultura
Com aquela formosura
Com as rimas improvisar

Era uma dupla conhecida
Do povão do Ceará
O teatro ficou cheio
Que não tinha mais lugar
Os Nonatos iam cantar
 Com seus versos a rimar
E a plateia aprovar

Foi uma noite memorável
Eu não posso esquecer
Foi um banho de cultura
Para todo mundo ver
Quinta com verso e viola
Esta dupla não enrola
Pois cantaram pra valer

A plateia estava ouvindo
Toda aquela cantoria
A batida da viola
Com sua voz e harmonia
Os poetas versejavam
E os poemas cantavam
Demonstrando maestria

Os Nonatos são bandeira
Da cultura do nordeste
É na rima e canção
Cantam a vida no agreste
Tem seus nomes cadastrados
E seus corações marcados
Com Jesus o nosso Mestre

PENSAMENTO DO DIA
“Um povo sem cultura, sem arte e sem memória marcha celeremente para o fracasso e a derrota”. Pe Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário