Toda Hora estarei com você

sábado, 17 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 17 de Março de 2012 - Lc 18,9-14


MENSAGEM DO EVANGELHO – 17.03.2012

Evangelho (Lc 18,9-14): Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: «Dois homens subiram ao templo para orar”. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda’. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador! ’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado».
REFLEXÃO
Cada pessoa na sua formação religiosa e no amadurecimento de sua fé possui uma maneira muito própria de fazer oração a Deus. Todos nós, a partir de nossa espiritualidade, expressamos os sentimentos que brotam do coração no relacionamento pessoal com Deus.
Podemos afirmar que existem modos de oração que agradam a Deus, e outros que não chegam a sensibilizar o coração de Deus. Na verdade, isso nos parece ambíguo, mas que de fato é uma grande realidade. “Existem modos de rezar que agradam a Deus, e modos que lhe desagradam”.
A história de hoje do Evangelho nos apresenta dois modelos bem característicos de oração. De um lado aquele fariseu que se supervalorizou em sua prédica, enquanto o publicano mostrou toda a sua capacidade de entrega confiante a misericórdia de Pai.
O primeiro deixou transparecer claramente todo o seu complexo de superioridade, de olhar os outros com olhares de desdém, desprezando taxativamente os que, pelo seu estilo de vida, não são iguais a ele. O fariseu se julga muito superior e perfeito, tenta em sua oração se justificar diante de Deus, mas com atitudes desconexas.
Foi justamente deste coração que brotou uma oração do tipo arrogante, que tinha como consistência a sua auto-exaltação, para que Deus viesse ao seu encontro para lhe parabenizar pelas suas ações e justificativas.
Diferente deste primeiro, o pobre publicano, que passava por uma situação de profunda rejeição social, era marginalizado, desprezado da sociedade, e também tinha uma consciência de ser pecador, teve uma atitude completamente diferente do fariseu.
Como narra o Evangelho, o publicano nem sequer teve a atitude de levantar a cabeça e os olhos para o céu, mas na sua humildade, pronunciou uma oração diferente.
Esta oração não só partiu de seus lábios, mas veio do fundo do seu coração, num pedido de perdão, confiante na bondade e na misericórdia do Pai.
Por isso, na sua oração a entrega ao pai, era o que mais restava em sua vida. Abandonado nas mãos de Deus sua oração é a expressão mais viva de confiança. Uma oração de entrega e ao mesmo tempo, uma súplica de que a certeza de Deus tocaria o seu pobre coração.
Portanto a oração que chegou aos ouvidos de Deus, não foi a do fariseu, mas a do humilde publicano. Ora quem tem a arrogância de se exaltar diante de Deus receberá como premio a humilhação, porém, que se reconhece pequeno e necessitado diante de Deus será objeto de sua compaixão.
Perguntemo-nos a nós mesmos: De que modo se processa o nosso relacionamento com Deus? Será que nossa oração é fruto de muitas palavras, louvores que partem dos lábios, mas não saem do coração? Na nossa oração deixamos espaço para Deus Falar através dos acontecimentos da vida? O nosso coração se torna humilde diante da grandeza de Deus? A sua oração não estar parecida com a do Fariseu? Será que a atitude do publicano não lhe leva a pensar de maneira diferente neste tempo quaresmal de conversão?  Deus vos abençoe

VERSOS DE HOJE – DEIXAR TUDO
Deixei tudo pra seguir
O Senhor meu Jesus Cristo
Que nos veio pra servir
Muito mais e tudo isto

Deixei casa e parentes
E também comodidade
Assumindo os carentes
Do sertão e da cidade

E na disponibilidade
Enfrentei o desafio
Caminhar na integridade
Dia e noite, e tudo a fio

Não é mole a missão
De abraçar este projeto
Pois requer disposição
De verdade no concreto

Ao deixar nossos prazeres
E a vida de então
Assumimos os deveres
Sacrifício e compaixão

PENSAMENTO DO DIA
“Abandonar-se totalmente nas mãos de Deus, é a atitude mais coerente da vida de todo o ser humano” Pe Tula



Nenhum comentário:

Postar um comentário