Toda Hora estarei com você

domingo, 4 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO Dia 04 de Março de 2012 - Mc 9,2-10


CONVERSÃO E TRANSFIGURAÇÃO

Hoje estamos chegando ao Segundo Domingo do Tempo da Quaresma, e a Palavra Deus no Evangelho, nos coloca em sintonia coma a mensagem da Transfiguração de Jesus Cristo.
A liturgia deste tempo, nos leva a conscientização da grave necessidade que temos da conversão, a partir do desejo de querer construir um mundo diferente, onde a justiça seja realmente o prato do dia. Que os nossos corações deveriam estar voltados para tantas vítimas do descaso dos poderes públicos pela falta de uma assistência maior a saúde.
Na maioria das vezes fechamos os olhos para não enxergar esta situação reinante, vivemos sempre a erguer os braços e fechar os olhos em louvor e oração, mas deveríamos abrir estes olhos para ver e sentir o drama de tantos irmãos nossos.
É precisamente neste quadro que Jesus nos convida na mensagem da transfiguração, a uma conversão radical na nossa vida. Conversão aqui no caso seria a cura de tantas cegueiras que impedem e até, colocam máscaras para não enxergar claramente.
Neste tempo somos chamados a contemplar a Luz de Cristo, assim como os três apóstolos fizeram, para que possamos ser iluminados por esta mesma luz, e assim possamos enxergar a realidade humana na perspectiva do plano de Deus, que se revela na pessoa de Jesus.
E como estamos vivendo este tempo de conversão e penitência, nada mais agradável do que relacionar esta temática da Conversão, como o tempo no sugere, com este fato do Evangelho, pois de certo modo, a transfiguração de Jesus foi o momento decisivo na caminhada dos apóstolos.
Talvez a caminhada que eles fizeram com o Mestre, participando dos seus milagres, ouvindo suas palavras, não foi suficiente para perceberem o alcance da missão de Jesus. Foi necessário que Ele se transfigurasse no meio deles para que seus olhos se abrissem, e entendessem o teor de sua missão libertadora.
A profundidade da missão de Jesus Cristo estampada no mistério da transfiguração revelou para os discípulos o quanto Ele vivia a intimidade com o Pai, e veio por este acontecimento no Monte Tabor, assegurar para eles a fonte de toda espiritualidade, o acontecimento da Ressurreição.
Jesus, vendo nos olhos dos discípulos, a tristeza e o desânimo, faz com eles um processo de antecipação das alegrias do céu que iriam viver no futuro bem próximo. E este fato veio dar a eles uma força muito grande.
Com este alegria os discípulos quiseram ficar na montanha, até fizeram a proposta de construir três tendas. Mas Jesus tira deles a tentação do comodismo, de ficar numa boa e não compartilhar os sofrimentos e as dores dos outros.
Quantas pessoas vivem sem saúde, sem assistência médica devida, nos corredores dos hospitais, e muitas vezes, nós estamos numa boa, e não queremos nem saber de tais situações. Assim como os três foram tentados a uma vida na maciota, nós também corremos este perigo. Rezamos louvamos, estendemos nossos braços em prece, mas não estendemos nossos braços e mãos para os desvalidos da sociedade.
Jesus diz claramente que, rezar, ouvir a palavra de Deus, meditar, tudo isso é muito bom. Mas, é preciso descer a montanha e ir ao encontro dos irmãos necessitamos. Nós diríamos, é preciso sair da religiosidade fantasiosa, ritualista, e descer a montanha do nosso comodismo, do individualismo que nos emperra de ser mais para outro.
Ele nos convida a andar pelos caminhos da vida, pois são nestes caminhos que nós encontraremos os rostos desfigurados, mas que precisamos fazer brilhar a luz da transfiguração, para que eles também transfigurem os seus rostos.
O episódio da Transfiguração, hoje trazido no Evangelho, é uma maneira própria de ativar o nosso desejo de Conversão, e nos animar ao longo de toda a nossa vida, quando esta Transfiguração mostra para nós o lado da Cruz salvadora de Cristo.
Devemos sentir no rosto transfigurado de Jesus, o brilho e o farol a iluminar a nossa estrada da vida, onde ultrapassaremos todas as nossas travessias da vida, na certeza de chegarmos a meta desejada.
A nossa vida de pecado é que vem tirar a verdadeira graça de Deus que deve estar em nós, mas a misericórdia possibilita-nos recuperar pela nossa conversão a reta do caminho que Jesus traçou. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – TRANSFIGURAÇÃO E CONVERSÃO
A mensagem do Evangelho
É o da Transfiguração
Jesus Cristo nos revelou
O poder de sua missão
Pois nos veio a voz do Pai
Nele ponho nossa afeição

A mensagem do Evangelho
É um apelo a conversão
Neste tempo da Quaresma
Muda toda a direção
Penitencia e sacrifício
Nosso gesto de cristão

A mensagem do Evangelho
Fraternidade e Saúde
Difundindo sobre a terra
Toda a sua plenitude
Com saúde para todos
E uma nova atitude

A mensagem do Evangelho
Um apelo a Conversão
QUE DIFUNDA A SAÚDE
Pela transfiguração
Nosso povo respeitado
Com maior consideração

PENSAMENTO DO DIA
“Nem tudo na vida é sonho / Nem tudo na vida é dor/ Calado sempre me ponho/ Ouvindo a voz do Senhor” Pe. Pedro Paulo

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
 No espaço de tempo, que vai de 1654 a 1702, quando do estabelecimento da Vila de Fortaleza, os missionários davam assistência religiosa, na Aldeia de Caucaia, trazendo a devoção principal da Vila, ou seja , Nossa Senhora da Assunção. Só a partir de 1710, a denominação da devoção mariana da Aldeia de Caucaia, assumiu o patrocínio de Nossa Senhora dos Prazeres, e até mesmo a Aldeia passou a ser chamada de Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia.
Comentário: Na verdade, contra fatos não há argumentos. Por mais que se queira inventar uma história sobre a devoção ou mesmo, sobre a Imagem de nossa padroeira, iremos bater com a realidade dos fatos históricos que provam para nós aquilo que nosso povo caucaiense, não pode ignorar, pois falamos sem isenção de ânimos. Dizemos os fatos porque estudamos e transmitimos com total veracidade. Infelizmente, hoje se faz muita história em cima de hipótese, o que nós consideramos um grande perigo, e é nisso, que muita coisa aqui em Caucaia merece esclarecimento. Nós nos debruçamos diariamente numa sede de buscar informações precisas para que nossa história venha a tona.  Leia e passe adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário