Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 15 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 15 de Março de 2012 Lc11,14-23

JESUS VENCEDOR DO MAL
Jesus no seu ministério, sempre realizou muitos milagres e sinais no meio do povo. Porém, esta ação libertadora, na maioria das vezes, passava por interpretações as variadas possíveis.
De um lado, aqueles que observavam Jesus com os bons olhos, viam nele um homem extraordinário, e que, no seu falar e agir, estava sem dúvida a presença de Deus e a realidade do Reino que Ele veio trazer.
Mas, outras pessoas, não tinham o mesmo pensamento, pois achavam que toda esta força miraculosa e carismática que saía de Jesus, era de natureza demoníaca, os gestos e sinais operados por Ele, vinham por conta de Belzebu.
Havia, portanto, uma interpretação maldosa e tendenciosa sobre aquilo que Jesus fazia, no entanto grande parte das pessoas atribuía a Jesus, que de fato Ele era o enviado do Pai.
Mas, Jesus teve o cuidado de dar um verdadeiro ensinamento a respeito de sua ação libertadora, como nos mostra o próprio Evangelho de hoje. Dizer para toda aquela gente porque expulsava os demônios, libertava as pessoas de seus males, e assim por diante. Ele dizia que toda a sua ação era o próprio Deus que estava Nele.
A explicação de Jesus tinha um caráter esclarecedor para aqueles que eram seus adversários ferrenhos, como também, para dirimir todas e quaisquer dúvidas para os mal-entendidos.
Tudo o que Jesus fazia tinha como objetivo, fazer desarticular o poder do opressor, as forças que oprimiam o homem, e, o Belzebu, que era o responsável imediato pelo fracasso humano.
O demônio se comportava como instrumento que inviabilizava o comportamento das pessoas, até mesmo seu aspecto físico: de viver a comunicação interpessoal, numa convivência fraterna, de poder se ajustar aos princípios da verdadeira justiça de Deus.
 Quando Jesus libertava as pessoas do Mal, Ele queria impedir que este poder maligno continuasse escravizando e dominando as pessoas, pois a raiz de toda ação de Jesus era devolver a liberdade para viver. Fazer com que o Bel vencesse o mal, e assim a vitória do poder libertador sobre o poder opressor.
Jesus transparece no Evangelho de hoje, que se as coisas não eram entendidas deste modo era sinal de que as forças do mal estavam divididas, e consequentemente, o reino de satanás estava prestes a cair, pois estava dividido por si mesmo.
Mas, na medida em que o Reino de Deus que Jesus veio trazer desarticulava por completo com Belzebu, o Reino de Deus começava a se manifestar completamente na história. Afinal, o mais importante é acolher com alegria a verdade sobre o Reino. Deus vos abençoe

VERSOS DE HOJE – LUAR NO SERTÃO

Caia a tarde a noite vem
Com seu manto a escuridão
E a lua mostra a graça
Projetando o seu clarão
Lua cheia ou lua nova
Nossa vida se renova
É uma benção pro sertão

Tem viola e tem cantiga
Muito amor muita mulher
Tem seresta e saudade
Do jeito que a gente quer
Muitos beijos e abraços
Muitas mãos e muitos braços
Toda a noite se quiser

No terreiro da fazenda
Todos ficam admirando
Lua cheia e o clarão
No sertão iluminando
Vara a noite e a madrugada
Nesta longa passarada
E o povo se alegrando

Como é bom vê esta coisa
Que acontece no sertão
Nem parece com a cidade
Pois só tem é a confusão
No sertão tem nostalgia
Pela força da magia
Faz-nos mexer o coração

PENSAMENTO DO DIA
“Aqueles que nos atingem e nos perseguem são inimigos gratuitos, enquanto os que nos caluniam e falam mal são inimigos pagos” Pe. Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário