Toda Hora estarei com você

terça-feira, 20 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 20 de Março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO.20.03.2012

Evangelho (Jo 5,1-3.5-16): Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: «Queres ficar curado?» O enfermo respondeu: «Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente». Jesus lhe disse: «Levanta-te, pega a tua maca e anda»
No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: «É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca”. Ele respondeu: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua maca e anda!’» Então lhe perguntaram: «Quem é que te disse: ‘Pega a tua maca e anda’?» O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: «Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior». O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

REFLEXÃO
Quando nós percorremos a leitura orante do Evangelho, nós percebemos de uma maneira bastante clara, que Jesus esteve sempre ao lado dos mais pobres, excluídos e marginalizados da sociedade.
Não é diferente a passagem que estamos a meditar. A marca profunda de seu ministério era a prática da solidariedade com esta gente desqualificada que vivia de uma maneira desumana e sem dignidade.
Toda a sua sensibilidade demonstrava através de seus gestos e palavras, dentro da dimensão social e religiosa. E nesta parte de pessoas excluídas estavam de preferencia aqueles que eram doentes.
Havia naquele tempo uma visão de que a doença era fruto do pecado, e ainda como castigo de Deus. Neste sentido quem era acometido de algum deles males não podia ter uma convivência no meio dos outros, teria que se afastar do âmbito social, e também de participar das celebrações no Templo.
Jesus ao chegar a cidade de Jerusalém foi direto para o lugar onde se encontravam os doentes. Logo na entrada da cidade na piscina de Betesda. Aqui permaneciam a borda da agua, esperando que as mesmas começassem a borbulhar para o mergulho da cura, lavando-se nesta agua.
Neste mesmo local estava lá um doente fazia muitos anos que era paralítico, e que se presumia ser o mais excluído de todos pois não tinha como atingir a agua quando a mesma chegasse aquele estado.
Outros, porém, com males menores conseguiam chegar com a ajuda de companheiros que chegavam junto, e o jeito era dado para serem curados de seus males.
Justamente aconteceu com o paralítico que Jesus se dirigiu a ele, achando plenamente que estava agora para se manifestar a misericórdia do Pai. Não precisou ser conduzido a piscina, mas a palavra forte de Jesus fez com ele obtivesse aquilo que pediu e desejava acontecer em sua vida.
Este fato veio a trazer uma certa admiração para todos aqueles que viram, e ao mesmo tempo, um motivo de aborrecimento por parte dos judeus contra a Pessoa de Jesus. Talvez, o paralítico nem notou a aversão deles contra o mestre. Mas, logo depois foi ele mesmo que fez questão de dizer abertamente que estava curado graças a Jesus
Era o dia de sábado, e nada se podia fazer neste dia. Mas Jesus não escolheu dia e hora para fazer o bem, mas a sua ação libertadora não estava na dependência da Lei, e sim, estava no respeito a dignidade humana, que está acima de toda e qualquer Lei.
Viver tomando o partido dos pobres, oprimidos e marginalizados foi a missão de Jesus Cristo. Hoje se queremos seguir Jesus, temos que nos despojar de todo e qualquer interesse pessoal, e colocar em evidencia a prática libertadora de Jesus.
Achamos que o nosso cristianismo tem que aqui e acolá tirar a sua máscara, onde escondemos os nossos preconceitos com a Bíblia na mão para dizer que somos bons. Queremos até justificar nossas prerrogativas com citações desconexas e sem embasamento, pelo simples fato de querer fundamentar nossas teorias.
Não cansamos de repetir que a fé não pode estar desligada da vida. Temos que ler a Bíblia com o olho nela e o outro na realidade. Se assim não acontecer estaremos virando apenas repetidores de citações soltas no tempo e no espaço.
A dimensão profunda do cristianismo que Jesus veio inaugurar vai muito mais além daquilo que as vezes pensamos, pois está bem perto de nós o ideal a ser vivido com segurança e serenidade. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – FÉ E VIDA
São verdades importantes
Que não vivem separadas
Fé e vida se completam
Elas estão irmanadas

Pela fé expresso riqueza
Dou resposta ao meu Senhor
Eis o grande testemunho
Em Jesus libertador

Fé e vida se dependem
Uma a outra como tal
Só podemos expressar
Vida e vida na real

Nossa vida é reflexo
De uma fé que possuímos
Pois na fé que professamos
Na estrada prosseguimos

Ao mostrar a nossa fé
Pelas obras praticadas
Traduzimos o conteúdo
De ações bem trabalhadas

PENSAMENTO DO DIA
“A arrogância e a presunção são resultados da incapacidade, incompetência e intolerância das pessoas” Pe. Tula








Nenhum comentário:

Postar um comentário