Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 16 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 16 de Março de 2012 - Mc 12,28b-34


AMAR A DEUS E AMAR O PRÓXIMO
A verdadeira religião que agrada a Deus é aquela que se fundamenta no seguimento radical a Pessoa e a Missão de Jesus Cristo. Porém, pode acontecer que em determinados momentos possamos reduzi-la a uma quantidade de mandamentos que podem até atrapalhar o nosso relacionamento com Deus.
No tempo de Jesus, a fé do povo judeu se concentrava muito na observância de uma quantidade enorme de mandamentos, normas, preceitos e tradições, que tornavam a vida do povo assoberbada de tantas leis, inviabilizando assim, o seu relacionamento com Deus e o próximo.
O mestre da Lei que se aproximou de Jesus, era responsável imediato por gerir estes princípios, a partir da Lei mosaica, e criar outros para nortear a vida do povo.
Jesus mostrou a praticidade em suas palavras e respondeu aquele homem, o que de fato era necessário guardar no coração para viver um relacionamento com Deus e com o próximo, que alcançaria uma força revolucionária muito grande.
Como fala no Evangelho, Jesus faz uma síntese bastante inusitada das leis, normas, princípios que regiam a vida do povo, através de duas colocações bem claras e objetivas. Toda a Lei e os mandamentos se resumeem no amor a Deus de todo o coração, da alma e do ser, enquanto o outro, seria semelhante a este, amar o próximo com o a si mesmo.
Aí está, disse Jesus, deles dependem toda a Lei e os profetas, no que o mestre da lei concordou prontamente, e assim viu firmeza nas palavras de Jesus. E o mestre da lei foi elogiado por Jesus , pois o mesmo concordou com aquilo que Ele havia falado.
Na verdade, Jesus mostrou para erle, o que é verdadeiramente essencial para a vida. O amor a Deus e o amor ao próximo. Nada poderá a vir superar estes dois conceitos claros e precisos, tanto para o ontem como para o hoje. Tudo o mais que possa acontecer é consequência natural da forma de explicitar este amor, que é duplamente direcionado, para Deus e para o próximo.
Jesus até ainda acrescenta, que todas as práticas e sacrifícios oferecidos e feitos, se não forem direcionados à expressão deste amor, de nada terá valor. Na linguagem de Jesus, quer dizer que, não podemos reduzir a fé e religião, apenas por práticas habituais. Estes práticas e ações devem ser respaldadas por este mesmo amor gratuito de Deus.
Sem esta expressão de amor, os rituais, louvor e práticas representarão uma pura idolatria. Para se oferecer um sacrífico a Deus é necessário que tenhamos o nosso coração diretamente centrado NELE. Ama-Lo de todo coração, alma, mente e forças e no próximo.
Nisto consiste uma prática religiosa autêntica, que é sem dúvida uma prova de amor inesgotável do homem na direção do seu Deus verdadeiro, atingindo sobremaneira a dimensão do próximo. Deus vos abençoe

VERSOS DE HOJE -  A PRESSÃO
O que coisa traiçoeira
Que existe por aqui
A pressão que sobe tanto
Baixa rápido, cai ali
Nós tomamos o remédio
E depois volta a subir

A pressão quem a regula
É a vida que levamos
Os vexames e aperreios
Que nem sempre aguardamos
Não estamos acordados
O remédio nós tomamos
Mas é deste jeito mesmo
Que a vida nos prepara
Muita gente com mazelas
É remédio que não para
Já estamos preparados
Pois o tempo tem sua cara

Muita gente já morreu
Pois não soube controlar
A pressão do organismo
Nem remédio quis tomar
Contraíram o AVC
E estão a lamentar

PENSAMENTO DO DIA
“Percorrendo as estradas e caminhos marchamos firmes para a maturação de nossa existência” Pe. Tula

Um comentário:

  1. A pressão na pressão do verso de um poeta popular....que também sabe ser clássico quando sisma em encantar....

    ResponderExcluir