Toda Hora estarei com você

terça-feira, 6 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 06 de Março de 2012 - Mt23,1-12


RELIGIÃO E PODER
A grande preocupação de Jesus Cristo, que o Evangelho apresenta, era a advertência feita aos discípulos, quanto a maneira de se portarem diante da proposta dos escribas, doutores da Lei e fariseus.
O alerta geral que Ele fazia, dava-se por conta do fato de seus discípulos não procurassem imitar em nada, aquilo que eles faziam, porém escutassem bem os ensinamentos da Lei.
Havia uma razão muito forte para esta advertência de Jesus, visto que, eles diziam uma coisa e faziam outra completamente diferente. A pregação dos fariseus e doutores da Lei tinha o seu fundamento, um discurso muito bonito, bem preparado, porém a prática era enganadora.
A Religião para os fariseus era um instrumento de dominação, pois o SABER tinha uma conotação dominadora, e o poder servia para oprimir, diminuir e desqualificar as pessoas. Como bem diz o Evangelho, colocavam fardos pesados nos ombros dos pobres, mas eles mesmo, não capazes de movê-los ao menos com o dedo.
Os fariseus e doutores da Lei achavam-se donos da verdade, e usavam este prerrogativa para sobrepor a maneira simples e humildes das pessoas. Sufocando-0s com a sua intelectualidade e sabedoria.
Eles eram guardiões da Lei, e nas suas pregações davam explicações rigorosas, quando se tratava de se referir aos outros. Mas, quando chegava o momento em eles teriam que seguir fielmente a Lei, davam um jeito brasileiro, como se diz, e eram mais contemporizadores com eles mesmos.
A vida desta gente tinha um peso e duas medidas, pois reinava entre eles a dubiedade de atitude. Para os outros a severidade da Lei deveria ser aplicada, mas para eles, sentia-se claramente que não urgia uma obrigação assim tão premente e séria.
Em tudo e por tudo, os fariseus e escribas gostavam de ter uma vida folgada e ao mesmo tempo, cheia de regalias e sofisticações. Gostavam de aparecer mais do que os outros, se exibindo a todo custo, querendo ser mais superior, os melhores. Realmente o poder subia para a cabeça, e com isto achavam-se com razão de manipular o comportamento das pessoas com uma pregação bonita, mas sem embasamento.
Através dos Evangelhos que nós conhecemos a gente facilmente descobre os tipos de comportamento que faziam parte do seu modo de vida. Eles queriam formar uma classe de destaque, realmente de dominadores da religião e da vida das pessoas.
O retrato fiel do comportamento dos fariseus e escribas vemos estampado na fisionomia de tantas pessoas. Quantos ocupam o lugar na m´dia, com um discurso bonito, singelo, romântico, sentimental, e gozam do poder de persuadir tantos irmãos nossos?
Quantos vivem a três por quatro, pronunciando palavras ou frases do Evangelho para impressionar a quem os vê? Quantos se apresentam com aparência de bonzinhos, santinhos, mas que o coração é uma indiferença tão grande aos sofrimentos dos outros?
Quantos usam de curas baratas e imediatistas para ocupar o lugar nos meios de comunicação social com a finalidade de dominar as pessoas, com um gesto fajuto e ao mesmo tempo enganador? Quantos alugam emissoras de rádios por somas vultosas com a indiscreta missão de auferir cada vez mais lucros e dividendos para as suas obras?
Assim como Jesus bateu forte contra as atitudes dos fariseus de ontem, contra o seu jeito inconsequente de ludibriar as pessoas, hoje teremos que levantar a nossa voz e não aceitar um tipo de manifestação religiosa que seja uma contradição a tudo que Jesus ensinou.
O mundo está cheio de fariseus e escribas que ditam as normas de vida das pessoas, enquanto a sua prática de vida é um contradição grosseira. Como dizíamos ontem na mensagem do Evangelho, esta gente instrumentaliza a Palavra de Deus para garantir seus interesses escusos.
Jesus propõe claramente hoje que, devemos pensar em construir uma nova sociedade, onde não haja dominantes nem dominados, opressores e oprimidos, mas sejamos todos irmãos, filhos do mesmo Pai. “Não chamem outro de Pai, a não ser AQUELE que está no céu”, “não chamem ninguém de Guia, pois um só é vosso guia, o Cristo”.
Jesus veio ensinar aos seus discípulos o caminho da humildade e do serviço. Longe de pensar em querer ser o maior, ou melhor. Esta foi a grande tentação que Jesus procurou tirar da cabeça de seus companheiros.
Os discípulos conforme o ensinamento do Mestre, devem ser movidos pelos sentimentos de humildade e de serviço. Espírito de mansidão e de fortaleza de ânimo para os duros combates da vida. Jesus encorajou a eles a prosseguir a caminhada na fidelidade ao Evangelho. Assim. como nós, busquemos esta mesma sinceridade para deixar transparecer em nossas vidas, a mesma fidelidade aos planos do Pai.
Concluindo, nos basta guardar no coração a frase final do Evangelho de hoje. “Quem se exalta será humilhado, mas que se humilha será exaltado”
VERSOS DE HOJE –  A MULHER
Criatura muito bela
Que Deus criou por amor
Sendo figura mais singela
Da mulher veio o Salvador

A mulher que Deus criou
Companheira de verdade
É uma joia muito rara
Digo com sinceridade

Companheira inseparável
Pelo homem respeitada
Tem uma força insuperável
Nesta longa caminhada

A mulher é sexo forte
Pois foi Deus assim falou
É valente até a morte
Sua já mostrou

A mulher é coisa boa
É amante e amorosa
Mexe com coração atoa
É bonita e charmosa

PENSAMENTO DO DIA
“Quando o amor entre duas pessoas é verdadeiro, não há nada que venha por fim este sentimento” Pe. Tula
HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia
Em 18 de Fevereiro de 1698, um documento que concede uma légua de terra para os índios das aldeias de Parangaba e Caucaia, se me foram pedido serem conservados uma légua de terra  em quadro que lhes mandei dar para situarem suas aldeias e para plantar para o seu sustento. Pareceu-me ordenar-vos, informeis com o vosso parecer neste requerimento. ESCRITO EM LISBOA A 18 DE FEVEREIRO DE 1698 .
Comentário: Este é um trecho de muitos documentos que colecionamos sobre doação de sesmarias no Município de Caucaia. E a quem interessar todas as sesmarias de Caucaia, temos aqui catalogadas e suas escrituras registradas. Daí pode-se ter uma ideia a quem pertencem estas terras hoje, já com novas escrituras que nós desconhecemos, pois o tempo é longo.                                                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário