Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ME NSAGEM DO EVANGELHO - Dia 31 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 31.05.2012
FESTA DA VISITAÇÃO

Evangelho(Lc 1,39-56) “Naquele tempo, Maria partiu às pressas, rumo à região montanhosa, para uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu seio e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Ela deu um grande grito e disse: ‘Tu és bendita mais do que todas as mulheres; bendito é também o fruto do teu ventre.” Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite, pois logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu ventre. Bem-aventurada és tu que crestes, pois se hão de cumprir as coisas da parte do Senhor te foram ditas. E Maria disse: Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta em Deus meu Salvador, pois olhou a humildade de sua serva. Palavra da Salvação

REFLEXÃO

A Igreja o encerra o mês mariano com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel(31 de maio). A referência da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. No ano de 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa no calendário litúrgico, com a justificativa de que a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união da Igreja dividida pelo grande cisma do oriente com o ocidente.
No Evangelho de Lucas há a narrativa da viagem de Maria ao encontro de sua prima Santa Isabel, logo após anunciação do anjo e da encarnação do verbo:
O encontro destas duas mães é na realidade o encontro dos dois filhos, Jesus e João Batista, a cuja missão elas servem. João Batista estremece no seio de Isabel, ele recebe o Espírito anunciado em Lc 1, 15: ele será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe, João Batista, com este encontro, inaugura a sua missão, estremecendo diante do Messias que se encontrava no seio de Maria.
Este encontro é uma verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou o cântico do “Magnificat”, a oração da Ave-Maria, rezados e entoados por tantos cristãos ao longo destes dois milênios da era cristã.
A atitude interior de Maria, quando disse o seu sim ao Anjo, mensageiro de Deus, e quando foi ao encontro de sua prima, para auxiliá-la, foi uma atitude de fé, reconhecida por Isabel: “Bendita aquela que creu: o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”.
A festa da Visitação também nos relembra outra atitude interior de Maria: a do serviço. Um serviço permeado pelo amor desinteressado por quem se encontra em necessidade. Assim que sabe  pela noticia dada pelo Anjo Gabriel sobre o estado da sua parenta Isabel, imediatamente se põe em viagem para a montanha, a fim de chegar “às pressas” à cidade da Judá, onde se encontrava sua prima. O serviço de levar Jesus ao encontro dos necessitados(como Isabel), bem como daqueles que seriam chamados a trabalharem na preparação, no anúncio do Reino(como João Batista) foi feito de forma exemplar por Maria, a cristã por excelência.  E Ela continua a nos trazer Jesus, nos visitando nas nossas necessidades e na nossa missão de evangelizar.
Deixemo-nos sempre visitar por Maria. Que ela nos traga Jesus, sentido da nossa vida e da nossa missão.
Maria visita Isabel e deixa para a humanidade o hino do Magnificat, onde louva e ao mesmo tempo revela o poder e o amor de um Deus fiel a seus filhos.
Que possamos ser “Marias” nos dias de hoje, aquelas e aqueles que conseguem ver que a vida é continuamente gerada, suplantando todo o medo, toda a desesperança, toda a morte.  E, assim, como vida que brota possamos também viver em atitude de serviço, de cumplicidade, de partilha, tal como Maria e Isabel partilharam seus segredos e seus mistérios entre si, vivendo, ainda na gestação, a experiência da verdadeira comunhão com o Pai.

VERSOS DE HOJE  AVE MARIA MÃE DE JESUS

Eu vou cantar esta Ave Maria
Ave Maria Mãe do Meu Senhor
Eu vou cantar esta Ave Maria
Ave Maria Mãe do meu Salvador
Eu vou cantar esta Ave Maria
Com muito ardor e forte emoção
VIRGEM MARIA A MÃE PADROEIRA
SENHORA BENDITA E MÃE DO POVÃO (bis)
Ave Maria eu canto, tu és bendita entre todas as mulheres
Bendito é o fruto do teu ventre materno
Nos veio Jesus que é o príncipe da Luz
Santa Maria eu canto
És a Mãe tão querida do Filho de Deus
Rogai por nós todos caminheiros do mundo
E na hora bendita nós somos filhos teus

PENSAMENTO DO DIA
“Maria foi a Mulher por excelência da História que realizou em sua vida o projeto do Pai”. Pe Tula

SANTO DO DIA

Nossa Senhora da Visitação

Maio é o mês dedicado à particular devoção de Nossa Senhora. A Igreja o encerra com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel, que simboliza o cumprimento dos tempos. Antes ocorria em 02 de julho, data do regresso de Maria, uma semana depois do nascimento e do rito da imposição do nome de São João Batista.
A referência mais antiga da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. Em 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa, pois a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união do clero dividido pelo grande cisma.
A Bíblia narra que Maria viajou para a casa da família de Zacarias logo após a anunciação do Anjo, que lhe dissera "vossa prima Isabel, também conceberá um filho em sua idade avançada. E este é agora o sexto mês dela, que foi dita estéril; nada é impossível para Deus". (Lc 1, 26, 37). Já concebida pelo Espírito Santo, a puríssima Virgem foi levar sua ajuda e apoio à parenta genitora do precursor do Messias Salvador.
O encontro das duas Mães é a verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou a oração da Ave Maria e o cântico do "Magnificat", rezados e entoados por toda a cristandade aos longos destes mais de dois milênios.
Desde 1412, Nossa Senhora da Visitação é festejada especialmente pelos italianos da Sicília, como a Padroeira da cidade da Enna. Mas nem todo o mundo cristão celebrava esta veneração, por isto foi confirmada no sínodo de Basiléia em 1441.
Os portugueses sempre a celebraram com muita pompa, porque rei D. Manuel I, o Venturoso, que governou entre 1495 e 1521, escolheu Nossa Senhora da Visitação a Padroeira da Casa de Misericórdia de Lisboa, e de todas as outras do reino.
Foi assim que este culto chegou ao Brasil Colônia, primeiro na Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, depois se disseminou por todo território brasileiro. Antigamente os fieis faziam uma enorme procissão até os Hospitais da Misericórdia para levar conforto aos enfermos e suas doações às instituições. Hoje, as paróquias enviam as doações recolhidas com antecedência, para as Pastorais dos enfermos, que atuam com os voluntários junto às Casas de Saúde mais deficitárias. Tudo para perpetuar a verdadeira caridade cristã, iniciada pela Mãe de Deus ao visitar a santa prima levando sua amizade e ajuda quando mais precisava.
Em 1978, a Madre Maria Vincenza Minet foi chamada pelo Senhor para fundar uma congregação de religiosa sob o carisma de Nossa Senhora da Visitação. Com o apoio do Bispo de Assis, nesta cidade da Itália nasceu as Servas da Visitação em 1978, para abrirem missões a fim de atender as necessidades dos mais pobres e marginalizados em todos os continentes. Hoje, além da Itália, atuam na Polônia, Filipinas, África e Brasil.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 30 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 30.05.2012
ESPERANÇAS EQUIVOCADAS

Evangelho (Mc 10,32-45): Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: «Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará».
Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir». Ele perguntou: «Que quereis que eu vos faça?». Responderam: «Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!». Jesus lhes disse: «Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?». Responderam: «Podemos». Jesus então lhes disse: «Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado».
Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: «Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO
OBS: gostei muito desta reflexão e tomei a liberdade de postar hoje para vocês. A mesma é do Diácono Cruz.

Recorramos ao Discípulo anônimo, que se dispõe a dialogar conosco, sobre essa narrativa de São Marcos
______ Olha Discípulo, não nos leve a mal, mas nós aqui, cristãos  do ano de 2012 lemos essa narrativa e ficamos indignados, pois isso não é a conduta de um discípulo, concorda?
Discípulo _____   Bom, nesse negócio de ter ciúmes, brigar por cargos e disputar para ver quem é mais poderoso ou importante na comunidade, não dá para vocês falarem muito do nós...
_____ Desculpe Discípulo, se a gente pegou pesado, mas é que vocês formam a comunidade dos santos, onde se viu aqueles dois,  o Tiago e João querer determinar a Jesus como queriam ser atendidos!
Discípulo____ E vocês aí , que brigam entre pastorais e movimentos, disputam cargos de coordenação, concorrem para ver quem fica mais perto do padre ou do Diácono, para influenciá-los á seu favor, a gente fica olhando aqui do "Céu" e  também ficamos indignados!

____Mas discípulo, tudo bem....ninguém é perfeito, aqui em nosso tempo somos influenciados pela sociedade, que é  regida pelo egoísmo, pela concorrência e disputa, pela correria atrás de grandezas, e até a politicagem dos medíocres infesta as comunidades....
Discípulo____ Pois é, com o nosso grupo e nas primeiras comunidades, isso também aconteceu,  e aí entre vocês também acontece. Tem leigos antigos que brigam até pelo seu lugar no banco da igreja. Quer mais? Até no Clero estão brigando por causa do poder!
____Oh Discípulo, vai com calma, você está falando da nossa querida Igreja, nossos amados pastores, padres , sacerdotes, diáconos, Bispos e Leigos. Se você está nervoso a gente para por aqui com a reflexão.....
Discípulo (sorrindo) ____Claro que não meu amado, não estou nervoso...Só quero que você entenda. que somos uma Igreja Santa, mas também pecadora, nós aqui já estamos na Igreja Celestial, não precisamos mais de prestígio, badalação, status, cargos e poderes, sucesso e marketing pessoal, mas vocês enfrentam isso dentro da igreja e não adiante querer tapar o sol com a peneira.....
____Escuta Discípulo, será que Deus não poderia fazer alguma coisa nesse sentido? Manifestar a sua gloria e seu poder mostrando de uma vez por todas, que o Dono da Igreja é Jesus Cristo, daí todo mundo punha o rabo entre as pernas e cada um ficava no seu canto, sem querer, nos trabalhos pastorais, ser o "Rei da Cocada Preta".
Discípulo____Ah meu amado, e todos os domingos, vocês aí fazem o que? Vão na comunidade jogar Bingo?

______Claro que não, a gente vai á missa aos domingos celebrar a Eucaristia.....Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a gente está afiado nesse conceitos doutrinários....
Discípulo_____Pois é, de Cristianismo vocês sabem até demais. Celebram a Eucaristia mas não a vivem entre vocês . Olha, para ficar mais fácil vou resumir o que o Mestre nos ensinou naquele dia meio conturbado para o grupo...
_____É isso que a gente quer, querido Discípulo, a reflexão está se alongando e você não falou o que nos interessa de verdade......vamos lá, diz aí querido irmão
Discípulo____Jesus quer que olhem para Ele e façam uma doação total de suas vidas, nos trabalhos pastorais e ministérios, com disposição de beber, quando necessário, o cálice amargo, como Jesus bebeu.  Segundo, Não se deixem influenciar pela busca de poder, que marca a História de vocês na política, na economia e nas relações de um modo geral. Terceiro, que em vossas orações não queiram manipular a Deus pedindo favores nesse sentido, como fizeram meus irmãos Tiago e João que não sabiam o que estavam pedindo. E por último meu caro, sejam Servos e Servas de Deus, servindo a todos com os carismas que Deus lhes concedeu, essa é a prática essencial da vida em comunidade. Como você falou, o Dono da Igreja é Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, e ele se fez escravo de todos, lavando nossos pés e morrendo na cruz pór nós. Alguma dúvida?
_____Nenhuma amado Discípulo, vamos começar agora mesmo a fazer alongamento, para podermos nos abaixar e servir os irmãos e irmãs, com alegria e humildade, sem querer ser importante naquilo que fazemos.
Discípulo ___E por que o alongamento ?
_____Para flexibilizar o nosso coração que está duro e travado de orgulho, vaidade e egoísmo. Viver a Eucaristia é viver no amor que é serviço. Agora entendi, na comunidade a única disputa que deve haver, é QUEM SERVE MAIS E MELHOR ,OS IRMÃOS E IRMÃS.....

VERSOS DE HOJE – 03 ANOS DE SAUDADE

 Há três anos eu recordo
Neste dia de tristeza
Eu pewrdi a minha mãe
Foi pro céu, o que beleza
Habitar com mãe Maria
Com os anjos na porfia
Eu me lembro com certeza

Foi uma noite muita fria
Que doeu o coração
Eu senti muita saudade
Bateu forte o coração
Foi dureza acreditar
A verdade aceitar
A dor da separação

O meu perito doeu tanto
Os meus olhos lacrimais
DE não vê a minha mãe
Com a vida nunca mais
O seu corpo sepultado
No caixão ficou guardado
No sepulcro agora jaz

PENSAMENTO DO DIA

Guardar no coração as lembranças imorredouras do nosso passado, é fortalecer uma memória sempre renovada” Pe Tula

SANTO DO DIA

Santa Joana d'Arc

Filha de Jaques d'Arc e Isabel, camponeses muito pobres, Joana nasceu em Domrémy, na região francesa de Lorena, em 6 de janeiro de 1412. Cresceu no meio rural, piedosa, devota e analfabeta, assinava seu nome utilizando uma simples, mas significativa, cruz. Significativa porque já aos treze anos começou a viver experiências místicas.
Ouvia as "vozes" do arcanjo Miguel, das santas Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, avisando que ela teria uma importante missão pela frente e deveria preparar-se para ela. Os pais, no início, não deram importância , depois acharam que estava louca e por fim acreditaram, mas temeram por Joana.
A França vivia a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra, governada por Henrique VI. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono. As mensagens que Joana recebia exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Orleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII, para ser coroado na catedral de Reims, novamente como legítimo rei da França. A ordem para ela não parecia impossível, bastava cumpri-la, pois tinha certeza de que Deus estava a seu lado. O problema maior era conseguir falar pessoalmente com o rei deposto.
Conseguiu aos dezoito anos de idade. Carlos VII só concordou em seguir seus conselhos quando percebeu que ela realmente tinha por trás de si o sinal de Deus. Isso porque Joana falou com o rei sobre assuntos que na verdade eram segredos militares e de Estado, que ninguém conhecia, a não ser ele. Deu-lhe, então, a chefia de seus exércitos. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como única arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, chamando os comandantes à luta pela pátria e por Deus.
E o que aconteceu na batalha que teve aquela figura feminina, jovem e mística, que nada entendia de táticas ou estratégias militares, à frente dos soldados, foi inenarrável. Os franceses sitiados reagiram e venceram os invasores ingleses, livrando o país da submissão.
Carlos VII foi, então, coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa.
A luta pela reconquista demorara cerca de um ano e ela desejava voltar para sua vida simples no campo. Mas o rei exigiu que ela continuasse comandando os exércitos na reconquista de Paris. Ela obedeceu, mas foi ferida e também traída, sendo vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Num processo religioso grotesco, completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética". Tinha dezenove anos e morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria, em 30 de maio de 1431, diante da comoção popular na praça do Mercado Vermelho, em Rouen.
Não fossem os fatos devidamente conhecidos e comprovados, seria difícil crer na existência dessa jovem mártir, que sacrificou sua vida pela libertação de sua pátria e de seu povo. Vinte anos depois, o processo foi revisto pelo papa Calisto III, que constatou a injustiça e a reabilitou. Joana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França. O dia de hoje é comemorado na França como data nacional, em memória de santa Joana d'Arc, mártir da pátria e da fé.





segunda-feira, 28 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 29 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 29.05.2012
A RECOMPENSA PROMETIDA

Evangelho (Mc 10,28-31): Pedro começou a dizer-lhe: «Olha, nós deixamos tudo e te seguimos». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do Evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida — casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO


De quando em vez, é importante fazermos uma revisão de vida, uma espécie de avaliação dando a prioridade os valores  essenciais, sobre os quais, construiremos as colunas que nos darão sustentação em toda nossa caminhada.
Se não ficarmos atentos, tornamos pessoas que agem instintivamente de maneira automática, fechados em nós mesmos, e mais, é quando tornamos apegados aos nossos preconceitos ou ideias. 
Sem abrimos o coração à proposta de vida nova, trazida por Jesus, fica impossível nos libertar de tudo que nos escraviza.
Afastados de Jesus, perdemos a oportunidade de vivenciar as maravilhas do reino de Deus, presente aqui na terra.  Maravilhas, tão próximas de nós, mas que não as enxergamos, por estarmos focados em nós mesmos, nos nossos próprios interesses.
Precisamos fazer um caminho de volta para dentro de nós mesmos, redescobrir na nossa essência o verdadeiro sentido do nosso existir.
No evangelho de hoje, nota-se nas palavras de Pedro, uma  certa preocupação com o futuro dos discípulos, que deixaram tudo para seguir Jesus.
Mesmo estando juntos do Mestre, os discípulos não compreendiam bem a dinâmica do Reino, ainda não se sentiam suficientemente seguros, quanto ao que lhes reservaria o futuro.
Para entendermos melhor o evangelho de hoje, é importante voltarmos ao texto do evangelho de ontem, quando Jesus nos fala da incapacidade daqueles que não conseguem se libertar de seus apegos.
 “É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!” Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: “então quem poderá ser salvo”? (Mc 10,25-26)
Estas palavras de Jesus, deixaram os discípulos apreensivos: ora, se para os ricos, vistos por eles, como privilegiados em tudo, era tão difícil entrar no reino de Deus, imagine para eles, que se sentiam tão pequenos. Mal sabia eles, que a visão de Jesus, sobre valores, era totalmente diferente da visão vista pelo mundo.
Em momento algum, Jesus nos pede para abandonarmos nossos entes queridos, o que Ele nos pede, é que, coloquemos o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas. O que devemos abandonar mesmo é o nosso egoísmo, nosso comodismo, tudo que nos torna insensíveis às necessidades dos nossos irmãos.
Precisamos abrir as portas do nosso coração, sairmos de nós mesmo, para  irmos  ao encontro do outro. Só assim, estaremos de fato, seguindo Jesus.  É da nossa vivência em comunidade, que vão surgindo novos irmãos, novas mães, novos pais, valores que ampliam a nossa família, nos trazendo uma valiosa recompensa! 
Quem faz opção por Jesus, não está livre das perseguições, a  sua presença  incomoda àqueles que se sentem bem instalados, que não querem mudanças, que vivem  fechado no seu mundo, insensível ao sofrimento do outro, mas agrada a Deus, que quer contar com cada um de nós, na construção de um  Reino de justiça, onde todos tenham os mesmos direitos.
Um seguidor de Jesus vai encontrar inúmeros desafios pelo caminho, mas ele não se abate diante das dificuldades, pelo contrário se torna mais forte ainda, pois carrega consigo a certeza de que nunca estará sozinho.
Para Jesus, os primeiros no reino dos céus, são aqueles  que hoje, o mundo despreza!
Quem é pequeno aos olhos do mundo, é grande aos olhos de Deus!
Que nós nunca hesitemos em dizer SIM, ao chamado de DEUS!
Que sejamos portadores e anunciadores desta LUZ que não se apaga: JESUS!


VERSOS DE HOJE - SANTOS DO MÊS DE JUNHO

Este mês está começando
Mês de junho sim senhor
É um mês de alegria
Muita fé e muito ardor
Festejando padroeiros
São eternos mensageiros
E modelos de amor

Santo Antônio e São Pedro
São dois santos populares
São Luis e João Batista
Também têm os seus altares
Pelo povo venerado
Com São Paulo festejado
Todo o mês é consagrado

Tem novena e o festejo
Nas capelas e lugares
Tem fogueiras e quermesses
Os benditos e cantares
Tem promessa e caminhada
Que também está na jornada
Quer no campo quer nos mares

PENSAMENTO DO DIA

“Conduzindo a nossa vida com retidão, só levaremos para o túmulo as nossas virtudes”. Pe Tula

SANTO DO DIA

Santa Úrsula Ledochowska

Júlia Ledochowska pertencia à uma família especialmente abençoada. A sua irmã mais velha, Maria Teresa, era religiosa, fundou uma congregação e foi inscrita no Livro dos Santos. O irmão, o padre Vladimiro foi o vigésimo sexto preposto geral dos Jesuítas . Ela nasceu em 17 de abril de 1865 e os pais eram nobres poloneses, que residiam na Áustria.
Até o final da adolescência viveu neste país onde completou os estudos, depois voltou com a família para o solo polonês, estabelecendo-se na Croácia. Aos vinte e um anos ingressou no Convento das Irmãs Ursulinas de Cracóvia, pronunciando os votos definitivos e tomando o nome de Úrsula, em 1899.
Ativa educadora fundou um pensionato feminino para jovens, promovendo entre os estudantes a Associação das Filhas de Maria, foi também superiora do seu convento por quatro anos. Foi chamada pelo pároco da igreja de Santa Catarina em Petersburgo, na Rússia, que na época reprimia toda atividade religiosa, inclusive as de cunho assistencial, para dirigir um internato de estudantes polonesas exiladas, nesta função teve de usar roupa civis para sua segurança. Em 1909 fundou também uma casa das ursulinas na Finlândia onde inovou com um pensionato e uma escola ao ar livre, para moças doentes, seguindo o estilo inglês, ao mesmo tempo fundou na mesma Petersburgo uma casa das Ursulinas.
A sua cidadania e origem austríaca, a fez objeto de perseguição por parte da polícia russa, durante a Primeira Guerra Mundial , tanto que em 1914 se refugiou na Suécia, onde fundou, também alí, um pensionato e uma escola. O seu grande senso de apostolado a fez fundar para os católicos suecos o jornal "Solglimstar", editado ainda hoje sob outra direção. Em 1917, foi para a Dinamarca dar assistência aos poloneses perseguidos, onde permaneceu por dois anos, quando então regressou para o seu convento na Polônia.
Atendendo um antigo anseio interior, em 1920, separou-se da sua congregação para fundar uma nova ordem: as Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante, com a função de dar assistência aos jovens abandonados e para cuidar dos pobres, velhos e crianças.
Na Polônia, devido à cor do hábito, se popularizaram como as "ursulinas cinzas" e na Itália, como as "irmãs polonesas". A ordem foi aprovada em 1930 e se desenvolveu com rapidez. Quando sua fundadora, Madre Úrsula, morreu já existiam trinta e cinco casas e mais de mil irmãs. Ela deixou vários livros, todos escritos em polonês, que foram traduzidos para o italiano e francês.
Madre Úrsula Ledochowska, faleceu em Roma no dia 29 de maio de 1939, na casa mãe da ordem, que conserva as suas relíquias. O Papa João Paulo II em 1983 a beatificou, numa comovente cerimônia em Poznan, quando visitava a Polônia. Vinte anos depois ele mesmo a canonizou, declarando ser seu devoto. O culto em sua homenagem foi designado para o dia de sua morte