Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 03 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO  03.05 2012
TIAGO E FELIPE APÓSTOLOS
Evangelho (Jo 14,6-14): Naquele tempo, Jesus respondeu: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto». Filipe disse: «Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta». Jesus respondeu: «Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei».

REFLEXÃO

Hoje celebramos a festa dos apóstolos Filipe e Tiago. O Evangelho refere-se àqueles diálogos que Jesus tinha somente com os Apóstolos, onde procurava ir formando-os, para que tivessem ideias claras sobre sua pessoa e sua missão. Os Apóstolos estavam imbuídos das ideias que os judeus haviam formado sobre a pessoa do Messias: esperavam um libertador terreno e político, enquanto que a pessoa de Jesus não respondia absolutamente nada a estas imagens preconcebidas.
As primeiras palavras que lemos no Evangelho de hoje é uma resposta a uma pergunta do apóstolo Tomé. Jesus respondeu: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim» (Jo 14,6). Esta resposta a Tomé dá pé à petição de Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta» (Jo 14,8). A resposta de Jesus é, na verdade, uma repreensão: Jesus respondeu: «Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?» (Jo 14,9).
Os Apóstolos não entendiam a unidade entre o Pai e Jesus, eles não podiam ver ao Deus e Homem na pessoa de Jesus. Ele não se limita a demonstrar sua igualdade com o Pai, mas também lhes recorda que eles serão os que continuarão com a sua obra salvadora: outorga-lhes o poder de fazer milagres, lhes promete que estará sempre com eles e, qualquer coisa que se peça em seu nome, será concedida.
Estas respostas de Jesus aos Apóstolos, também estão dirigidas a todos nós. Devemos conhecer na profundidade de nossa vida, a humanidade e divindade de Jesus, para sentir esta presença amorosa do coração de Deus presente na história.

VERSOS DE HOJE – SONHO X PESADELO

Hoje a noite eu tive um sonho
Que na loteca eu ganhava
Eu ficava muito alegre
Pois a muitos eu ajudava

Repartia com a família
O dinheiro sorteado
Todos tinham um  pedaço
E ficavam equilibrados

Do dinheiro recebido
Ajudava até a pobreza
Repartindo os bens com ela
Era grande a riqueza

Foi um sonho dewmorado
Que me deu satisfação
Mas quando eu acordei
Foia maior decepção

Nem dinheiro nem loteca
Na verdade foi ilusão
Tive um sonho bem gostoso
Com a barriga de feijão

PENSAMENTO DO DIA
“Caminhamos nesta vida sempre olhando para o horizonte que se deseja atingir em nossas vidas”. Pe Tula


Nenhum comentário:

Postar um comentário