Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 30 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 30.05.2012
ESPERANÇAS EQUIVOCADAS

Evangelho (Mc 10,32-45): Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: «Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará».
Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir». Ele perguntou: «Que quereis que eu vos faça?». Responderam: «Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!». Jesus lhes disse: «Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?». Responderam: «Podemos». Jesus então lhes disse: «Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado».
Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: «Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO
OBS: gostei muito desta reflexão e tomei a liberdade de postar hoje para vocês. A mesma é do Diácono Cruz.

Recorramos ao Discípulo anônimo, que se dispõe a dialogar conosco, sobre essa narrativa de São Marcos
______ Olha Discípulo, não nos leve a mal, mas nós aqui, cristãos  do ano de 2012 lemos essa narrativa e ficamos indignados, pois isso não é a conduta de um discípulo, concorda?
Discípulo _____   Bom, nesse negócio de ter ciúmes, brigar por cargos e disputar para ver quem é mais poderoso ou importante na comunidade, não dá para vocês falarem muito do nós...
_____ Desculpe Discípulo, se a gente pegou pesado, mas é que vocês formam a comunidade dos santos, onde se viu aqueles dois,  o Tiago e João querer determinar a Jesus como queriam ser atendidos!
Discípulo____ E vocês aí , que brigam entre pastorais e movimentos, disputam cargos de coordenação, concorrem para ver quem fica mais perto do padre ou do Diácono, para influenciá-los á seu favor, a gente fica olhando aqui do "Céu" e  também ficamos indignados!

____Mas discípulo, tudo bem....ninguém é perfeito, aqui em nosso tempo somos influenciados pela sociedade, que é  regida pelo egoísmo, pela concorrência e disputa, pela correria atrás de grandezas, e até a politicagem dos medíocres infesta as comunidades....
Discípulo____ Pois é, com o nosso grupo e nas primeiras comunidades, isso também aconteceu,  e aí entre vocês também acontece. Tem leigos antigos que brigam até pelo seu lugar no banco da igreja. Quer mais? Até no Clero estão brigando por causa do poder!
____Oh Discípulo, vai com calma, você está falando da nossa querida Igreja, nossos amados pastores, padres , sacerdotes, diáconos, Bispos e Leigos. Se você está nervoso a gente para por aqui com a reflexão.....
Discípulo (sorrindo) ____Claro que não meu amado, não estou nervoso...Só quero que você entenda. que somos uma Igreja Santa, mas também pecadora, nós aqui já estamos na Igreja Celestial, não precisamos mais de prestígio, badalação, status, cargos e poderes, sucesso e marketing pessoal, mas vocês enfrentam isso dentro da igreja e não adiante querer tapar o sol com a peneira.....
____Escuta Discípulo, será que Deus não poderia fazer alguma coisa nesse sentido? Manifestar a sua gloria e seu poder mostrando de uma vez por todas, que o Dono da Igreja é Jesus Cristo, daí todo mundo punha o rabo entre as pernas e cada um ficava no seu canto, sem querer, nos trabalhos pastorais, ser o "Rei da Cocada Preta".
Discípulo____Ah meu amado, e todos os domingos, vocês aí fazem o que? Vão na comunidade jogar Bingo?

______Claro que não, a gente vai á missa aos domingos celebrar a Eucaristia.....Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a gente está afiado nesse conceitos doutrinários....
Discípulo_____Pois é, de Cristianismo vocês sabem até demais. Celebram a Eucaristia mas não a vivem entre vocês . Olha, para ficar mais fácil vou resumir o que o Mestre nos ensinou naquele dia meio conturbado para o grupo...
_____É isso que a gente quer, querido Discípulo, a reflexão está se alongando e você não falou o que nos interessa de verdade......vamos lá, diz aí querido irmão
Discípulo____Jesus quer que olhem para Ele e façam uma doação total de suas vidas, nos trabalhos pastorais e ministérios, com disposição de beber, quando necessário, o cálice amargo, como Jesus bebeu.  Segundo, Não se deixem influenciar pela busca de poder, que marca a História de vocês na política, na economia e nas relações de um modo geral. Terceiro, que em vossas orações não queiram manipular a Deus pedindo favores nesse sentido, como fizeram meus irmãos Tiago e João que não sabiam o que estavam pedindo. E por último meu caro, sejam Servos e Servas de Deus, servindo a todos com os carismas que Deus lhes concedeu, essa é a prática essencial da vida em comunidade. Como você falou, o Dono da Igreja é Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, e ele se fez escravo de todos, lavando nossos pés e morrendo na cruz pór nós. Alguma dúvida?
_____Nenhuma amado Discípulo, vamos começar agora mesmo a fazer alongamento, para podermos nos abaixar e servir os irmãos e irmãs, com alegria e humildade, sem querer ser importante naquilo que fazemos.
Discípulo ___E por que o alongamento ?
_____Para flexibilizar o nosso coração que está duro e travado de orgulho, vaidade e egoísmo. Viver a Eucaristia é viver no amor que é serviço. Agora entendi, na comunidade a única disputa que deve haver, é QUEM SERVE MAIS E MELHOR ,OS IRMÃOS E IRMÃS.....

VERSOS DE HOJE – 03 ANOS DE SAUDADE

 Há três anos eu recordo
Neste dia de tristeza
Eu pewrdi a minha mãe
Foi pro céu, o que beleza
Habitar com mãe Maria
Com os anjos na porfia
Eu me lembro com certeza

Foi uma noite muita fria
Que doeu o coração
Eu senti muita saudade
Bateu forte o coração
Foi dureza acreditar
A verdade aceitar
A dor da separação

O meu perito doeu tanto
Os meus olhos lacrimais
DE não vê a minha mãe
Com a vida nunca mais
O seu corpo sepultado
No caixão ficou guardado
No sepulcro agora jaz

PENSAMENTO DO DIA

Guardar no coração as lembranças imorredouras do nosso passado, é fortalecer uma memória sempre renovada” Pe Tula

SANTO DO DIA

Santa Joana d'Arc

Filha de Jaques d'Arc e Isabel, camponeses muito pobres, Joana nasceu em Domrémy, na região francesa de Lorena, em 6 de janeiro de 1412. Cresceu no meio rural, piedosa, devota e analfabeta, assinava seu nome utilizando uma simples, mas significativa, cruz. Significativa porque já aos treze anos começou a viver experiências místicas.
Ouvia as "vozes" do arcanjo Miguel, das santas Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, avisando que ela teria uma importante missão pela frente e deveria preparar-se para ela. Os pais, no início, não deram importância , depois acharam que estava louca e por fim acreditaram, mas temeram por Joana.
A França vivia a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra, governada por Henrique VI. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono. As mensagens que Joana recebia exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Orleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII, para ser coroado na catedral de Reims, novamente como legítimo rei da França. A ordem para ela não parecia impossível, bastava cumpri-la, pois tinha certeza de que Deus estava a seu lado. O problema maior era conseguir falar pessoalmente com o rei deposto.
Conseguiu aos dezoito anos de idade. Carlos VII só concordou em seguir seus conselhos quando percebeu que ela realmente tinha por trás de si o sinal de Deus. Isso porque Joana falou com o rei sobre assuntos que na verdade eram segredos militares e de Estado, que ninguém conhecia, a não ser ele. Deu-lhe, então, a chefia de seus exércitos. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como única arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, chamando os comandantes à luta pela pátria e por Deus.
E o que aconteceu na batalha que teve aquela figura feminina, jovem e mística, que nada entendia de táticas ou estratégias militares, à frente dos soldados, foi inenarrável. Os franceses sitiados reagiram e venceram os invasores ingleses, livrando o país da submissão.
Carlos VII foi, então, coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa.
A luta pela reconquista demorara cerca de um ano e ela desejava voltar para sua vida simples no campo. Mas o rei exigiu que ela continuasse comandando os exércitos na reconquista de Paris. Ela obedeceu, mas foi ferida e também traída, sendo vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Num processo religioso grotesco, completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética". Tinha dezenove anos e morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria, em 30 de maio de 1431, diante da comoção popular na praça do Mercado Vermelho, em Rouen.
Não fossem os fatos devidamente conhecidos e comprovados, seria difícil crer na existência dessa jovem mártir, que sacrificou sua vida pela libertação de sua pátria e de seu povo. Vinte anos depois, o processo foi revisto pelo papa Calisto III, que constatou a injustiça e a reabilitou. Joana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França. O dia de hoje é comemorado na França como data nacional, em memória de santa Joana d'Arc, mártir da pátria e da fé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário