Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 24 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 24.05.2012
A FÉ E A UNIDADE


Evangelho (Jo 17,20-26): Naquele tempo, Jesus, alçando os olhos ao céu, disse: «Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO
Estamos na semana de oração pela unidade dos cristãos, nesta tempo em que antecede a Festa de Pentecostes. Jesus continua a sua oração pela unidade numa verdadeira súplica ao Pai, exaltando s sua unidade com ELE.
Estamos vivendo no mundo de hoje uma crise muito grande no relacionamento entre as pessoas e as nações. Esta estado de coisas vem macular fortemente o coração dos filhos de Deus, que desrespeitam a vontade do seu criador.
Sabemos que a divisão existente é fruto do pecado, da ganância das pessoas, e do espírito de revanchismo existentes. Nesta prece de Jesus, Ele reza insistentemente, e nos a certeza er a coragem para que possamos marchar firmes enfrentando os desafios e as dificuldades da vida.
Jesus pede ao Pai por aqueles que acreditarão em seu nome. Graças ao testemunho dos apóstolos nós podemos fazer parte daqueles que acreditam nas palavras de Jesus.
 Aqueles que ainda não crêem no nome de Jesus, irão crer se vir em nosso testemunho de vida a força que o amor possui, por isso é preciso ter coerência entre fé e vida, viver a unidade com Deus e com os irmãos.
Nossa vida tem dois eixos, o vertical e o horizontal, como a cruz de Cristo, um nos liga a Deus o outro aos irmãos. Se nos amarmos o mundo nos verá como discípulos de Jesus. Que possamos ouvir, vejam como eles se amam, a exemplo dos discípulos de Jesus.
A unidade comece em nossa casa, em nossas famílias, em nossas comunidades. Deixemos de lado as intrigas, as palavras que fere e afasta tantos irmãos da igreja. Sejamos solidários com os doentes de nossas comunidades, socorrendo os que precisam de nós.
Amor e a capacidade de acolher o outro, igual a nós em dignidade, mas diferente em personalidade e escolhas, e descobrirmos o que nos une num laço indissolúvel. O diálogo assume-se, por isso, como o único meio para o encontro com o outro, diferente de nós e, no entanto, igual.
“Que seja um, é o que Eu quero mais. Sem medo algum, se amem mais. O meu Amor é o que os torna capazes. O meu espírito é que age e faz”.

VERSOS DE HOJE – AS BEM-AVENTURANÇAS

Lá de cima da montanha
Jesus Cristo proclamou
Com uma força muito grande
Bem-estar Ele ensinou

Ser Feliz é o seu Lema
Com o coração de pobre
Este foi o grande tema
De Jesus um  gesto nobre

A montanha foi o lugar
Do sermão do meu Senhor
E pediu pra não largar
As lições do seu amor

O projeto de Jesus
É sua revelação
Que se mostra desde a Cruz
O sinal de Salvação

Pra seguir o seu projeto
De viver intensidade
O Evangelho é o objeto
Para buscar felicidade

PENSAMENTO DO DIA

“Macular as pessoas de bem neste mundo é uma prova de total indignidade” Pe.Tula

O SANTO DO DIA

São Vicente de Lérins
As notícias que temos sobre o religioso Vicente são poucas. Ele viveu do mosteiro de Lérins, onde foi ordenado sacerdote no século V. Os dados sobre sua vida antes desse período também não são muitos. Tudo indica que ele era um soldado do exército romano e que sua origem seria o norte da França, hoje território da Bélgica.
Alguns registros encontrados em Lérins, escritos por ele mesmo, induzem a crer que seu irmão seria o Bispo de Troyes. E ele decidira abandonar a vida desregrada e combativa do exercito para "espantar a banalidade e a soberba de sua vida para se dedicar somente à Deus na humildade cristã". Vicente então optou pela vida monástica e nesta se despontou como teólogo e escritor famoso, grande reformador do mosteiro de Lérins.
Ingressou nesse mosteiro, fundado por Santo Honorato, na ilha francesa localizada defronte à Cannes, já em idade avançada. Alí se ordenou sacerdote e foi eleito abade, pela retidão de caráter e austeridade de vida religiosa. Transformou o local num florescente centro de cultura e de espiritualidade, verdadeiro celeiro de Bispos e Santos para a Igreja. Em 434, escreveu sua obra mais famosa, o "Commnitorium", também conhecido como "manual de advertência aos hereges". Mais tarde, Santo Roberto Belarmino definiu essa obra como "um livro de ouro", porque estabelece alguns critérios básicos para viver integralmente a mensagem evangélica.
Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e dotado de uma grande cultura humanística, os seus escritos são notáveis pelo vigor e estilo apurado, e pela clareza e precisão de pensamento. As obras possuem grande relevância contra a doutrina herética, e outros textos cristológicos e trinitários. Sua obra, em especial a "Advertência aos hereges" teve uma grande difusão e repercussão atingindo os nossos dias.
Enaltecido pelos católicos e protestantes, porque traz toda a doutrina dos Padres analisadas nas fontes da fé cristã e todos os critérios da doutrina ortodoxa. Vicente era um grande polemista, respeitado inclusive pelo grande futuro doutor da Igreja, Santo Jerônimo, seu contemporâneo. Os dois travaram grandes debates através de uma rica corresponderia, trazendo luz sobre muitas divergências doutrinais.
Esse abade humilde e douto Vicente de Lérins teve seu reconhecimento exaltado pelo próprio antagonista, que fez questão de inclui-lo num capítulo da sua famosa obra "Homens Ilustres". Morreu no mosteiro no ano 450. A Igreja Católica dedica o dia 24 de maio a Santo Vicente de Lérins, celebrado na mesma data também no Oriente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário