Toda Hora estarei com você

terça-feira, 8 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 09 de Maio de 2012


MENSAGEM DOI EVANGELHO 09.05.2012
PERMANECEI EM MIM

Evangelho (Jo 15,1-8): «Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos».

REFLEXÃO

Hoje, meditemos novamente Jesus com seus Apóstolos, em um clima de muita intimidade e comunhão. Ele confia-lhes o que poderíamos dizer como as últimas recomendações: aquilo que se diz no último momento, na hora despedida, e que tem uma força especial, como se de uma  palavra final.
Voltemo-nos para o cenáculo. Ali, Jesus lhes tem lavado os pés, tem lhes anunciado novamente que tem que partir, tem lhes transmitido o mandamento do amor fraterno e os tem consolado com o dom da Eucaristia e a promessa do Espírito Santo. Introduzidos já no capítulo décimo quinto deste Evangelho, achamos agora a exortação à unidade na caridade.
O Senhor não esconde aos discípulos os perigos e dificuldades que deverão encontrar no futuro: «Se me perseguiram, também vos hão de perseguir» (Jo 15,20). Mas eles não se acovardarão nem se abaterão perante o ódio do mundo: Jesus renova a promessa do envio do Defensor, o Espírito Santo, garante-lhes a assistência em tudo aquilo que eles lhe peçam e, enfim, o Senhor roga ao Pai por eles, por nós todos, durante a sua oração sacerdotal (cf. Jo 17).
Nosso perigo não vem de fora: a pior ameaça pode surgir de nós mesmos ao faltar ao amor fraterno entre os membros do Corpo Místico de Cristo e ao faltar à unidade com a Cabeça deste Corpo. A recomendação é clara: «Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer» (Jo 15,5).
As primeiras gerações de cristãos conservaram uma consciência muito viva da necessidade de permanecer unidos pela caridade: Temos aqui para mostrar, a vida de tantas comunidades que vivendo a expressão da fé em suas vidas, dão este testemunho de uma Igreja viva.
Aprenderam e não esqueceram fazer a releitura entre a fé e a vida, como duas realidades básicas na descoberta do projeto libertador de Jesus. Ainda hoje, encontramos muitos que não se deixam levar por determinadas expressões que não revelam o verdadeiro espirito do projeto libertador do Pai na história.
Rezemos parta que possamos descobrir sempre mais no apaixonar-se por Jesus, a sua verdadeira mística que vai nos envolver e construir uma nova sociedade.

VERSOS DE HOJE – O XUXO
Este gato é meu amigo
Quer ficar onde eu estou
Não me larga um momento
Velho XUXO se deitou

Quando escrevo poesias
Meus trabalhos variados
Fica sempre em prontidão
Bem ao lado do teclado

Mexe com a minha mão
Não me deixa escrever
Quer brincar a todo instante
Pois não tem o que fazer

Come e dorme é sua vida
Outra coisa ele não faz
Embeleza nossa casa
Pois o rato não tem mais

É manhoso e carinhoso
Só três pernas ele tem
Uma perna lhe tiraram
Com as três ele anda bem

PENSAMENTO DO DIA
“Deus não fez ninguém ruim, Deus nos fez para o bem” Pe. Tula





Nenhum comentário:

Postar um comentário