Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHOI - Dia 25 de Maio de 2012



MENSAGEM DO EVANGELHO 25.05.2012
PEDRO PASTOREIA O REBANHO

Evangelho (Jo 21,15-19): Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?». Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo». Jesus lhe disse: «Cuida dos meus cordeiros». E disse-lhe, pela segunda vez: «Simão, filho de João, tu me amas?». Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo». Jesus lhe disse: «Sê pastor das minhas ovelhas».
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: «Simão, filho de João, tu me amas?». Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: «Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo». Jesus disse-lhe: «Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te porá o cinto e te levará para onde não queres ir». Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: «Segue-me». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO
O grupo daqueles que faziam companhia a Jesus Ressuscitado, deveria ter entre eles alguém que fosse porta-voz de todos, isto é, tivesse um líder que organizasse melhor a comunidade.
Jesus pensou numa comunidade onde houvesse mesmo uma certa organização, e não existisse a confusão  entre eles. Para isso, era necessária certa liderança que pudesse coordenar todas as ações do grupo.
 Foi próprio Jesus que estabeleceu entre eles e escolheu ao mesmo tempo um, que pudesse fazer este trabalho coordenado e mantivesse o respeito e a unidade.
 Era bastante claro que o escolhido não estaria livre da tentação exacerbada do poder e do autoritarismo. Por causa desta situação foi que Jesus exigiu dele uma proclamação pública e radical de seu amor por ELE. Pedro foi quem recebeu esta missão de pastorear com amor e solicitude o rebanho do Senhor.
A confissão de Pedro era rica de conteúdo e significação, pois ele declarou que Jesus seria o centro de sua vida, eliminando qualquer tendência que o levasse ao egoísmo e a tirania. Para Pedro a comunidade era o espaço onde a mensagem de Jesus Cristo iria alcançar toda a sua plenitude.
O profundo amor de que Pedro estava possuído na fidelidade ao seu mestre, é que daria sentido e força para a realização deste projeto, de cuidar dos seus amigos, e assim ter um grupo bem coeso, para tornar possível a sua empreitada.
Pedro deveria ter a consciência de que não estava pastoreando um rebanho que era seu, mas o rebanho a ser pastoreado era o rebanho do Senhor. Este rebanho ele deveria cuidar com muito carinho e dedicação.
O grande amor que o discípulo nutria por seu mestre impedia que Ele se colocasse no auge das atenções da comunidade, pois o centro da comunidade era Cristo Ressuscitado.
O amor a Jesus era a condição verdadeira para poder agregar a todos numa só comunidade de fé e amor, inclusive atrair os irmãos que se encontram dispersos.
Assim como os pastores escolhidos por Jesus no começo da caminhada comunitária deveria ter um amor muito grande pelo seu Mestre Jesus, nós hoje devemos assemelhar a eles nesta mesma missão.
Acontecendo isto, nós teremos comunidades mais vivas e assistidas pela força do espírito Santo, animadas pela Palavra e pela Eucaristia.

VERSOS DE HOJE – TER SAUDADE

Eu tenho saudade sua
Uma dor doída no peito
Amarga que me machuca
Dilacera daquele jeito
Com as lágrimas chorando
Pela face derramando
Saudade do amor perfeito

Eu tenho saudade sua
Que mexe com o coração
Faz batê-lo fortemente
As mágoas da solidão
Sua presença ao meu lado
Foi um prémio consagrado
Agora, só lamentação

Eu tenho saudade sua
Dos dias e das memórias
Das tristezas e angústias
Esperanças e vitórias
Ficarei memorizado
No meu peito bem guardado
Suas lutas, suas glórias

PENSAMENTO DO DIA
“Devemos caminhar sempre olhando para frente para descobrirmos novos horizontes e novas conquistas” Pe. Tula

SANTO DO DIA
São Gregório VII Separador
        
        
São Gregório VII era de família humilde. Nasceu na Toscana em 1028. Chamava-se Hildebrando. Ao ser eleito papa, tomou o nome de Gregório VII. Seu pontificado foi marcado pela luta contra a simonia e contra a intromissão do poder civil na nomeação dos bispos, abades e dos próprios pontífices. Lutou incansavelmente pela restauração da disciplina eclesiástica. Em 1075 escrevia ele ao amigo São Hugo, abade de Cluny: Estou cercado de uma grande dor e de uma tristeza universal, porque a Igreja Ocidental deserta da fé; e se olho das partes do Ocidente, ou meridional, ou setentrional, com muito custo encontro bispos legítimos pela eleição e pela vida, que dirijam o povo cristão por amor de Cristo, e não por ambição secular. (Apud Mário Sgarbossa, op. cit., p. 164.) Esta decadência era consequência direta das investiduras, que consistiam no ato jurídico pelo qual o rei ou nobre confiava a uma autoridade eclesiástica um cargo da Igreja com jurisdição sobre um território. Em virtude do sistema feudal, os eclesiásticos eram obrigados a prestar juramento de fidelidade ao rei ou aos nobres. O símbolo desta luta foi a humilhação a que se obrigou Henrique IV, imperador da Alemanha. e para que o Papa lhe retirasse a pena de excomunhão, apresentou-se ao Pontífice vestido de saco, descalço, com uma corda no pescoço e ajoelhou-se diante dele. A luta não terminou ali. Henrique IV vingou-se. Fez-se coroar por um antipapa e marchou contra Roma. Abandonado por todos, até pelos cardeais, São Gregório morreu no exílio, pronunciando as célebres palavras: Amei a justiça e odiei a iniqüidade, e por isso morro no exílio. Oração Prece da renovação do espírito Deus, nosso Pai, concedei-nos o espírito de fortaleza e a sede de justiça que animaram o papa São Gregório VII, para que vossa Igreja rejeite o mal, pratique a justiça e viva em perfeita caridade. A exemplo de São Gregório VII, coloquemo-nos inteiramente ao vosso serviço, mediante uma vida irrepreensível, modesta, sóbria e fundamentada na fé, no respeito pelo outro, na justiça e na verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário