Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 12 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 12.05.2012
O ÓDIO DO MUNDO

Evangelho (Jo15,18-21): «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

A missão de Jesus Cristo sempre foi marcada por diversas tensões que tiveram como causas principais, as perseguições e oposições de seus adversários. Ele recebeu de alguns, a acolhida muito forte e amorosa, porém de outros, teve que passar por sérias dificuldades.
Foi precisamente que neste contexto se pôde entender o caminho que lhe levou a morte dolorosa na Cruz, e ter que passar por caminhos tortuosos e famigerados.
O caminho do discípulo de Jesus não é tão diferente do seu mestre. O próprio Jesus se encarregava de dizer para eles, o que lhes esperava no decorrer da caminhada. Muitas dificuldades eles teriam de enfrentar, oposições, e mais, se instalaria uma corrente de ódio contra aqueles que se diziam seguidores de Cristo.
Nesta situação é que o discípulo não tem que se admirar, nem se escandalizar, como também não desanimar diante das provações da missão. Aí é que se descobre o verdadeiro sentido da exigência do Evangelho, não olhar para trás, mas, ir adiante com todos os desafios da vida.
No próprio instante em que se fez a opção por Jesus, seguindo fielmente seus passos, comporta sempre escolher a direção certa e caminhar de cabeça erguida olhando sempre para frente e buscando realizar esta dimensão forte da missão.
Se existe o ódio do mundo é sinal e prova de que o testemunho de Jesus Cristo mostra toda a sua autenticidade, e realiza aquilo que é proposto pelo seu seguidor, e maus a fé no projeto se torna real e visível.
Aqueles que ditam as normas no mundo e na sociedade em que vivemos, se contrariam ao ver outra dimensão de relacionamento entre as pessoas. É por assim dizer, a realização da grande utopia do Evangelho, que se torna realizável.
Neste caso aqui em particular, quem se deixa levar e se envolver pela proposta do mestre, é claro que vai passar por dificuldades, mas por outro lado, não deve temer mal algum. Aquele que, com coragem firme se levanta contra a proposta enganadora do mundo passará pela perseguição mas, a ferocidades dos verdadeiros algozes, não meterá medo aos discípulos de Jesus.
A presença de Cristo Ressuscitado vem reforçar cada vez mais a certeza de que a verdade que está em Jesus Cristo, faz com os discípulos passem a acreditar firmemente, e se posicionem radical mente contra as opções que o mundo apresenta.
Quanto mais os discípulos se deixarem levar pela dinâmica da Ressurreição, tanto mais irão perceber que as proposta que o mundo oferece serão passageiras diante da profundidade do mistério que é Cristo.

VERSOS DE HOJE – PASTORAIS E SERVIÇOS

Uma palestra fui fazer
Para um grupo de casais
Vinte e cinco mais ou menos
Se não fosse muito mais

Estavam muito ansiosos
Do assunto a tratar
Olhavam-me bem atentos
Com vontade de escutar

Comecei contando história
De uma velha no sertão
Que um padre convidou
Pro trabalho da missão

Eu falei das pastorais
Que devemos assumir
Os serviços da Paróquia
Que nós temos que seguir

Não ficar só assistindo
Ver a banda a passar
Temos que tocar na banda
Para o Cristo anunciar

PENSAMENTO DO DIA
“O ódio das pessoas mansas é pior do que a violência de todos os nossos inimigos” Pe. Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário